TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAR

Por:   •  4/5/2015  •  Artigo  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem por objetivo abordar pontos fundamentais quanto a Teoria da Gestão de Pessoas como: o processo de agregar, aplicar, recompensar, desenvolver manter e monitorar pessoas.

        Veremos também quanto ao confronto de ideias da GP e a Teoria Científica. A primeira com foco no social e a segunda dando ênfase nas tarefas, como retratado no filme Tempos modernos.

        Para desenvolvimento prático dos principais pontos da GP apresentaremos um questionário realizado pela equipe junto a um gestor para conhecimento dos métodos adotado pelo mesmo no processo de recrutamento e seleção, bem como, recompensas e desenvolvimentos de seus colaboradores.

ETAPA 1Passo 3

        No filme Tempos modernos vimos retratada de forma sátira os primeiros passos da revolução industrial durante a depressão 30. Com o surgimento das máquinas a produção foi elevada. Nesse contexto os índices de migração do campo para cidade cresceram absurdamente e consequentemente houve grande elevação de desemprego, desperdícios e desigualdade social.

        Tempos modernos mostra de forma clara a indústria com foco nas tarefas, no tempo de execução destas, na padronização de movimentos. É a adoção da Teoria Científica na prática, onde fatores como ambiente de trabalho e a motivação do profissional eram desconsiderados. O trabalhador era visto como ‘semi-máquina’ que executava movimentos repetitivos.

        Com o passar dos anos foi-se percebendo quanto a necessidade da valorização do profissional, surge então a conhecida Teoria das relações humanas, Mayo, onde passa-se a olhar para o homem como ‘ser’, nasce então o estudo quanto as necessidades higiênicas, de segurança, social, de estima e de autorrealização que desencadeou hoje o que definimos como Gestão de Pessoas.

        A Gestão de Pessoas, ao contrário da Teoria científica define o homem como centro da organização, ou seja, o desenvolvimento de uma organização está intimamente ligado à motivação de seus agregados, dos seus ‘recursos humanos’.

        Com a gestão de pessoas a cultura e tradição são valorizadas em sua individualidade. O profissional passa a ser avaliado para identificação de aptidões e habilidades e consequentemente ser melhor inserido na organização.

        Os principais pontos de ênfase da gestão de pessoas estar em: Agregar profissionais através de processos de recrutamento e seleção minuciosos para uma melhor identificação do perfil e consequente aplicação dos mesmos.

        A recompensa é de suma importância e isto inclui valorização profissional, remunerações, premiações, benefícios e reconhecimento. Outro ponto abordado pela GP é quanto ao desenvolvimento do profissional: treinamento, capacitação, desenvolvimento de carreira, dentre outros.

        Por fim, vemos que enquanto a teoria das relações humanas tem o homem como base da organização a teoria científica o tinha somente como parte complementar no processo de produção.

REFERÊNCIAS

http://www.avm.edu.br/monopdf/23/VANIA%20VELOSO%20PONTES%20BARBALHO.pdf acesso em 03 de outubro de 2014.

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAemwMAF/administracao-teorias-motivacionais acesso em 03 de outubro de 2014.

http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAqZsAG/resenha-tempos-modernos acesso em 04 de outubro de 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (92.8 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com