TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA

Por:   •  15/5/2016  •  Seminário  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

I - DESAFIO da disciplina de ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA

Fluxos Logísticos

Local de Origem:

O local de origem consiste em analisar o ambiente e as necessidades do local, visto que alguns materiais precisam de local coberto outros não, alguns demandam mais espaços que outros dentre demais particularidades.  Os recursos armazenados devem ser cuidadosamente planejados para determinar qual estrutura melhor lhe convém, sendo tais:

 Estantes metálicas: Geralmente utilizado para caixas com volume pequeno.

[pic 1]

Porta-palete: consiste em uma estrutura metálica que permite a armazenagem de maior peso e volume.

[pic 2]

Drive-in: trata-se de  movimentação de peladeiras dentro da estrutura, geralmente utilizado para variedades diversas de produtos e grande volume.

[pic 3]

Push back e flow rack: são sistemas que utilizam trilhos e longarinas para a movimentação da carga através da gravidade.

[pic 4]

Transporte Interno

O transporte interno trata-se de maquinas e equipamentos que são utilizados para o desenvolvimento da estocagem, estes são divididos em equipamentos de uso manual e motorizados. 

O equipamento de uso manual se faz necessário à utilização de funcionários para operar o equipamento, geralmente estes equipamentos estão relacionados com o transporte entre prateleira, como a utilização de carrinhos de mão dentre demais equipamentos.

O equipamento de motorização tem em vista o carregamento de grande volume, auxiliando a distribuição entre as prateleiras de forma eficaz.


Correias 
Os transportadores de correias constituem equipamento de transporte de grande aplicação. São usados para a movimentação de materiais a granel ou de cargas em unidades entre pontos predeterminados, no sentido horizontal ou por planos inclinados. 

[pic 5]


Roletes
 
São esteiras transportadoras nas quais o material é movimentado em cima de rolos cilíndricos situados em sentido transversal à direção do transporte. O material pode ser removido apenas por impulso inicial; ou alguns rolos possuem acionamento próprio. 

[pic 6]

Corrente 
Os transportadores de corrente podem ser do tipo suspenso ou aéreo ou do tipo embutido no nível do solo. Uma corrente sem fim é acionada por um motor, e o traçado dessas instalações permite trajetos dos mais variados, inclusive mudanças no plano vertical. Os transportadores de corrente acionam as linhas de montagem de itens de maior peso e, nesse caso, a corrente e o mecanismo de tração encontram-se geralmente embutidos no piso. Estes transportadores permitem, em muitos casos, o engate de plataforma, sobre as quais é feita a montagem ou o próprio transporte de materiais. 

[pic 7]


Pontes Rolantes

A ponte rolante é constituída por uma estrutura metálica horizontal que possui um movimento ao longo de um vão livre e é apoiada sobre as vigas que representam o limite desse mesmo vão. No topo das vigas estão colocados trilhos para o rolamento da ponte. A estrutura da ponte é transversal ao vão e constitui o suporte para um trilho ao longe do qual se movimenta uma talha.

[pic 8]


Empilhadeiras
As empilhadeiras constituem um dos equipamentos mais versáteis no transporte interno. Destinam-se tanto à movimentação vertical como horizontal de materiais de praticamente todos os tipos, sem as limitações de um trajeto fixo. O tipo mais simples é a empilhadeira manual mecânica ou hidráulica, e suas naturais limitações são a lenta operação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (408 Kb)   docx (608.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com