TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA ESTATISTICA

Por:   •  26/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.357 Palavras (6 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 6

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA

ESTATISTICA ATPS ETAPA 1,2

4º SEMESTRE

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA

ESTATISTICA

4º SEMESTRE

Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera Indaiatuba – FAI, para avaliação na disciplina de Estatística, sob a orientação da professora especialista Rosana Saldanha.

SÚMÁRIO

1-Introdução................................................................................................................4

2- Aplicações estatísticas...........................................................................................5

3- Estatística descritiva...............................................................................................5

4- Desafio B................................................................................................................6

5- Desafio C................................................................................................................8

6- Etapa 2 medidas de posição e dispersão...............................................................9

6.1- Desafio.................................................................................................................9

7- Bibliografia.............................................................................................................12

Introdução

Este trabalho tem como objetivo apresentar problemas estatísticos para que o grupo busque soluções que compreendam o cotidiano de muitos profissionais e administradores, e através de diversas situações para estudo, devemos resolver os problemas e assim adquirir o conhecimento desenvolvendo uma serie de competências. Estudaremos a estatística descritiva e suas técnicas de sumarização de dados para dar andamento a essa atividade.

Quando falamos de estatística é comum pensar que se resume apenas a apresentar tabelas de números em colunas econômicas ou esportivas de jornais e revistas, ilustradas com gráficos, pilhas de moedas, etc., ou quando muito associam a estatística à previsão de resultados eleitorais. A estatística não se limita apenas a compilar tabelas de dados e os ilustrar com gráficos.

Na Antiguidade, vários povos já registravam o número de habitantes, de nascimentos, de óbitos, faziam estimativas de riquezas, cobravam impostos e faziam inquéritos quantitativos por processos que, hoje, denominaríamos de estatística. Na Idade Média colhiam-se informações geralmente com finalidades tributárias ou bélicas.

Com o passar do tempo, as tabelas tornaram-se mais completas, surgiram os gráficos e o cálculo das probabilidades, e a Estatística deixou de ser simples catalogação de dados numéricos coletivos para se tornar o estudo de como chegar a conclusões sobre o todo, partindo da observação de partes desse todo.

Desta forma, utilizando a estatística podemos planejar a obtenção de dados, interpretar e analisar os dados obtidos e apresentar os resultados de maneira a facilitar a tomada de decisões razoáveis. Podemos dividir este estudo em dois ramos principais: a estatística descritiva e a inferência estatística.

2. Aplicações estatísticas

-Estatística é a ciência que busca monitorar, verificar e interpretar os indicadores a fim de tomadas de decisões é dividido em dois conjuntos chamados de população e amostras.

-População é o conjunto de todos os resultados, medidas ou contagem que são de interesse, amostra é um subconjunto de uma população.

-Parâmetro é uma descrição numérica de uma característica da população.

-Estatística é a descrição numérica de uma característica da amostra.

-Estatística descritiva é o ramo que trata da organização, do resumo e das apresentações dos dados.

-Estatística interferencial é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra.

3. Estatística descritiva

Uma grande coleta de dados pode fornecer informações confiáveis, contudo necessita de ordenação, organização e analise critica. Com isso o objetivo da estatística descritiva é apresentar técnicas de descrição de dados e extrair as informações relevantes ente os dados coletados, isolando estruturas e padrão.

A estatística é uma importante ferramenta de gestão de negócios, os administradores fazem uma busca incessante pela melhoria de seus produtos, e a estatística fornece inúmeros dados que contribuem sobremaneira sobre as tomadas de decisão interna, fornecendo índices de desempenho, analise de lucros, e uma série de dados importante aos administradores, tornado-se uma ferramenta indispensável.

Há várias maneiras de coletar dados, segue de forma resumida os quatro métodos para coleta de dados:

- Censo: Contagem ou medição de toda a população.

- Amostra: uma contagem ou medição de parte de uma população.

- Simulação: é o uso de um modelo matemático ou físico para reproduzir as condições de uma situação ou de um processo.

- Experimento: é aplicado um tratamento a uma parte da população e são observadas as respostas.

4. Desafio B

Montar as distribuições de frequências com intervalos de classe para a lâmpada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (138.1 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com