TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DESAFIO PROFISSIONAL

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.498 Palavras (10 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA UNIDERP

CAMPUS BELENZINHO - UNIBERO

[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

DESAFIO PROFISSIONAL

        

        

              Prof. Tutor Marcelo Tonon

Novembro/ 2016

SÃO PAULO - SP


Sumário

1.        Introdução        2

2.        Objetivos        3

3.        Relatório Pesquisa de Satisfação de Clientes (Passo 1)        4

4.        Análise de propostas (Passo 2)        7

5.        Lei da acessibilidade e adaptações necessárias (Passo 3)        8 a 11

6.        Análise e aplicablidade Teoria das Filas (Passo 4)        11 e 12

7.        Análise geral e Plano de Ação (Passo 5)        12 e 13

8.        Conclusão        14

9.        Referências Bibliográficas        15


  1. INTRODUÇÃO

A qualidade nos serviços ofertados, atualmente é fator essencial para a satisfação e fidelização dos clientes, para isso é necessário as empresas prestadoras de serviços tentarem atender com excelência todos os tipos de público, inclusive aos públicos com necessidades especiais, assim, é suma importância que as empresas se adequem cada vez mais e busquem prestar seus serviços de forma eficaz, para garantir a satisfação de seus clientes, fidelizando-os.


  1. OBJETIVOS

O presente trabalho tem como objetivo a análise do quadro atual da satisfação de clientes do banco Londres, bem como propor ações para melhoria na oferta de serviços e atendimento, visando a satisfação de clientes.


 

  1. Relatório Pesquisa de Satisfação de Clientes (Passo 1)

Buscando identificar as oportunidades de melhoria nos serviços ofertados pelo banco X, foi realizada pesquisa de satisfação de clientes e usuários levantando as questões de serviço e estrutura da agência que envolvem os aspectos tangíveis e aspectos intangíveis. A pesquisa de satisfação foi realizada com um público composto por 55% de homens e 45% de mulheres, onde o maior percentual de usuários possuem acima de 19 anos.

Dos entrevistados, 14% apenas estudam, 20% trabalham e estudam, 49% apenas trabalham, 11% são aposentados e 6% estão desempregados. Desta amostra, 77% eram correntistas do banco enquanto 23% eram apenas usuários.

De acordo com a pesquisa referente aos aspectos tangíveis, composto pelos itens:  climatização, limpeza, espaço para atendimento aos clientes, quantidade de assentos disponíveis, disponibilidade de sanitários, quantidade de terminais de autoatendimento, disponibilidade de bebedouros, quantidade de caixas obtivemos os seguintes resultados:

  • Climatização: 90% dos respondentes estão satisfeitos com este item, sendo que 70% consideram o item como ótimo e 20% classificaram a climatização como bom.         Apenas 10% dos pesquisados classificaram a climatização como regular ou péssimo.
  • Limpeza do ambiente: 70% dos clientes apontaram como ótimo ou bom, tendo avaliado como regular ou péssimo este item cerca de 30% dos respondentes.
  • Espaço físico: Neste item podemos perceber que o público ficou dividido, ficando 50% satisfeito, onde responderam ótimo ou bom e 50% insatisfeitos, tendo respondido regular ou péssimo.
  • Número de assentos: Cerca de 30% dos clientes estão satisfeitos com este item e cerca de 70% estão insatisfeitos.
  • Disponibilidade de sanitários: 100% dos respondentes não souberam avaliar, provavelmente os clientes não sabem que é disponibilizado esse item no banco.
  • Quantidade de terminais de autoatendimento: 40% dos respondentes estão satisfeitos e 60% insatisfeitos com a quantidade de terminais.
  • Disponibilidade de bebedouros: 100% dos respondentes não souberam avaliar, provavelmente os clientes não sabem que é disponibilizado esse item no banco.
  • Número de caixas interno: Cerca de 40% dos entrevistados responderam que estão satisfeitos com a quantidade de caixas disponibilizados internamente na agência, e cerca de 60% responderam que estão insatisfeitos com este item.
  • Acessibilidade: Quanto a este item, 100% dos respondentes estão insatisfeitos, classificando como péssimo ou regular.

Já em relação aos aspectos intangíveis, composto pelos itens:  atendimento dos funcionários, capacidade de solução de problemas, qualidade do autoatendimento e capacidade de oferecer informações, obtivemos os seguintes resultados:

  • Atendimento dos funcionários: em torno de 70% dos clientes entrevistados alegaram que estão satisfeitos com este serviço, e cerca de 30% não estão satisfeitos.
  • Capacidade de solução de problemas: Este item foi classificado por 70% dos respondentes como péssimo ou regular.
  • Qualidade do autoatendimento: o nível de satisfação deste item foi cerca de 55%, 30% dos respondentes declarou estar insatisfeito e cerca de 5% não souberam avaliar.
  • Capacidade de oferecer informações: cerca de 70% dos pesquisados estão insatisfeitos com este item, apenas cerca de 20% estão satisfeitos e os demais não souberam avaliar.

De acordo com os dados levantados, presume-se que de um modo geral a satisfação dos clientes está abaixo da expectativa, ficando claro que é necessário buscar melhorias nos itens referentes aos aspectos tangíveis: Espaço físico, número de assentos, Quantidade de terminais de autoatendimento, número de caixas internos e acessibilidade.

Vale ressaltar também que os respondentes em sua totalidade não souberam avaliar os quesitos Disponibilidade de Bebedouros e Disponibilidades de banheiros, assim presume-se que os itens citados não estão disponíveis de forma acessível e visível aos clientes.

Tratando-se do aspectos intangíveis, os itens que apresentam insatisfação dos clientes são: Capacidade de solução de problemas e Capacidade de oferecer informações.  

  1. Propostas de melhorias para a Agência Bancária Londres (Passo)

1 – Se realizar o treinamento e não comprar a máquina. O custo do treinamento será de R$ 5.000,00 mensais para a agência, mantendo os seus clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (388.1 Kb)   docx (186.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com