TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES

Trabalho acadêmico: ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  1.597 Palavras (7 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Embora tradicionalmente a Administração da Produção tivesse como objetivo de estudo os setores produtivos das empresas industriais, atualmente muitas das suas técnicas vêm sendo aplicadas em atividades de serviços como bancos, escolas, hospitais, etc. Formalmente, segundo diz o autor Daniel Moreira, a Administração da Produção e Operações é o estudo de técnicas e conceitos aplicáveis à tomada de decisões nas funções de produção (empresas industriais) e operações (empresas de serviços). Os conceitos e técnicas que fazem parte do objetivo da Administração da Produção dizem respeito às funções administrativas clássicas (planejamento, organização, direção e controle) aplicadas às atividades envolvidas com a produção física de um produto ou à prestação de um serviço.

A Revolução industrial dos séculos XVIII e XIX preparou o caminho para a moderna Administração da Produção e Operações, mas foi mesmo com os grandes avanços que se deram no século XX particularmente nos Estados Unidos que as técnicas e instrumentos de gestão da produção se difundiram por inúmeros países. Durante a década de 70, a Administração da Produção adquiriu nos Estados Unidos e a nível mundial, uma posição de destaque na moderna empresa industrial. Os fatos históricos que levaram à essa posição foram o declínio norte americano em termos de produtividade industrial e no comércio mundial de manufaturas, e o crescimento de algumas potências nesses aspectos como o Japão, que há mais de 30 anos vem encarando a produção industrial e a geração de novos produtos como os elementos-chave no mercado interno e à nível internacional. Ao longo desse processo de modernização da produção, a figura do consumidor tem sido o foco principal, pois é a procura da satisfação do consumidor que tem levado as empresas a se atualizarem com novas técnicas de produção cada vez mais eficazes, eficientes e de alta produtividade.

1 - ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES

1.1 - CONCEITO DE ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES.

A administração de operações é a área ou campo da administração responsável pelo planejamento, operação e controle do processo de transformação que converte insumos e recursos (mão de obra, capital, suprimentos, informação ou equipamentos), em produtos (bens ou serviços).

A administração de operações aborda a maneira como as organizações produzem bens e serviços.

1.2 - FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES.

A área de operações é o núcleo central de qualquer organização, o seu “coração.”

Ela é responsável por materializar, por meio de processo de transformação dos insumos e recursos em produtos e serviços concretos, as necessidades e os desejos dos clientes. Deve estar sempre alinhada com os objetivos da organização como um todo.

A função de administração de operações é desempenhada pelo gerente de operações. Pode ser chamado também de gerente de produção (fábrica), gerente administrativo (hospital), gerente de loja (rede de supermercados).

Competência do gerente de operações:

• Formular estratégia coerente com os objetivos estratégicos da organização;

• Tomar decisões relativas à localização, à capacidade e ao layout das instalações;

• Projetar os produtos, serviços e processos de produção;

• Planejar e controlar a produção;

• Organizar o trabalho;

• Administrar os estoques, e outras atividades essenciais ao processo de transformação.

1.3 - IMPORTÂNCIA DA ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES:

Como todas as organizações produzem algo, a administração de operações é necessária para gerenciar as atividades de seu processo de transformação. Isso é válido tanto para organizações que prestam serviços quanto para empresas industriais.

A área de operações inter-relaciona com todas as outras áreas funcionais. Suas decisões são afetadas e afetam decisões de outras unidades organizacionais.

Por exemplo: o planejamento de produção deve ser articulado com o departamento de marketing com base na demanda, assim como a melhoria da produtividade deve ser articulada com o departamento de recursos humanos.

O desempenho da organização como um todo depende da eficácia e da eficiência com que essas interações são gerenciadas;

Organizações de Manufatura e Serviços:

A administração de operações, nos dias atuais, engloba todos os processos presentes em todas as organizações, sejam de serviços ou de produtos.

Podemos distinguir dois tipos de organizações:

• Organizações de manufatura: produzem bens físicos – ex. fabricantes de automóveis, computadores, têxteis;

• Organizações de serviços: produzem bens não tangíveis, denominados serviços – ex. empresas de advocacia, escolas ou hotéis.

2 – ORGANIZAÇÃO

A empresa escolhida foi a Moldharte que está localizada na cidade de Montes Claros, é uma empresa de porte médio e seu ramo são materiais para construção Civil, e tem como missão:

• Satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes, fornecendo-lhes produtos com qualidade;

• Comprometer-se com a melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão Integrado (SGI);

• Proporcionar aos colaboradores e prestadores de serviços a capacitação e os recursos necessários para que possam engajar-se na melhoria do SGI;

• Atender à legislação e demais requisitos aplicáveis ao SGI;

• Respeitar o meio ambiente, minimizar os impactos ambientais e prevenir a poluição em suas atividades produtivas.

E visão:

Ser Empresa líder no segmento de Materiais para Construção Civil Norte de Minas Gerais e tornar-se referência nacional no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com