TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS CPM e PERT.

Por:   •  2/8/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.845 Palavras (28 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 28

ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS

CPM e PERT.

        A administração de projeto abrange 3 fases: planejamento, programação e controle, como o na Figura 16-1. Esse capítulo resume essas 3 atividades, com ênfase principal sobre duas técnicas COM e PERT.

[pic 1]

Figura 16-1 Fluxograma da administração de projetos

PLANEJAMENTO DE PROJETO

        Um projeto é um grupo de atividades únicas que devem ser completadas em um tempo especificado utilizando-se recursos adequados, geralmente num local de trabalho. Os exemplos são o projeto de um veículo espacial, a construção de uma represa hidroelétrica, o marketing de um novo produto, a fusão de duas firmas. O planejamento começa com objetivos bem definidos. A equipe de projeto é tipicamente extraída dos vários departamentos da empresa e incluirá pessoal de diversas, tais como engenharia, produção, marketing e contabilidade. A definição de projeto abrange identificar as variáveis controláveis e incontroláveis incluídas e estabelecer limites de projeto. Os critérios de desempenho devem referir-se aos objetivos do projeto e são geralmente avaliados em termos de tempo e custo.

PROGRAMAÇÃO DE PROJETO

        A programação de projeto abrange traçar as necessidades de recursos e antecipar o desenvolvimento das tarefas a fim de se atingir o horizonte do projeto. As necessidades de recursos são mais bem planejadas dando-se atenção individual ao pessoal, material e necessidades financeiras do projeto, como ilustrado na Figura 16-2. Cada um dos quadros oferece algum meio de comparar os níveis reais com os níveis planejados. Os gráficos de computador podem fornecer esses tipos de dado numa base de tempo real, a quase qualquer nível de destaque que os gerentes de projeto julguem apropriado.

        As técnicas para programar projetos incluem os tradicionais gráficos de Gantt (carga e processo) e técnicas de rede. Os gráficos de Gantt são facilmente entendidos e atualizados (se por computador), mas não refletem a inter-relação entre recursos ou conexões de precedência entre as atividades do projeto.

Tabela 16-1 Vantagens da programação de rede

  1. Coordena o projeto total e todas as atividades inter-relacionadas. Mostra a relação entre cada atividade e o projeto total.
  1. Obriga a um planejamento lógico. Facilita a organização e a atribuição de trabalho.
  1. Identifica relações de precedência e seqüências de atividade que são especialmente críticas.
  1. Fornece tempo de conclusão (e/ou custo) (avaliações) e um padrão para comparar com valores reais.
  1. Facilita o uso de recursos identificando áreas em que podem ser mudados os recursos financeiros e de material.

As técnicas de rede, tais como CPM e PERT, embora mais complexas, mostram conexões de precedência e produzem valiosas informações comerciais para melhor uso dos recursos. (Ver Tabela 16-1.)

CONTROLE DE PROJETO

        Os controles de projeto são as atividades projetadas para medir o status das atividades componentes, transmitir aqueles dados a um centro de controle onde é comparado ao plano (isto é, o padrão) e iniciar uma ação corretiva, quando exigido. Os sistemas de relatórios computadorizados em geral acumulam dados em linha. Os relatórios de controle podem ser desenvolvidos num princípio de administração por exceção, que minimiza a papelada desnecessária. A atenção administrativa é, então, concentrada nas atividades críticas ou quase críticas, que são potencialmente problemáticas.

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

Figura 16-2 Programação de requisitos de recursos do projeto.

GENERALIDADES SOBRE REDES

        Um diagrama de rede é um modelo matemático que usa círculos pequenos (nódulos) ligado por elos ou ramos (arcos) para representar conexões de precedência. As redes são freqüentemente usadas para descrever o fluxo de estoque ou de caixa, itinerários de navegação ou elos de comum cação. Os problemas de redes são também, às vezes, formulados como problemas de programação linear.

Exemplo 16.1 Um oleoduto para petróleo será construído de uma localização (A), por meio de algum terreno montanhoso, para um centro de distribuição (F) ao menor custo (Figura 16-3). O itinerários alternativos e os custos de construção (em milhões de dólares) são como se mostra. Qual é o itinerário de menor custo? (Nota: Ver o Problema 16.1 para a formulação desse exemplo como um problema de programação linear).

[pic 5]

Figura 16-3

Os caminhos alternativos e os custos respectivos são:

[pic 6]

        O método de caminho crítico (CPM e PERT) são técnicas de rede para avaliar um sistema em termos de atividades e eventos que devem ser completados numa seqüência especificada, a fim de realizar uma meta. Algumas atividades podem ser realizadas simultaneamente, ao passo que outras têm exigências de precedência. Embora algumas formulações de CPM discordem dessa nomencla. tura, devemos considerar as atividades como tarefas componentes que levam tempo e são designadas por setas (→)1 

1  Nós usamos aqui a convencional atividade em seta (AES).A abordagem de atividade em nódulo (AEN) usa círculos (ou retângulos) para representar as atividades de projeto e setas para mostrar a seqüência exigida. 0 método AEN evita a necessidade de atividades "fictícias". Os programas de computador bem desenvolvidos estão comercialmente disponíveis para ambos os métodos.

[pic 7]

Figura 16-4 Diagrama de rede para construção de usina elétrica

        Os eventos são pontos no tempo e indicam que algumas atividades foram completadas e outras irão começar. São os nódulos e são designados por (O). O diagrama de rede consiste nas atividades e eventos em sua relação adequada, como se ilutra na Figura 16-4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (822.3 Kb)   docx (944.4 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com