TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO DE PROPÓSITO

Relatório de pesquisa: ADMINISTRAÇÃO DE PROPÓSITO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  Relatório de pesquisa  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS

A expressão Administração por objetivos foi desenvolvida por Peter Druker no ano de 1954 na época da Teoria Neoclássica. Ele surgiu com um método de avaliação e controle sobre o desempenho de áreas e organizações em crescimento rápido. Um programa de APO geralmente caminha por um dos relacionamentos gerente-subordinado, focando na discussão na solução do problema, bem como envolvendo equipes de trabalho. O programa reduz a ambigüidade fazendo o estabelecimento das metas mais participativas e transacionais. Por participativo e transacional se quer significar que, no estabelecimento de metas, os subordinados têm maneiras significativas de prover recursos de entrada e na revisão de desempenho, um exame colaborativo das principais forças na situação necessita ser feito tanto no subordinado como no supervisor, bem como do impacto do desempenho de ambos no resultado alcançados.

A administração por objetivos pode ser definida como um estilo ou sistema de administração que relaciona as metas organizacionais com o desempenho e desenvolvimento individual, por meio do envolvimento de todos os níveis administrativos. Ela é também uma forma muito comum de estabelecimento de metas usada nas organizações. Sendo que é um processo de entendimento dos objetivos de uma organização, de maneira que a administração e funcionários desempenham as suas funções desses objetivos que os compreendam. A administração por objetivos consiste num processo que requer a identificação e descrição precisa de objetivos e prazos para a conclusão e monitorização. Este processo exige que o gestor e o funcionário concordem no que o funcionário fará para atingir o futuro e que este o aceite o desempenho a suas funções em função dos objetivos. O funcionário e o gestor necessitam discutir o que esta a ser planejado, qual é o prazo e as várias interpretações que o indicador pode assumir. Sendo que ambos devem certificar-se que o objetivo está a ser considerado e que será concluído no tempo estipulado.

CARACTERÍSTICAS

As principais características da administração por objetivo são:

1. Estabelecimento conjunto de objetivos entre o gerente e seus subordinados, ou seja, têm que haver um acordo entre ambas as partes para alcançar as metas.

2. Estabelecimento de objetivos para cada departamento ou setor, ou seja, a definição em que o negocio esta atuando e aonde pretende chegar.

3. Interligação dos objetivos departamentais, ou seja, integra a necessidade da campanha de alcançar os seus objetivos de lucro e crescimento.

4. Elaboração de planos táticos e operacionais com ênfase na mensuração e no controle.

5. Continua avaliação, revisão e reciclagem dos planos.

6. Participação atuante da chefia na estimulação de envolvimento dos subordinados.

O PROCESSO DA APO

O processo da APO é descrito a partir de uma perspectiva ideal. Em qualquer organização as etapas dos processos tendem a variar em importância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com