ADMINISTRAÇÃO DO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES E A DIMENSÃO SOCIAL DO CONSUMO: UM ESTUDO NA EMPRESA EUROLAF VEICULOS
Por: Stephany Belo • 27/10/2019 • Trabalho acadêmico • 3.389 Palavras (14 Páginas) • 175 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ADMINISTRAÇÃO DO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES E A DIMENSÃO SOCIAL DO CONSUMO: UM ESTUDO NA EMPRESA EUROLAF VEICULOS
CAMPINAS – SP
2019
VITORIA MICAELA DA SILVA – RA: C73623-6
ADMINISTRAÇÃO DO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES E A DIMENSÃO SOCIAL DO CONSUMO: UM ESTUDO NA EMPRESA EUROLAF VEICULOS
Atividades Práticas Supervisionadas – APS-PIPA II – trabalho apresentado como exigência para a avaliação dos 2º/1º semestres, do curso de Administração da Universidade Paulista sob orientação de professore Osmar C. Alves.
CAMPINAS - SP
2019
LISTA DE GRÁFICOS E TABELAS
Tabela 1 – Tabela de classificação de porte da empresa .................................. 8
Gráfico 1:Percentual por nível de escolaridade .................................................. 9
Gráfico 2: Percentual de Regime Jurídico de Vínculo – Gerentes .................... 10
LISTA DE IMAGENS E FIGURAS
Imagem 1 – Veículos de atuação da organização .............................................. 8
Imagem 2 – Principais parceiros ....................................................................... 11
Imagem 3: Fluxo de relacionamento entre clientes ........................................... 12
Imagem 4: Processos e clientes ........................................................................ 14
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ................................................................................................... 6
- PERFIL DA ORGANIZAÇÃO ....................................................................... 7
 
- Apresentação da empresa ..................................................................... 7
 - Força de Trabalho .................................................................................. 9
 - Produtos e Clientes ............................................................................. 10
 - Principais concorrentes da organização .............................................. 10
 - Principais insumos .............................................................................. 10
 
- REVISÃO CONCEITUAL ......................................................................... 12
 
- Segmentação e Posicionamento ......................................................... 13
 - Conhecimento de Clientes ................................................................... 13
 
- O que os clientes desejam ......................................................... 14
 
- Processos e Clientes ........................................................................... 14
 - Atendimento ao Cliente ........................................................................ 14
 - Dimensão Social do Consumo ............................................................. 15
 
- Política de Comunicação Comercial ........................................... 16
 - Excelência no Atendimento ........................................................ 16
 - Conhecimento e Gerenciamento de Danos Potenciais dos Produtos e Serviços ...................................................................... 16
 
- IDENTIFICAÇÃO DE PRÁTICAS ............................................................... 17
 
- Política de Comunicação Comercial .................................................... 17
 - Excelência no Atendimento .................................................................. 17
 - Conhecimento e Gerenciamento dos danos potenciais dos produtos e serviços ................................................................................................ 18
 
- ANÁLISE E SUGESTÃO DE MELHORIA .................................................. 19
 
CONCLUSÃO .................................................................................................. 20
REFERÊNCIAS ................................................................................................ 21
INTRODUÇÃO
As atividades Práticas Supervisionadas constituem-se em um meio ou instrumento pedagógico para o aprimoramento pratico da aprendizagem e integração teoria e prática por meio da aplicação do conhecimento adquirido em sala de aula à realidade.
O presente trabalho foi elaborado com base nas premissas de administração do relacionamento com o cliente, visando o levantamento de conceitos específicos de atuação do administrador e aplicações geral afim de proporcionar análises e possíveis sugestões de melhorias evidenciando e apresentando como uma organização se comporta frente aos desafios do mercado empreendedor.
- PERFIL DA ORGANIZÇÃO
 
1.1 Apresentação da empresa
A Eurolaf Veículos Especiais é uma transformadora de veículos que está situada em São José dos Pinhais - PR. Está instalada em uma unidade fabril de 10.000m² e em um pátio de 30.000m², com capacidade para transformação de aproximadamente 2.000 veículos por mês.
Desde setembro de 2013 faz parte do Grupo Transmoreno, este que por sua vez é formado pelas empresas:
- Transmoreno Transportes Rodoviários: fundada em 1978, iniciou suas atividades transportando veículos para grandes e importantes frotistas do mercado nacional. Atende todas as regiões brasileiras e o Mercosul, e é reconhecida por sua qualidade e eficiência dos serviços prestados.
 - CWB- Guanavi Logística: fundada em 1988 e é referência em logística, sendo reconhecida pela excelência de seus serviços. Passou a fazer parte do Grupo Transmoreno em 2011.
 - Eurolaf Veículos Especiais: Desenvolvendo soluções exclusivas para cada modelo de veículo, a empresa executa projetos de acordo com as mais variadas necessidades de transportes de carga e passageiro.
 
A equipe é composta por profissionais de diversas áreas, altamente qualificados e segmentados em 4 áreas principais:
...