TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO E O SUPERMERCADO VILA RICA

Por:   •  20/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 5

Métodos de Escrituração

A palavra método vem do grego methodos (caminho) e refere-se ao meio utilizado para chegar a um fim. É o caminho que atinge um objetivo .

Embora haja varias maneiras de escriturar os fatos contábeis, todas elas procedem em dois métodos fundamentais: o método das partidas simples e o método das partidas dobradas .

Métodos das partidas simples :

Este método não é mais utilizado por ser um método incompleto e deficiente. nele registramos  apenas as operações realizadas com pessoas, omitindo-se o registro de elemento do patrimônio e do resultado como mercadoria, veículos, imóveis, despesas, receita e etc. , são controlados extra contabilmente. Apenas uma das operações é contabilizada, débito (D) ou crédito (C) .

Método das partidas dobradas:

Descrito pela primeira vez em 1494, na Itália, pelo frade Luca Pacioli no livro '' Coleção de Conhecimentos de Aritmética, Proporção e Proporcionalidade, no capítulo Contabilidade por partidas dobradas, que fala sobre um tratado da contabilidade . Neste capitulo ele enfatiza que a teoria contábil do débito e do crédito corresponde a teoria dos números positivos e negativos. O método teve rápida difusão e foi universalmente aceito e adotado desde esta época, sendo hoje considerado um dos pilares da contabilidade moderna .

Este método diz que em cada lançamento, o valor total lançado nas contas a débito deve ser sempre igual ao valor lançado nas contas a crédito .

Ou seja, não há devedor sem credor correspondente. A todo débito corresponde um crédito de igual valor e vice - versa. Se aumentar de um lado, deve consequentemente aumentar do outro lado também.

É mais comum uma transação conter somente duas entradas, sendo uma entrada de crédito em uma conta e uma entrada de débito em outra conta, daí a origem do nome " dobrado ".

Maneiras que podem ser lançadas :

1 conta débito + 1 conta crédito

1 conta débito + Varias contas crédito

Varias contas débito + 1 conta crédito

Vária contas débito + Varias contas crédito

Sendo assim, seguem quatro verdades : .

  • Ativo = passivo + PL
  • Saldo devedor = Saldo Credor
  • Não há débito sem crédito
  • Não há crédito sem débito

Técnicas contábeis :

Escrituração Contábil : é a técnica por meio da qual se efetuam os registros das ocorrências que afetam o patrimônio liquido de uma entidade. Estas ocorrências recebem a designação dos fatos contábeis .

Elaboração de demonstrações contábeis:

As informações contábeis são organizadas utilizando-se demonstrativos  os quais permitem, por meio de suas analises, avaliar a situação econômica e financeira das entidades .

Auditoria Contábil :

É a técnica contábil que consiste no conjunto de procedimentos técnicos que tem como objetivo avaliar as demonstrações contábeis de uma entidade econômico-administrativa retratam sua real situação patrimonial, assim como o de verificar se estas demonstrações foram elaboradas conforme os princípios fundamentais da contabilidade e de acordo de determinações legais e pertinentes .

Analise das demonstrações Contábeis:

É uma função que tem como metodologia comparar receita, lucro ou patrimônio líquido em um mesmo período para informar ao sistema sua evolução contábil. Ou seja, é de fato analisar e extrair alguma informação das demonstrações contábeis .

 Balanço Patrimonial:

É a principal demonstração financeira existente (relatório contábil obrigatório por lei ) ele mostra como realmente está o patrimônio da empresa, refletindo sua posição financeira em um determinado momento .

No balanço, o patrimônio se encontra em equilíbrio, equilibra os bens e direitos com as obrigações e as participações dos acionistas . Desta forma, ele é a igualdade patrimonial .

[pic 1]

Enfim o balanço patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar quantitativa e qualitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da entidade .

Estrutura do balanço patrimonial 

Tem na sua constituição duas colunas: a coluna do lado esquerdo é a do ativo e a do lado direito é a do passivo (determinado por convenção ) .

Do lado esquerdo são descriminados os bens e direitos, especificando-se qualitativamente cada componente e indicando seu valor (monetário) .

Do lado direito são descriminadas as obrigações (dívidas) que a empresa possui com terceiros, por sua natureza e por sua expressão monetária .

Também do lado direito são descriminadas as contas do patrimônio liquido, sendo as obrigações para com a empresa. são os recursos que os acionistas, sócios, investiram na entidade. Ex. investimento feito pelos proprietários (dinheiro aplicado), reserva de lucros etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (113.7 Kb)   docx (30.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com