TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO E O SUPERMERCADO VILA RICA

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.474 Palavras (10 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 10

ETAPA 3

Passo 1

Liderança

Em relação ao conceito de liderança destaca-se a colocação de Chiavenato (2000 p.89) “liderança é o processo de exercer influência sobre pessoas ou grupos nos esforços para realização de objetivos em uma determinada situação”. O líder deve influenciar pessoas para alcançar objetivos estabelecidos, deve entusiasmar e persuadir o outro.

Para que a cafeteria produza resultados o administrador (ou o dono) deve desempenhar funções ativadoras entre eles sobressaem a liderança e o uso adequado de incentivos para obter motivação. O administrador precisa conhecer a motivação humana e saber conduzir as pessoas, isto é, liderar. A liderança é necessária em todos os tipos de organização principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos, os lideres devem estar presentes não apenas no nível institucional, mas em todos os níveis da empresa e nos grupos informais de trabalho.

Conceito de liderança

A liderança é um fenômeno social e ocorre exclusivamente em grupos sociais é um tipo de influência. O dono da cafeteria deve ter liderança e influência sobre seus funcionários, a influência é uma força psicológica e envolve conceitos como poder e autoridade, abrangendo as maneiras pelas quais se introduzem mudanças no comportamento de pessoas ou de grupos de pessoas. A liderança é a capacidade de influenciar as pessoas a fazerem o que devem. O dono da cafeteria deve ter uma liderança que pode ser estudada em termos de estilo de comportamento em relação aos seus subordinados, a abordagem dos estilos de liderança se refere ao que o líder faz, isto é ao seu estilo de comportamento para liderar. Existe alguns traços de personalidade que são essências para os lideres, tais como: auto confiança, entusiasmo, energia, adaptabilidade, persistência, impulso, iniciativa, entre outras. Os líderes podem modificar e adquiria habilidades através da aprendizagem.

Estilos de liderança

Segundo Maximiano (2000, p.343) “estilo de liderança é a forma como o líder se relaciona com os integrantes da equipe, seja em interações grupais ou pessoa a pessoa. O estilo pode ser autocrático, democrático ou liberal, dependendo de o líder centralizar ou compartilhar a autoridade com seus liderados”.

Dentre os vários modelos de liderança podemos destacar três, são eles:

Liderança Autocrática que se refere ao modelo de liderança em que as decisões estão centradas no líder, sem qualquer participação dos colaboradores, este tipo de liderança costuma oprimir seus subordinados pois não valoriza competências, habilidades e os resultados dos colaboradores. O líder é autocrático é centralizador, define os objetivos de seus subordinados, além de escolher o método de trabalho, não deixando que os subordinados participem das decisões tomadas, sendo assim, é um líder impositivo.

Liderança Democrática refere-se a liderança onde os colaboradores também são ouvidos e suas opiniões e conhecimento levados em consideração. O líder que possui esse perfil sabe conduzir, ensinar, delegar e acompanhar o trabalho de seus colaboradores, concede aos liderados a oportunidade de desenvolvimento de sua autonomia e confiança para a realização de suas tarefas.

Liderança Liberal neste modelo os colaboradores têm liberdade para realizar suas funções com menos interferência diretas do líder, eles mesmos se tornam responsáveis por gerenciar os resultados de seu trabalho, o líder transfere sua autoridade, dando-lhes o poder de tomar decisões.

Clima Organizacional

Pode ser definido como os reflexos de um conjunto de valores, comportamentos e padrões formais e informais que existem em uma organizacional, representa a forma como cada colaborador percebe a empresa e como ele reage a isso.

O clima organizacional influi diretamente na motivação da equipe, no seu grau de satisfação e, consequentemente na qualidade de seu trabalho. Por isso é importante que as empresas meçam essa percepção que os colaboradores têm dela.

O clima organizacional depende do estilo de liderança utilizado, das políticas e valores existentes, característica pessoais, entre outros.

Passo 2

Acredita-se que o dono da cafeteria deve colocar em prática a Liderança Democrática, pois nesse modelo o líder é atuante consultivo e orientador, permitindo que o líder e seus subordinados desenvolvam uma comunicação, que no momento em que se encontra a cafeteria está faltando de ambas as partes, dando ao ambiente de trabalho um ritmo suave e seguro, mesmo quando o líder se ausentar.

Propomos este modelo de liderança, pois com ele o líder concede aos seus colaboradores a oportunidade de desenvolverem suas habilidades, autonomia e confiança naquilo que estão fazendo, dando um nítido sentido de responsabilidade e comprometimento pessoal e com a empresa.

O dono da cafeteria precisa estar centrado e preocupado com a execução das tarefas e com seus resultados, estar preocupado exclusivamente com o trabalho e em conseguir que as coisas sejam feitas de acordo com os métodos preestabelecidos e com os recursos disponíveis, também deve estar preocupado com os aspectos humanos dos problemas de seus subordinados e que procura manter uma equipe de trabalho atuante com maior participação nas decisões, para que o dono da cafeteria consiga colocar em isso em pratica em seu estabelecimento precisa exerce a liderança centrada na tarefa ( liderança apregoada pela administração) e a liderança centrada nas pessoas ( liderança preocupada com aspectos humanos dos problemas de seus subordinados).

Estratégias motivacionais

Sabendo-se que motivação é um impulso para a realização de tarefas, podemos concluir que o comprometimento somado a satisfação e a motivação do funcionário, levará a uma menor rotatividade de colaboradores, além de um melhor desempenho geral da organizacional, mas para que haja esse comprometimento é preciso que o colaborador entenda do que é capaz e o que se espera dele, e isso só se torna possível quando passa a conhecer o seu desempenho e sua competência, e quando tem a consciência de que outras pessoas percebem seus resultados.

A dois modelos de motivação humana o de Maslow, que se baseia na estrutura hierárquica e uniforme das necessidades humanas, e o de Herzberg, que se fundamenta em duas classes de fatores estáveis e permanentes.

Vroom desenvolveu uma teoria da motivação que rejeita noções preconcebidas, Vroom preocupa-se com a motivação para produzir o aspecto em que se aproxima levemente de Herzberg. A motivação para produzir determina o nível de produtividade individual e depende de três forças básicas que são:

Expectativas: objetivos individuais e a força de atingir tais objetivos, os objetivos são variados e podem incluir dinheiro, segurança no cargo, aceitação social e reconhecimento objetivos que cada pessoa tenta satisfazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (91.5 Kb)   docx (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com