TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Por:   •  26/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.117 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 3]

Disciplina: Administração Financeira

Curso: Ciências Contábeis

Unidade de Ensino: Sorocaba

Nome

 LUCIANO PIRES DE CAMARGO

RA

 9902010488

Atividade Colaborativa


Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)[pic 4]

Disciplina: Administração Financeira

Curso: Ciências Contábeis

Unidade de Ensino: Sorocaba

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Administração Financeira apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Daniel Ananias Soriano.


[pic 5]

  1. Introdução

Ultimamente o Custo de Capital demonstra um interesse considerável dentro da administração financeira, pois se trata de um ponto vital para se tomar as decisões mais acertadas por parte dos gestores. Até hoje não se definiu um conceito que cause o consenso entre os administradores.

Através do estudo de certas táticas de análises, os gestores vislumbram a eficiência na administração das organizações minimizando os possíveis erros que podem surgir durante o processo de decisão. Os investimentos devem ser tratados como a espinha dorsal do empreendimento e não pode-se negligenciar na gestão de tais recursos.

  1. Desenvolvimento 

Se for prestado um serviço para uma empresa, dadas as opções de receber por esse serviço de imediato ou num prazo de um ano, sem qualquer reajuste, a melhor opção é o recebimento de imediato. Isso ocorre porque o dinheiro disponível, o dinheiro “na mão”, vale mais hoje do que a expectativa da mesma quantia ser recebida no futuro. Deixar de receber uma quantia numa data para recebê-la mais tarde implica em um custo de oportunidade, ou seja, o “custo da perda de oportunidade” de ter o dinheiro no momento para ter disponível no futuro. Essa diferença, perda de oportunidade ocorre por fatores diversos, a certeza de temos o dinheiro agora versus a incerteza do recebimento, também eventuais perdas no poder de compra por conta de inflação ou variações diversas, ou seja, o poder de compra do dinheiro hoje ser diferente do poder de compra no futuro e também a possibilidade do investimento, se dispor do dinheiro agora, o mesmo pode ser investido. Se o recebimento só for realizado no futuro, até lá o investimento será impossível. Pode-se dizer que as razões para garantir disponibilidade de recursos ocorrem por transação (atender compromissos previstos), precaução (compromissos de eventos imprevistos) e especulação (apostar sobre algo que pode acontecer).

Sobre o ROI (Retorno de Investimento), quando um investidor procura a melhor opção para investir seu dinheiro, está buscando alternativas que melhor combine os três atributos básico: rentabilidade, liquidez e segurança. Não existe investimento que seja ao mesmo tempo seguro, rentável e líquido. O investidor deverá escolher qual atributo, ou quais atributos é o mais importante tendo em mente seus objetivos, aceitação ao risco e horizonte de tempo. Define-se rentabilidade como a variação entre preço final e preço inicial, risco é a possibilidade de se obter um retorno diferente do esperado em certo investimento, isso inclui a possibilidade de se ter perda parcial ou total do valor investido, quanto maior a chance de se ter ganhos mais expressivos, maior o risco. Além do retorno e risco, se tem o terceiro componente igualmente importante, a liquidez. De nada adianta os conceitos de rentabilidade e risco se o investidor não conseguir transformar sua aplicação em dinheiro a qualquer momento e a um preço justo. Ações são ótimos exemplos de liquidez, vender as carteiras de ações ou parte delas, demanda poucos dias e a um preço que o mercado já pratica naquele momento. Na outra ponta há os investimentos em artes ou imóveis, nesses casos podendo demorar muito tempo para se vender um quadro ou apartamento por um preço justo.

Levando em consideração que nossa economia é dinâmica, normalmente todos os investidores em algum momento se deparam com um dilema difícil de ser resolvido, que é o momento e o investimento certo a ser seguido. Muitos dos investidores tomam as decisões erradas por fatores múltiplos, mas um que é comumente percebido é a pressão de se investir quando o mercado apresenta oscilações e isso faz com que o investidor tome alguma decisão pura e simples somente pelo fato de mostrar atitude diante da adversidade, mas isso não é sinônimo de bons resultados, sendo que a manutenção dos investimentos demonstra um resultado mais satisfatório. Portanto, é de extrema importância a análise dos investimentos através de técnicas como VPL e TIR.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (127.9 Kb)   docx (342.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com