TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS FAMÍLIARES DE MONSENHOR TABOSA

Por:   •  13/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.820 Palavras (20 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 20

FACULDADE LATATINO AMERICANA DE EDUCAÇÃO – FLATED

ANTONIA VIVIANE GOMES ARAÚJO

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS FAMÍLIARES DE MONSENHOR TABOSA

FORTALEZA – CE

2016

ANTONIA VIVIANE GOMES ARAÚJO

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS FAMÍLIARES DE MONSENHOR TABOSA

Trabalho de conclusão de Curso apresentado à Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED). Com o requisito parcial para a conclusão do Curso de Bacharel em Administração.

Orientador: Professor José Luiz Nunes Fonteles

FORTALEZA – CE

2016

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS FAMÍLIARES DE MONSENHOR TABOSA

Trabalho de conclusão de Curso apresentado à Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED). Com o requisito parcial para a conclusão do Curso de Bacharel em Administração.

______________________________________________

Antonia Viviane Gomes Araújo

Aprovado em: _______ / ________/________

Orientador:  ________________________________________________

                   Professor José Luiz Nunes Fonteles

                           _______________________________________________

                              Carmem Silvia Gomes Rodrigues

AGRADECIMENTO

Agradeço principalmente a minha família pela a compreensão e pelo o apoio, não só a eles mais também ao meu namorado Antônio por estar comigo em todos os momentos.

Agradeço também ao professor orientador por estar sempre disponível em mim atender e tirar dúvidas.

Dedico esse trabalho a minha mãe Lúcia, pelo o apoio incondicional, pela a ajuda e o carinho que nunca mim foi negado.

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS FAMÍLIARES DE MONSENHOR TABOSA

Autora: ARAÚJO, Antonia Viviane Gomes[1]

Orientador: FONTELES, José Luís Nunes[2]

RESUMO: O objetivo deste de trabalho é compreender e expor a importância da gestão financeira eficiente para micro e pequenas empresas familiares. O estudo foi desenvolvido em 5 micro e pequenas empresas do município de Monsenhor Tabosa – CE, que aceitaram participar desta pesquisa. Os dados foram analisados pela estatística descritiva e pelo teste de diferença de proporções, o qual mostrou que não houve diferença significativa, ao nível de 5%, entre a existência de indicadores financeiros nessas empresas. Observou-se também, que nenhuma das empresas faz comparação de sua rentabilidade com empresas do mesmo ramo, controle de custos de desperdício e não possuem orçamento de despesas e receitas. Nas empresas familiares, nenhuma possui critérios para investimentos, orçamento empresarial, controle de ociosidade e controle de retrabalho. Enquanto que, nas empresas não familiares, apenas uma (10%) possui orçamento empresarial e controle de ociosidade; cinco (50%) possuem controle de retrabalho.

PALAVRAS-CHAVE: Micro e pequena empresa, Empresas familiares; Administração financeira.


1. INTRODUÇÃO

O micro empresas são responsável pelo estabelecimento econômico de muitos pais, incluindo o Brasil, segundo Bannock, apud Amini (2004), as micro e pequenas empresas têm um papel crucial na estabilização econômica, e qualquer declínio afetará a taxa de crescimento econômico mais cedo ou mais tarde.

Nesse sentido as empresas familiares é o tipo de empreendimento mais comum em nossa sociedade, principalmente quando falamos em trabalhos informais, pois a maior parte do micro empresas não são formalizadas junto a órgãos reguladores e tem como principais colaboradores as pessoas mais próximas, geralmente familiares.

Mas com a implantação do simples nacional essa dinâmica, mudou e as micro empresas familiares se regularam, porém, infelizmente, o fracasso de alguma organizações familiares, acabam por ofuscar os empreendimentos familiares que dão certo. Com um trabalho bem planejado e estruturada, os familiares podem fazer de seu negócio um verdadeiro sucesso.

Toda via, o que acontece dentro das empresas são disputas, e verdadeiros saques aos caixas das empresas, tornando a administração financeira da mesma inviável.

2. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Grande parte das empresas familiares passam por muitos problemas com relação a sua administração, muitas são dirigidas por pessoas com pouca formação na área. Que baseiam a gestão na confiança e credibilidade dos familiares.

Mas o principal ponto de conflito que acontece nesse tipo de empresa, é sempre o setor financeiro, a disputa de poder entre os membros de uma mesma família acaba originando a falta de disciplina, utilização ineficiente de executivos e nepotismo.

A falta de um sistema de planejamento financeiro, fazem com que as empresas familiares tendem a concentrar seus interesses na qualidade dos produtos, melhorias exageradas na produção. Isso gerar um controle inadequado de custos. Ainda, a grande resistência ao marketing provocando a preocupação exagerada com os interesse da família, que pode impedir que a empresa aproveite o aparecimento de novos mercados ou boas oportunidades de desenvolvimento.

Dentro desse âmbito é um desafio administrar o departamento financeiro, de forma a atender as necessidades de todos os membros familiares envolvidos, e gerir conflitos para que os mesmos não venham a prejudicar o andamento e o crescimento da empresa.

3. OBJETIVOS

3.1. Objetivo Geral

Esse estudo tem como objetivo expor as melhores formas de auxiliar o desenvolvimento da administração financeira em micro e pequenas empresas familiares.  

3.2. Objetivos Especifico

  • Auxiliar na administração financeira;
  • Contribuir para gestão mas eficiente;
  • Desfazer conflitos de interesses.

4. JUSTIFICATIVA

As MEs familiares costumam ter um ambiente de negócio confuso e muitas sem cargos definidos.

Esse trabalho se deu pela necessidade de organização, principalmente quando falamos de administração financeira que geralmente é o setor mais afetado dentro das empresas familiares, por motivo do nepotismo e da pouca formação por parte dos administradores. E ainda por ter se identificado que na cidade de Monsenhor Tabosa tem um grade percentual de empresas familiares e que as mesmas não estão bem, principalmente no que diz respeito a parte financeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)   pdf (394.9 Kb)   docx (181.3 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com