TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA SUCESSO EMPRESARIAL

Por:   •  21/10/2017  •  Artigo  •  3.652 Palavras (15 Páginas)  •  1.055 Visualizações

Página 1 de 15

O PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA SUCESSO EMPRESARIAL

Rogeslane Aristides Vitorino de Assunção [1]

Aurélia Rodrigues de Alencar[2]

RESUMO

O presente estudo teve como objetivo compreender como o processo de recrutamento e seleção revolucionou nas últimas décadas diante das mudanças organizacionais e em termos de pessoas, a fim de identificar técnicas de recrutamento e seleção que sejam aplicáveis como proposta de um planejamento de recursos humanos e analisar os processos de recrutamento e seleção de pessoal como ferramenta estratégica nas organizações e demonstrar como as organizações podem ser assertivas no momento da contratação de colaboradores. Para o alcance dos objetivos propostos foi realizada uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, utilizando fontes documentais, obras contidas em livros, anuais, capítulos, artigos, monografias publicações avulsas, sites, revistas, teses entre outros documentos e estudos para maiores esclarecimentos acerca do tema em questão e de resgate dos processos de formulação dos pensamentos sobre a realidade atual. Evidenciando os autores Idalberto Chiavenato, Jean Marras e Antônio Carlos Gil, que contribuíram para uma ampla compreensão do contexto. Os resultados desse estudo foram traçados a partir da análise que viabiliza a grande importância dos processos de recrutamento e seleção de funcionários dentro de uma empresa, pois promove a admissão de pessoas capazes de fazer o diferencial dentro da organização, sem afetar a produtividade do trabalho, o desempenho das equipes e o clima organizacional.

Palavras-chaves: Trabalho. Atualidade. Trabalhador. Esgotamento Profissional.

ABSTRAT

This study aimed to understand how the recruitment and selection process has revolutionized the last decades in the face of organizational changes and in terms of people, in order to identify recruitment and selection techniques that are applicable as a proposal for human resources planning and analyze The recruitment and selection of personnel as a strategic tool in organizations and demonstrate how organizations can be assertive when hiring employees. In order to reach the proposed objectives, a bibliographical research with a qualitative approach was used, using documentary sources, works contained in books, annuals, chapters, articles, monographs, publications, websites, magazines, theses and other studies for further clarification on the theme In question and to rescue the processes of formulating the thoughts about the current reality. Evidenciating the authors Idalberto Chiavenato, Jean Marras and Antônio Carlos Gil, who contributed to a broad understanding of the context. The results of this study were drawn from the analysis that makes possible the great importance of the processes of recruitment and selection of employees within a company, as it promotes the admission of people capable of making the differential within the organization, without affecting labor productivity, Team performance and organizational climate.

Palabras claves: Trabajo. News. Trabajador. Agotamiento Profesional.

  1. INTRODUÇÃO

Hoje em dia, tem-se observado que as empresas estão recrutando e selecionando profissionais com maior capacidade técnica, acompanhada de um conjunto de competências, pois, em um mundo de negócios onde há competitividade no mercado, as empresas estão em busca de profissionais que agregarem valores e aumentem a visibilidade da empresa na era tecnológica e globalizada que estamos vivenciando.

Nessa perspectiva, Sousa (2013) considera que o mundo dos negócios caracteriza-se, atualmente, pela forte competitividade entre as empresas isso impõe as empresas à busca por candidatos mais preparados, qualificados e que melhor possam cumprir as tarefas dos cargos a serem ocupados, bem como contribuir para que a organização atinja seus objetivos.

A busca por talentos no mercado de trabalho é um desafio permanente para todas as instituições. Atualmente, a melhoria contínua em um mundo de negócios competitivo e exigente no mercado exerce forte pressão sobre as organizações, se tornando cada vez mais significantes bons colaboradores para sucesso empresarial, pois com o grande desenvolvimento tecnológico e o grande fluxo de informações, surge à necessidade de pessoas qualificadas e capazes de exercer as atividades propostas para compor a organização empresarial.

Dentro de uma empresa, o setor de gestão de Recursos Humanos- RH é um dos mais importantes, pois ele é responsável por efetuar o recrutamento e a seleção de futuros colaboradores, a organização dependerá deste setor para que se achem os candidatos mais condizentes para execução das funções diárias, trazendo benefícios tanto para o empregado quanto para o candidato a ser admitido. Diante do exposto, surge o seguinte questionamento: Qual a importância do Processo de Recrutamento e Seleção como estratégia para o sucesso empresarial?

Portanto, o processo de recrutamento e seleção de funcionários é de grande importância dentro de uma empresa, pois viabiliza a admissão de pessoas capazes de fazer o diferencial dentro da organização, sem afetar a produtividade do trabalho, o desempenho das equipes e o clima organizacional.

Diante disso, o objetivo deste trabalho é compreender como o processo de recrutamento e seleção revolucionou nas últimas décadas diante das mudanças organizacionais e em termos de pessoas e como objetivos específicos: comparar o processo de recrutamento de pessoas com o recrutamento estratégico; identificar técnicas de recrutamento e seleção que sejam aplicáveis como proposta de um planejamento de recursos humanos e a elaboração; analisar os processos de recrutamento e seleção de pessoal como ferramenta estratégica nas organizações e demonstrar como as organizações podem ser assertivas no momento da contratação de colaboradores.

A antiga Administração de Recursos Humanos-RH cedeu lugar a uma nova abordagem: Gestão de Pessoas. Chiavenato (2006) considera que as pessoas e seus conhecimentos e habilidades mentais passam a ser a principal base da nova organização. Ou seja, nessa nova concepção, as pessoas deixam de serem simples recursos (humanos) organizacionais para serem abordadas como seres dotados de inteligência, personalidade, conhecimentos, habilidades, destrezas, aspirações e percepções singulares.

No entanto, o setor RH, mudou o foco e passou a adotar medidas estratégicas na seleção de possíveis colaboradores, no entanto essas medidas levam em consideração as atividades exercidas pelas empresas, sendo algo que está alinhado ao perfil da empresa e ao produto que ela oferece. Portanto, o processo de recrutar e seleção de pessoas é uma atividade de metodologia própria de cada empresa que busca melhor resultado e maior qualidade na prestação de serviços visando maiores lucros e oportunidades. O recrutamento é a fase anterior da seleção. Sendo que, na seleção é que se define o candidato mais adequado ao cargo e faz-se o convite para que ele integre a organização. Contudo, para Chiavenato (1999, p. 34) a importância do recrutamento e seleção consiste em: “lidar com as pessoas deixou de ser um desafio e passou a ser vantagem competitiva para as organizações bem-sucedidas”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (182 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com