TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Tese: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  Tese  •  2.329 Palavras (10 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 10

PIM I – GESTÃO PÚBLICA

RESUMO

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

2. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO:

Os fundamentos da administração são ferramentas indispensáveis para qualquer organização, seja ela pública ou particular, neles podemos obter conceitos técnicos e científicos que irão nos ajudar a planejar, organizar, executar e controlar uma empresa, sempre analisando o que é melhor para ela, com tentativas de melhorias, adaptações e resultados, sempre buscando um fidback para que a excelência e otimização, em todos os processos envolvidos, sejam alcançadas.

2.1. A Empresa

Razão social: Geleia Burguer Comercial de Alimentos LTDA.

Nome Fantasia: Geleia Burguer.

CNPJ: 11.015.207-56

Endereço: Quadra 412 Conjunto 1 Lote 1 Samambaia Norte – Distrito Federal

2.2 . Dados e fatos relevantes da fundação

A empresa foi fundada pelo atual proprietário, Senhor Alexandre, que apesar de já ter um emprego passava por dificuldades financeiras. Resolveu então abrir seu próprio negócio. Inicialmente pensou em montar um carrinho de cachorro quente. Entretanto, acatando a sugestão de um amigo, abriu um pequeno quiosque no Setor Sul do Gama, num local estratégico, sem muitos pontos de venda de lanches nas proximidades.

Katz (1986) afirma que o sucesso do administrador depende, dentre outros fatores, da compreensão dos ambientes externos e internos da organização e da capacidade de lidar com o trabalho a ser realizado. Vê-se que o administrador demonstrou compreender bem o ambiente externo ao escolher um local com baixo nível de concorrência para estabelecer seu negócio e grande capacidade de lidar com o trabalho, realizando-o pessoalmente.

Com o sucesso do quiosque resolveu abrir uma loja na Quadra 4 do Setor Sul do Gama mas, não conseguindo manter os dois pontos, optou pela loja. O espírito empreendedor do Senhor Alexandre fez com que sua loja expandisse e em pouco tempo contasse com uma equipe de 10 a 12 funcionários. Surgiu a idéia de fazer promoções, atraindo mais clientela e levando a um crescimento rápido dos negócios.

O empresário resolveu então abrir mais uma loja na Região Administrativa de Samambaia-DF, que também se tornou um excelente empreendimento, conseguindo mantê-la até hoje com a experiência adquirida e com o emprego de técnicas administrativas adequadas.

Quanto a desventuras e insucessos podemos citar três lojas que foram abertas em sociedade, inclusive com abrangência em outros estados, que não deram certo, gerando prejuízos. Após a superação de dificuldades e desafios, o Senhor Alexandre possui atualmente, sob sua gerência e direção, cinco lojas bem arquitetadas e estruturadas, que fornecem refeições executivas, lanches e sobremesas, atendendo a um público fiel e exigente, que prima pela qualidade dos pratos e pelo bom atendimento. É auxiliado administrativamente por sua esposa, em um escritório localizado na Quadra 2 do Setor Central Comercial do Gama.

Segundo Meirelles (2003) dentre as características do profissional de administração desejadas pelas organizações estão a habilidade para identificar oportunidades, a capacidade de operacionalizar ideias, a disposição para correr riscos, dentre outras. Nota-se que o administrador apresentou tais características ao visualizar a oportunidade de expandir o negócio, colocando em prática a ideia de abrir novas lojas e correndo os riscos que um projeto de expansão apresenta.

2.2.1. Papel do administrador na origem da organização

No começo ele atuava em todas as áreas da empresa, sendo responsável tanto pelas atividades operacionais: chapeiro, balconista, caixa, atendente como pela gerencia da empresa.

Analisando a classificação proposta por Stoner (1999) ao definir a atuação do administrador de acordo com o nível que ocupa dentro da organização, e ainda, pelas responsabilidades a ele atribuídas verifica-se que na origem da empresa o mesmo atuava como gestor de primeira linha e administrador geral pois, além de realizar e gerenciar os trabalhos operacionais era também responsável por todas as áreas funcionais da empresa.

2.2.2. Teorias da administração relacionadas à prática do administrador

Dentre as teorias da administração relacionadas às práticas administrativas adotadas na empresa pode-se citar a teoria científica de Taylor que tinha como ponto de partida o argumento de que o homem deveria ter persistência ao realizar seus serviços.

Pode-se citar, ainda, a teoria neoclássica de Peter F. Drucker quanto ao tipo de organização. Na presente empresa percebe-se que o tipo de organização utilizado é a organização linear, com a divisão da direção, das gerências e das chefias por funções.

2.3. Ramo de Atuação do Negócio

Atua no comércio de alimentos com o fornecimento de lanches e refeições rápidas, pratos executivos e sobremesas.

2.5. Filiais

A empresa não possui filiais. Existem 5 (cinco) lojas distintas, com razão social e CNPJ diferentes.

2.6. Número de Colaboradores

A empresa contém um total de 16 funcionários distribuídos em dois turnos. Tem como exigência de contratação a formação acadêmica, de no mínimo, ensino fundamental completo.

Quador 1.

Cargo Atribuições Número de

Funcionários

Caixa Receber o pagamento 02

Atendente Servir ao cliente 04

Chapeiro Ajudante de cozinha 02

Suqueiro Preparação de sucos,

cremes e vitaminas 02

Cozinheiro Preparar as refeições 02

Montador Auxiliar o cozinheiro e

montar os pratos 02

Encarregado Responsável pela

produção

02

Fonte:Osautores

2.7. Organograma:

Gestão da empresa e respectivas atribuições

Quadro 2 (A desenvolver Melhor)

Alta Direção Elementos da Estrutura

Proprietário Coordena toda a empresa

Gerente Administrativo Cuida da parte Administrativa

Gerente Geral Recebe as ordens do proprietário

Encarregados Passa as instruções aos funcionários

Fonte: Os autores

– Proprietário, Gerente de Rh, Gerente de Produção, Gerente de Compras – (Colocar outros que julgar necessário).

2.8. Principais Produto

Sanduíches diversos como hambúrguer de carne ou frango, cachorro quente no molho ou na chapa; Pratos executivos; Batata frita; Açaí na tigela; Sobremesas; Cremes; Sucos e Refrigerantes.

2.9. Principais Mercados e Segmentos desses Mercados em que se Encontra o Cliente-Alvo

2.10. Principais Concorrentes da Organização e Aspectos Relevantes de Cada Um;

O Giraffas é o principal concorrente do Geleia Burguer por ser uma empresa semelhante de Fast Food, onde são feitos: pratos executivos, sanduíches diversos, sobremesas, sucos e refrigerantes. Outra que vem logo em seguida é o Kadelus, que tem como diferencial alguns pratos exclusivos. Ambas empresas aderem o serviço de Tele-Entrega. Já o McDonald’s é um concorrente pela tradição no mercado, porém seu cardápio é restrito, contendo apenas: sanduíches, sobremesas e refrigerantes, além de não aderir o serviço de Tele-Entrega.

2.11. Principais Fornecedores, Insumos, Matérias-prima e Serviços Fornecidos

Principais fornecedores são: Perdigão, Sadia, Coca-cola, Pivioli, entre outros. Insumos: máquinas de produção dos alimentos. Tem como matéria-prima: carnes, frangos, presuntos, lingüiças, queijos, refrigerantes e massas.

2.12. Principais Mercados e Segmentos desses Mercados em que se Encontra o Cliente-Alvo

2.13. Teorias Administrativas Praticadas na Empresa

Iara Nery (2009) diz que o planejamento é essencial para a eficácia de uma boa administração. Planejar significa traçar objetivos, escolher qual caminho será seguido para o melhor funcionamento de uma empresa. Não adianta querer abrir seu próprio negócio se o objetivo não está claro, pois não será possível fazer planos para alcançá-lo, ou se sabemos apenas por onde começar, mas nem imaginamos os próximos passos da empresa, pensando nisso, o administrador dessa empresa buscou na teoria de Taylor, os quatro princípios da administração que são importantes e fundamentais para qualquer organização: planejamento, preparo, execução e controle, seguindo esses princípios, ele conseguiu levar a sua empresa a um patamar de equilíbrio, no que tange à organização, formação, conhecimento técnico , administração, execução e controle, sempre trazendo um fidbech a todos os processos envolvidos, de forma a melhorar ou manter os objetivos alcançados para a empresa.

2.14. A Produção

O Dog do Geleia possui uma a integração da produção, distribuição e venda, maximizando a eficiência, consequentemente deixando o cliente mais satisfeito, entregando o produto certo, no momento certo e com a qualidade certa, aumentando assim, a possibilidade da organização ter um ganho altamente substancial.

Os colaboradores passam por um rigoroso processo de treinamento onde se evita o desperdício de esforço humano, com instalações adequadas, buscando uma adaptação dos funcionários ao ambiente e à própria tarefa em si, uma maior especialização das atividades e normas de trabalho bem definidas, tudo isso, também, buscando seguir o que preconiza os objetivos gerais de Taylor.

2.15. DESCREVER E ANALISAR AS PRÁTICAS DE GESTÃO DA EMPRESA RELATIVAS A: LIDERANÇA, SOCIEDADE, PROCESSSOS E PROJETOS.

3. COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL:

Comunicação Empresarial

A comunicação empresarial tem assumido,nos últimos anos maior complexidade,tendo em vista a acirramento da concorrência.Tem objetivos de melhorar a imagem da empresa. A empresa Geleia Burger está enquadrada em um planejamento estratégico que compreende:comunicação interna e externa da empresa.

Os responsáveis pela comunicação é proprietário que faz contato com os gerentes que por sua vez passa para os encarregados.

A comunicação aos setores internos as mudanças,qualidades exigidas e esperadas,as orientações para um bom andamento dos trabalhos e e estreita as relações entre os superiores e aos subordinados.

A comunicação externa serve para manter a imagem da empresa e o crescimento dos seus clientes, e aumento do lucro.E informa sobre os seus produtos e promoções diversos.

A empresa teve a ideia promoção da Terça do Clone: criada paradivulgar o seu produto com o benefícios para o seu cliente.Compra um e ganha outro do mesmo.

Quanto as ferramentas de comunicação:

Em redes sociais,jornais de pequena circulação,internet, banners ,planfletos e outdoors,através de patrocínio em eventos diversos.A empresa existe uma caixa onde os clientes possam propor sugestões .Também fazer reclamações quanto ao atendimento.Através das comunicações formais entre a alta gestão e os subordinados,conseguem dados positivos e negativos para serem trabalhados,para melhorar o ambiente de trabalho e o atendimento em si.

Os jornais e planfletos utilizam o marketing direto para divulgação de seus produtos.A principal vantagem do uso dessas divulgações e a sua periocidade diária, que permite a inserção dos encartes em qualquer dia.

A internet é um dos principais meios utilizados pelo marketing direto,pois permite respostas imediatas,através do mesmo meio,possibilitando a permanência das ofertas dos produtos ou serviços na rede.Tem baixo custo pra veiculação, no entanto deve ser trabalhado com muita cautela quanto se tratar de mensagem direta para o endereço do cliente,pensando na privacidade do mesmo e na credibilidade da empresa.

Todas as ferramentas apresentadas anteriormente só terá resultados se utilizada e divulgada de forma correta e sistemática por quem a administrar.

A integração das ferramentas de comunicação se dar a partir do momento em que se tem um visão sistêmica dos resultados que se quer se alcançar pela empresa. Gestão se faz com comunicação,não se pode pensar em gestão sem comunicação.Muitos gestores ao avaliar um processo poderiam ter maior proveito se avaliassem através da falta ou da forma como foi utilizada a comunicação ao invés de ficar tentando encontrar erros em pessoas,tecnologia,conhecimentos técnicos.

Os gestores devem intensificar as ações voltadas pra a comunicação dentro de sua empresa,independente do porte ou segmento da mesma,pois todos os que fazem parte da empresa os tem a necessidade de se comunicar seja para obter ou dar informação.

Referencias: CHIAVENATO,Idalberto – Administração nos novos tempos 2000.

TOMAS,Carolina,Medeiros,Jõao Bosco – Comunicação empresarial São Paulo:Atlas 2007.

...

Baixar como  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »