TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Projeto de pesquisa: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.491 Palavras (14 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 14

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

PROFESSOR EAD. Profª. Msc. MÔNICA SATOLANI

PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL: Prof. Esp. GIVALDO BATISTA MEDEIROS

BRASÍLIA/DF

2013

GESTÃO PÚBLICA

3º SEMESTRE

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Atividade Avaliativa: Atividade Prática Supervisionada - ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da disciplina Administração Pública para a obtenção e atribuição de nota.

BRASÍLIA/DF

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1. BUROCRATA ATUAL 5

1.1 – VISÃO DE MUNDO DO BUROCRATA 5

1.2 – CARA E COROA – OS DOIS LADOS DA BUROCRACIA 5

2. TEORIA DO DENTE DE ENGRENAGEM 6

2.1 – SIGNIFICADO DA TEORIA 7

2.2 – CAUSA E CONSEQUÊNCIA 7

3. NOVOS MODELOS DE GESTÃO PÚBLICA 8

3.1 – PERFIL DO AGENTE PÚBLICO 9

3.2 – CAPACITAÇÕES DO AGENTE PÚBLICO 9

3.3 – PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO AGENTE PÚBLICO 9

4. MODELO DE SUCESSO DE GESTÃO PÚBLICA 10

4.1 – RIO DE JANEIRO 10

4.1.1 – CARACTERÍSTICAS MARCANTES 11

4.2 – MODELO DE SUCESSO INTERNACIONAL 11

4.2.1 – JAPÃO 5S 11

4.2.2 – CARACTERÍSTICAS MARCANTES 12

4.3 – EVENTUAIS PROBLEMAS DE IMPLANTAÇÃO NO BRASIL 13

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 14

6. REFERÊNCIAS 15

INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos o aspecto administrativo da reforma do Estado, a teoria da burocracia que está presente em toda organização. Pois, o desenvolvimento da burocracia em âmbito mundial segue o crescimento socioeconômico, sendo que tal situação apresenta-se necessária devido ao alto grau de complexidade estabelecido na sociedade moderna.

O Novo Modelo de Gestão Pública, integrado e voltado para a excelência, respeitando suas características e particularidades, embora o Estado seja, antes de mais nada, o reflexo da sociedade, vamos aqui pensá-lo como sujeito, não como objeto como organismo cuja governança precisa ser ampliada para que possa agir mais efetiva e eficientemente em benefício da sociedade. Quando falamos em modelos teóricos de administração publica, estamos nos referindo basicamente a três diferentes formas de se administrar o Estado: patrimonialista, burocracia e gerencialismo. Os três modelos que se sucederam ao longo o tempo, tendo cada um prevalecido em épocas diferentes, mas isso não significa que foram deixando de existir à medida que outro surgia. Dessa forma, tanto o patrimonialismo quanto a burocracia ainda estão presentes, apesar de prevalecer o gerencialismo.

1. BUROCRATA ATUAL

A crise do Estado implicou na necessidade de reformá-lo e reconstruí-lo; a globalização tornou imperativa a tarefa de redefinir suas funções. Antes da integração mundial dos mercados e dos sistemas produtivos, os Estados podiam ter como um de seus objetivos fundamentais proteger as respectivas economias da competição internacional. Depois da globalização, as possibilidades do Estado de continuar a exercer esse papel diminuíram muito. Seu novo papel é o de facilitar para que a economia nacional se torne internacionalmente competitiva. A regulação e a intervenção continuam necessárias, na educação, na saúde, na cultura, no desenvolvimento tecnológico, nos investimentos em infraestrutura - uma intervenção que não apenas compense os desequilíbrios distributivos provocados pelo mercado globalizado, mas principalmente que capacite os agentes econômicos a competir a nível mundial. A diferença entre uma proposta de reforma neoliberal e uma social democrática está no fato de que o objetivo da primeira e retirar o Estado da economia, enquanto que o da segunda é aumentar a governança do Estado, é dar ao Estado os meios financeiros e administrativos para que ele possa intervir efetivamente sempre que o mercado não tiver condições de coordenar adequadamente a economia.

1.1 – VISÃO DE MUNDO DO BUROCRATA

Em uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais. Em princípio, o termo pode referir-se a qualquer tipo de organização - empresas privadas, públicas, sociais, com ou sem fins lucrativos.

Popularmente, o termo é também usado com sentido pejorativo, significando uma administração com muitas divisões, regras, controles e procedimentos redundantes e desnecessários ao funcionamento do sistema.

1.2 – CARA E COROA – OS DOIS LADOS DA BUROCRACIA

Segundo o conceito popular, a burocracia é visualizada geralmente como uma empresa ou organização onde o papelório se multiplica [...], “impedindo as soluções rápidas ou eficientes.” Este conceito popular observado pela premissa de Weber está equivocado, pois o verdadeiro sentido da burocracia é a organização eficiente por excelência, ou seja, uma organização na qual o individuo procura oferecer respostas as suas necessidades, e para atingir a eficiência precisa-se do entendimento a cerca de suas características.

No atual momento observamos que a burocracia está presente em toda organização. Pois, o desenvolvimento da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com