TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO. Taylor Scientific Management

Tese: ADMINISTRAÇÃO. Taylor Scientific Management. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Tese  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 2

1- Conceitue a Administração em função da ênfase em cada uma das variáveis, a saber: tarefas, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente.

A ênfase nas tarefas, deu início com o engenheiro americano Frederick W. Taylor, que criou a administração científica de Taylor. Esta se define como simplificar e padronizar a execução de tarefa, Taylor procurada tirar do operário a autonomia de escolher como realizar tarefas, e impor um método planejado e estudado por profissionais qualificados.

A ênfase de estrutura foi abordada inicialmente por Henri Fayol, e se limitava em conhecer as funções desempenhadas pelas empresas, planejar e organizar a estrutura de órgãos e cargos que a compõe, dirigindo e controlando suas atividades.

A ênfase de pessoas foi criada em função da reação humanística por meio da Teoria Comportamental e pela Teoria do Desenvolvimento Organizacional, esta impõe o princípio de lidar com as pessoas dentro das empresas procurando enfatiza-las e deixando em segundo plano tarefas e estrutura.

A ênfase no Ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo contemplada com a Teoria da Contingência, segundo a qual não existe uma única melhor maneira de organizar as empresas, pelo contrário, as características estruturais da empresa dependem das características ambientais que a envolvem, assim a ênfase no ambiente procura lidar com as demandas do ambiente e obter o máximo de eficácia da empresa.

A ênfase em tecnologia foi desenvolvida posteriormente pela Teoria dos Sistemas e procura impor a administração para lidar com a tecnologia, para extrair dela a máxima eficiência possível dado ao extremo avanço desta com o tempo.

2- Conceitue Administração em função das cinco variáveis anteriores, tomadas em conjunto.

Administração é um conjunto de inúmeras variáveis que implicam sempre para o alcance final do resultado. Administração não é somente um processo linear de decisões e ações, ela constitui uma atividade de integração, conjunto, arranjo, foco e impulsionamento.

3- Explique as características da Administração Cientifica de Taylor.

Taylor pretendia definir os princípios científicos para a administração de empresa. Seu objetivo era resolver os problemas relacionado aos operários, que por consequência modificam a relação humana dentro da empresa. Era definido que era necessário tirar do operário o direito de escolher o jeito pessoal de executar tarefas e impor um método planejado e estudado por um profissional qualificado. Além de subdividir as atividades mais complexas em atividades mais simples, o tempo padrão passou a ser uma das formas de controle do desempenho do operário.

4- Explique as características da teoria clássica de Fayol.

Caracteriza-se pela ênfase na Estrutura Organizacional. Fayol defendia a visão anatômica da empresa em termos de organização formal, para Fayol, toda empresa desempenha seis funções básicas: Funções técnicas, funções comerciais, funções financeiras, funções contábeis, funções administrativas e funções de segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com