TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRÇÃO UNOPAR

Por:   •  18/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


  1. INTRODUÇÃO

O objetivo dessa produção textual em grupo é desenvolver um diagnóstico empresarial com foco na área de marketing. O grupo entrevistou duas empresas da área de materiais para construção civil e identificou pontos fortes das empresas e pontos que precisam de melhoria.


  1. DESENVOLVIMENTO DAS QUESTÕES PROPOSTAS

EMPRESA 1: CONSTRUMELO LTDA. – PEQUENA EMPRESA DO RAMO DE MATERIAL PARA CONSTRUÇÃO CIVIL – LOCALIZADA NO BAIRRO PÃO DE AÇUCAR EM ARAXÁ MG.

ETAPA 1: Entrevista

1. A empresa possui um banco de dados de clientes?

A empresa possui um banco de dados de seus clientes com informações pessoais (nome, endereço, documentação, renda mensal) e informações de todas as compras realizadas pelos mesmos, bem como as suas preferências.

2. Como a empresa determina os preços dos produtos?

O preço dos produtos é determinado à partir do preço de custo real (valor do produto à partir do fabricante acrescido das despesas necessárias para que o produto chegue aos clientes, tais como fretes, despesas com manutenções da loja, etc.), da margem de lucro esperada e de pesquisas de valores dos produtos em outras lojas.

3. Quais as atividades de comunicação que a empresa realiza?

A empresa tem propaganda nas rádios locais, patrocina eventos para ter sua logomarca em propagandas, sempre que tem promoções, são confeccionados panfletos e distribuídos na cidade.

4. A empresa monitora seus concorrentes?

Os preços dos concorrentes são monitorados em situações de promoções e todos os preço de produtos levados até a loja são cobertos pela Construmelo.

5. A empresa realiza sistematicamente pesquisas para identificar a satisfação dos clientes? Como elas são feitas?

Sim. Através de telemarketing, após compras realizadas e na loja há um formulário de pesquisa de satisfação no caixa.

6. A empresa realiza outro tipo de Pesquisa de Mercado? Que tipo? Que resultados já obteve?

A pesquisa de mercado realizada é de Comportamento do Consumidor. Por ser uma loja de bairro, é necessário conhecer os hábitos de consumo, marcas que são vendidas com mais facilidade entre outros aspectos do consumidor. Essa pesquisa foi realizada no próprio banco de dados da empresa e através de entrevistas na região. Foram entrevistadas 30 pessoas de forma aleatória. A pesquisa mostrou que os clientes em potencial adquirem com maior facilidade as marcas mais baratas e compram para pagar em parcelas, seja no crediário próprio ou cartão de crédito.

7. Na empresa em que será realizado o diagnóstico, identifique uma situação de problema vivida atualmente e aponte as quatro questões estratégicas básicas necessárias para se formar um processo de análise de planejamento das decisões necessárias para a resolução deste problema.

A empresa passou por um período de queda nas vendas, durante um período chuvoso.

A solução seria a empresa fazer promoções durante esse período, divulgadas em rádios, tvs, etc.

Investir em vendas de produtos que não depende de condições climáticas, como acabamentos de interiores.

Tentar vender mais nos períodos que não tenha chuva, vender acima da meta.

8. Durante esta negociação normalmente surgem conflitos, esperados ou não, que precisam ser administrados. Das diferentes maneiras existentes para se administrar um conflito, qual seria a mais indicada nesta situação? Por quê?

A empresa tem muita dificuldade na hora de comprar com fornecedores que às vezes estipulam um preço para suas mercadorias e depois aumentam essa margem sem prévia comunicação com seus clientes, ocasionando um prejuízo financeiro a seus compradores que já possuem um preço fixo no mercado.

A empresa deve manter um contato direto com o fornecedor para ter informações mais atualizadas sobre variações de preços e prazo de entrega, para não ter prejuízo e não precisar trocar o fornecedor ou repassar essas alterações de preços aos seus clientes.

ETAPA 2: Análise das informações coletadas.

A empresa Construmelo é muito atualizada na área de desenvolvimento de mercado e estratégia para novas conquistas. Seus dirigentes estão sempre se atualizando e realizando novas pesquisas de produtos, promoção, praças, clientes e processos, de forma a criar propostas atraentes para seus clientes. São várias as formas de comunicação e propaganda e os resultados são sempre muito satisfatórios.

A empresa possui um banco de dados de seus clientes com informações pessoais, bem como as suas preferências.

O preço dos produtos é determinado à partir do preço de custo real acrescido da margem de lucro esperada e de pesquisas de valores dos produtos em outras lojas.

A empresa tem propaganda nas rádios locais, patrocina eventos para ter sua logomarca em propagandas, sempre que tem promoções, são confeccionados panfletos e distribuídos na cidade.

Os preços dos concorrentes são monitorados em situações de promoções e todos os preço de produtos levados até a loja são cobertos pela Construmelo.

A empresa realiza sistematicamente pesquisas para identificar a satisfação dos clientes através de telemarketing, após compras realizadas e na loja há um formulário de pesquisa de satisfação no caixa.

A loja já realizou pesquisa de mercado de Comportamento do Consumidor. Por ser uma loja de bairro, é necessário conhecer os hábitos de consumo, marcas que são vendidas com mais facilidade entre outros aspectos do consumidor. Essa pesquisa foi realizada no próprio banco de dados da empresa e através de entrevistas na região. Foram entrevistadas 30 pessoas de forma aleatória. A pesquisa mostrou que os clientes em potencial adquirem com maior facilidade as marcas mais baratas e compram para pagar em parcelas, seja no crediário próprio ou cartão de crédito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (175.4 Kb)   docx (28.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com