TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE

Por:   •  30/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  11.210 Palavras (45 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 45

 UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE.

   SANTANA DE PARNAÍBA

2017


Débora Ianca Fernandes de Lima

Fernando Pereira Jardim[pic 1]

Gabriela de Moraes Teixeira

Gabriela Samara dos Santos

Leonardo Vinicius Viana

 Sabrina Ferreira Silva

ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATÉGIA E ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DE MÉDIO PORTE.

Atividades Práticas Supervisionadas – Trabalho apresentado como exigência para avaliação do segundo bimestre, em disciplinas do 1º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

SANTANA DE PARNAÍBA

2017

RESUMO

Este projeto define de forma detalhada e objetiva a realização das Atividades Práticas e Supervisionadas deste semestre. Essas atividades vêm como um complemento, onde os acadêmicos expressam tudo que foi aprendido no curso em sala, supervisionado e avaliado pelos docentes. Neste 3° semestre, a matéria para este projeto é Estruturas Organizacionais, o principal foco é ambiente contextual, estratégia e estágio de desenvolvimento da empresa como determinantes da estrutura organizacional realizado através de um estudo em uma empresa de médio porte, que são fundamentadas na escola clássica de administração, administração científica e gestão administrativa, em uma organização.

Neste projeto, utilizamos uma empresa Nacional com segmento no setor industrial, logístico, construção civil e setores de óleo e gás. A empresa chama-se ELEVA BRASIL SOLUÇÕES EM ELEVAÇÃO S/A e tem o principal foco em locação de plataformas aéreas, empilhadeiras e manipuladores telescópicos. É apresentado o surgimento da ELEVA BRASIL, seu crescimento e gráficos que mostram os dados da empresa atualmente.

Neste trabalho, há um grande foco em demonstrar a Estrutura Organizacional, produto qual faz parte das decisões de divisão e coordenação do trabalho. Definindo as atribuições específicas e o modo como devem estar interligados os vários grupos especializados, chamados de departamentos. Os quais fazem objetivos da organização e a forma como estes são atingidos, constituem um importante fator de influência para o desenho da estrutura administrativa.

 Levamos em consideração propósitos de Ludwig Von Bertalanfy que deu origem a Teoria Geral de Sistemas, a qual confiava que análises e intervenções separadas causavam brancos ou falhas que somente poderiam ser integrados considerando-se todos os objetos de estudo como sistemas abertos. Dessa forma quando aplicando a Teoria Geral de Sistemas ao ambiente organizacional, consideram-se as empresas ou organizações como sistemas abertos.

Durante esse semestre ficou uma grande observação que é necessária que as informações sejam passadas para a organização de forma objetiva e clara, para que a mesma tenha a melhor tomada de decisão organizacional.

Dessa forma, organizar significa agrupar, estruturar e agregar os recursos organizacionais, definir a estrutura de órgãos que deverão administrá-los, determinar a divisão do trabalho através da diferenciação, definir os níveis de competência e de responsabilidade.

Ao longo do tempo fica claro que a maioria das empresas evoluíram o modo de se organizar com melhorias e outras ainda trazem um pensamento antigo para organizar uma organização. Porém as mesmas precisam ser estruturadas para funcionar melhor, e para organizar, deve-se ter uma unidade que deva ser estruturada e moldada.


 

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

FIGURA 1 – Sistema Aberto …………………………………………..…………….

14

FIGURA 2 – Mecanismo de coordenação por Ajustamento Mútuo .…………….

15

FIGURA 3 – Mecanismo de coordenação por Supervisão Direta …...………….

16

FIGURA 4 – Mecanismo de coordenação por padronização .…..……………….

17

FIGURA 5 – Organograma, níveis organizacionais e responsabilidades da organização ……………………………………………………………………..…….

19

FIGURA 6 – Estrutura funcional …………………………………………………….

21

FIGURA 7 – Estrutura geográfica …………………………………………………..

22

FIGURA 8 – Estrutura por clientes ………………………………………………….

22

FIGURA 9 – Estrutura por produtos ……………………………………….….…….

23

FIGURA 10 – Estrutura por processo ……………………………………………....

23

FIGURA 11– Estrutura matricial ……………………………………………....…….

25

FIGURA 12 – Estrutura horizontal …………………………………………….…….

28

FIGURA 13 – Estrutura por equipes ………………………………………….…….

28

FIGURA 14 – Estrutura por rede ………………………………………..…….…….

29

FIGURA 15 – Estrutura em rede virtual ………………………………..…….…….

30

FIGURA 16 – Estrutura híbrida ………………………………………..…….…….

31

FIGURA 17 – Estrutura circular ………………………………………..…….…….

32

FIGURA 18 – Estrutura invertida ………………………………………..…….…….

33

FIGURA 19 – Estrutura invertida ………………………………………..…….…….

34

FIGURA 20 – Estrutura tríplice ………………………………………..…….…….

36

FIGURA 21 – A rede de valor …………………….……………………..…….…….

37

...

Baixar como (para membros premium)  txt (79.8 Kb)   pdf (956.7 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 44 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com