TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATEGIA E ESTAGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.

Por:   •  24/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.269 Palavras (14 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATEGIA E ESTAGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.

CAMPINAS- SP 2013

Daiele Camila do Nascimento Luz RA: B44HDJ-5 Janaina Leite RA: B292BD-5 Mariana Lucas de Almeida RA: B26922-7 Talita Gabrieli Tordin RA: B27815-3 Tamara Yasmin Tordin RA: B27814-5 Thaynan Gomes de Andrade RA: B241DF-8

AMBIENTE CONTEXTUAL, ESTRATEGIA E ESTAGIO DE DESENVOLVIMENTO DA EMPRESA COMO DETERMINANTES DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL.

Um estudo em uma empresa de pequeno porte Mr Man

Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do segundo bimestre, em disciplinas do 3o semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação dos professores do semestre.

CAMPINAS 2013

SUMÁRIO

Introdução.............................................................................................04 Estudo de Caso....................................................................................05 Análise e Sugestões de Melhoria.........................................................14 Considerações Finais...........................................................................15 Referências..........................................................................................16 Formulário de composição da equipe .................................................17 Fotos....................................................................................................19 Apêndices............................................................................................21

INTRODUÇÃO

Escolhemos para a nossa pesquisa APS- Atividade pratica supervisionada a empresa Mr. MAN. Uma empresa que se diferencia pela forma de trabalhar.

O trabalho foi elaborado através de uma pesquisa dentro da empresa, uma vivencia buscando informações concretas e verídicas, olhando sempre os dois lados, o cliente e a empresa. Todas as informações recolhidas estão de acordo com o ambiente interno e externo da empresa.

A realização da APS tem como objetivo possibilitar o maior entendimento de uma empresa, ultrapassando as barreiras impostas nas aulas teóricas. Dessa forma, é possível compreender a organização empresarial bem como a maneira que sua administração impacta sobre seus lucros e alcances da mesma.

Este trabalho tem como tema o estudo das estruturas organizacionais no ambiente Contextual, Estratégia e Estágio de Desenvolvimento da Empresa.

A realização desse trabalho também é uma oportunidade de divulgar a empresa na qual foi realizado o estudo de caso, proporcionando o melhor entendimento em relação ao cotidiano e organização da empresa bem como dos seus produtos comercializados.

1.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Atualmente o mercado está cada vez mais competitivo. Com isso, as empresas têm que se dedicar para alcançar os objetivos almejados, sabendo sempre como lidar interna e externamente com os aspectos de interesse à sua organização.

Para que a empresa consiga trabalhar com a qualidade que deseja – e que é esperada pelos seus clientes, ela deve ter uma estratégia de funcionamento que supra as necessidades da organização e leve à empresa aos resultados desejados.

A empresa do estudo de caso presente, bem como muitas das empresas atuais, aplica a teoria da administração e suas vertentes como forma estratégica de trabalho, que envolve organização, planejamento, estratégia, desenvolvimento, departamentalização, entre outros detalhes.

[pic 2]

2. ESTUDO DE CASO

2.1 Perfil da organização

Para a nossa pesquisa de APS- Escolhemos a empresa Mr Man Woman, uma loja de roupas e acessórios masculino e feminino.

A Loja Mr Man é localizada no Shopping Prado, na Av. Washington Luiz, No 2.480 no Bairro: Prado- Campinas/SP.

O Proprietário desta empresa é o estudante de administração Rafael Vieira de Carvalho.

A loja Mr Man deu origem através do apoio da família do proprietário, que sempre o aconselhou para que ele investisse seu dinheiro em algo que futuramente lhe daria um retorno. Através disso Rafael decidiu seguir o conselho de sua família e decidiu abrir seu próprio negocio.

Tudo iniciou no ano de 2011, e por ser início a venda dos produtos, Mr Man funcionava de maneira informal, Rafael vendia seus produtos dentro da sua casa e a principio apenas para amigos e conhecidos, mas somente há um ano a empresa teve sua primeira loja inaugurada no Shopping Prado, assim conquistando mais clientes e conseguindo fidelizar eles.

Sua infraestrutura, conta com um espaço bem iluminado, com computadores para controle de vendas e aparelhos de som para que os clientes ouçam músicas de qualidade enquanto fazem suas compras, os principais produtos ficam exposto para facilitar a compra de seus clientes.

Por se localizar dentro de um Shopping Center, a loja esta em um local bem movimento, além de oferecer estacionamento para os clientes e, por estar em um ambiente fechado, os clientes têm mais comodidade durantes às compras sem se preocupar com a meteorologia.

O nome fantasia da empresa escolhida é Mr. MAN, sua razão social é Vieira de Carvalho Vestuários Ltda.

Mr Man é uma empresa privada de micro porte, que tem como atividade principal a comercialização de roupas e acessórios. Mesmo com esse nome masculino, a empresa também possui roupas e acessórios para o grupo feminino.

2.1.2 Força de trabalho

A Mr Man tem na sua força de trabalho seus familiares, no momento possui apenas três funcionários. Rafael Vieira Carvalho, estudante de Administração. Ele é o proprietario, responsável por toda a administração da empresa, variando desde a logística, marketing, vendas, financeiro.Rodrigo Vieira de Carvalho com o ensino Fundamental, ele é irmão do proprietario fica responsável pelas vendas da loja. Daniele de Carvalho- ensino Médio Completo- responsável pela parte de compras, Rafael e Rodrigo, ambos revezam o horário para garantir que haja um bom relacionamento com os clientes.

Rafael pretende expandir seu negócio, para isso está fazendo faculdade de Administração para poder aprender como manter sua empresa e fazê-la crescer e poder abrir portas para seu comércio.

2.1.3 Principais equipamentos e Principais processos

Cada dia que passa, os clientes estão mais exigentes e preferem produtos importados para manter um status bom na sociedade, por esse motivo os produtos vendidos são de diversas marcas, todas elas importadas.

Por serem compradas diretamente do fabricante, o dono revende as roupas por um preço mais justo e que mantém o acesso a esses produtos mais fácil para as classes sociais mais baixas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (576.2 Kb)   docx (489.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com