TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE AMBIENTAL LABORATORIAL - ANALISE DE AGUA

Por:   •  23/3/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.979 Palavras (16 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

ANÁLISE AMBIENTAL LABORATORIAL

ANÁLISE DE ÁGUA

Prof.: Vinícius Marques Gomes

                                        

Presidente Prudente – SP

2016

  1. INTRODUÇÃO

A água é um dos agentes ionizantes mais conhecidos. Como todas as substâncias são de alguma maneira, solúveis em água ela é conhecida como solvente universal. É o componente principal da matéria viva. Constitui de 50 a 90% da massa dos organismos vivos .

O suprimento mundial de água provém de 5 partes do ciclo hidrológico: oceanos (a maior parte), vapor na atmosfera, gelo (principalmente nos polos), água superficial e água subterrânea. Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos e apenas uma pequena fração (menos de 3%) está em terra e a maior parte desta está sob a forma de gelo e neve ou abaixo da superfície. Só uma fração muito pequena (cerca de 1%) de toda a água terrestre está diretamente disponível ao homem e aos outros organismos, sob a forma de lagos e rios ou como umidade presente no solo, na atmosfera e como componente dos mais diversos organismos (MACÊDO, 2004).

O Brasil detém cerca 12% da reserva hídrica do Planeta, com disponibilidade de 182.633 m3/s, além de possuir os maiores recursos mundiais, tanto superficiais (Bacias hidrográficas do Amazonas e Paraná) quanto subterrâneos (Bacias Sedimentares do Paraná, Piauí, Maranhão). Todo esse potencial tem o reforço de chuvas abundantes em mais de 90 % do território, aliadas a formações geológicas que favoreceram a gênese de imensas reservas subterrâneas, como também possibilitaram a instalação de extensas redes de drenagem, gerando cursos d’água de grandes expressões (GOMES, 2009)

Todavia, esse potencial hídrico é distribuído de forma irregular pelo país. A Amazônia, por exemplo, onde estão as mais baixas concentrações populacionais, possui 78% da água superficial. Enquanto isso, no Sudeste, essa relação se inverte: a maior concentração populacional do País tem disponível 6% do total da água (GOMES, 2009; MACÊDO, 2004).

A água limpa está cada vez mais rara e a água potável cada vez mais cara. Essa situação resulta da forma como a água disponível vem sendo usada: com desperdício que chega entre 50% e 70% nas cidades e sem muitos cuidados com a qualidade. Assim, parte da água no Brasil já perdeu a característica de recurso natural renovável (principalmente nas áreas densamente povoadas), em razão de processos de urbanização, industrialização e produção agrícola que são incentivados, mas pouco estruturados em termos de preservação ambiental, sobretudo em relação ao recurso água. 

Toda a água a ser usada num suprimento público, ou privado, deve ser potável, assim, possuir características e substâncias que não oferecem riscos para os seres vivos que a consomem, como animais e homens. Desta forma, manter a água potável e constantemente disponível ao homem é uma das obrigações dos órgãos governamentais fiscalizadores. Mas, não é apenas responsabilidade pública e, sim, de toda a sociedade por se tratar de bem essencial (CASALI, 2008).

Para garantir uma água de boa qualidade deve-se empregar técnicas para tratamento e a realização do controle de qualidade, atendendo aos requisitos preconizados pela legislação. Para isso devem-se realizar ensaios físico-químicos e microbiológicos antes da utilização da água, assim podendo identificar possíveis contaminantes e fontes de poluição.

Sendo assim, o objetivo deste manual e fornecer subsídios para a realização dos principais ensaios físico-químicos e microbiológicos em águas superficiais e subterrâneas, bem como apresentar as técnicas de amostragem e preservação de amostras.

  1. REGRAS DE SEGURANÇA NO LABORATÓRIO

SEMPRE:

  1. Use óculos de segurança
  2. Use avental de proteção
  3. Saiba a localização e uso de todo o equipamento de segurança
  4. Use técnicas e procedimentos adequados
  5. Adicione ácido à água
  6. Seja bastante cuidadoso quando testar odores
  7. Use a capela quando houver vapores irritantes ou perigosos
  8. Descarte os resíduos adequadamente. Os técnicos responsáveis disponibilizarão recipientes adequados para o descarte de material.
  9. Informe em primeiro lugar os responsáveis pela disciplina sobre qualquer acidente, mesmo os menores.
  10. Pense sobre o que está fazendo, em todos os momentos
  11. Esteja alerta, seja sério e responsável.

NUNCA

  1. Coma ou beba no laboratório
  2. Realize experimentos não autorizados
  3. Deixe sem supervisão qualquer coisa que esteja em aquecimento ou em reação rápida
  4. Aponte a abertura de um tubo de teste ou frasco a você ou a qualquer um outro        
  5. Adicione água ao ácido
  6. Insira conta-gotas, pipetas ou outro equipamento de laboratório em reagentes engarrafados - este é um modo seguro de contaminar os conteúdos
  7. Retorne reagentes não usados ao frasco estoque
  8. Atravanque sua área de trabalho
  9. Assuma riscos desnecessários
  10. Entre na área de estocagem de soluções químicas

  1. PLANO DE AMOSTRAGEM

Esta parte inicial do trabalho é de extrema importância, pois os resultados e informações obtidas nas análises dependem do correto planejamento das atividades de campo.

A confiabilidade e a representatividade de qualquer programa de amostragem para avaliação de qualidade das águas dependem fundamentalmente da seleção criteriosa dos locais e da utilização correta de técnicas de coleta e preservação de amostras. A coleta de amostras de água pode parecer uma tarefa simples, entretanto, significa mais o que encher um frasco com água, não podendo ser executada por qualquer leigo.

Para que essa amostra seja representativa, as condições de manipulação devem ser controladas, de modo a não interferir no resultado. Devem ser selecionados pontos de coleta da maneira mais representativa possível, de forma a detectar influências de uma determinada descarga, ou buscar a evolução da qualidade da água por meio de uma sequência de pontos, para se obter um perfil sanitário. Assim, para assegurar a representatividade e confiabilidade dos resultados das amostras de água é indispensável que a coleta seja feita por profissionais adequadamente treinados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (197.8 Kb)   docx (57.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com