TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DE INVESTIMENTO

Por:   •  4/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.406 Palavras (10 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

POLO MANAUS/AMAZONAS

                                                                             ADMINISTRACAO

ESTATÍSTICA APLICADA



[pic 1]

MANAUS/AM



[pic 2]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

POLO MANAUS/AMAZONAS

               ADMINISTRACAO

Trabalho elaborado visando obtenção de nota parcial da disciplina Estatística Aplicada, ministrada pela Professor(a)Renata Machado, sob tutoria presencial, do Prof. Ligiane Correa.

Alunos executores da ATPS : Alzemir de Souza Freitas   RA: 429474

             

MANAUS/AM

SUMÁRIO

Introdução……………………………………………………………………………....................................... 4

Etapa 1
1-1 Introdução e Conceitos Iniciais: ............................................................................... 4
1-2 Definições: ................................................................................................................5
1-3 Analise sobre o Artigo: ............................................................................................. 6
1-4 Aplicações da Estatística na Área da Administração: ............................................... 8
Etapa 2
2-1 Amostragem: ............................................................................................................ 8
2-2 Pesagem do Café ...................................................................................................... 9
Etapa 3
3-1 Freqüência  Relativa e Freqüência  Absoluta ............................................................12
Etapa 4
4-1 Variável Peso ........................................................................................................... 12
Conclusão ...................................................................................................................... 13
Referências.................................................................................................................... 14



INTRODUÇÃO


Em seguida  será apresentado através de dados estatísticos a analise realizada a um lote de café escolhido através de tabelas, gráficos e cálculos.
Mostraremos e  apresentaremos  também os conceitos essenciais da  estatística.

ETAPA 1

ESTATÍSTICA

INTRODUÇÃO E CONCEITOS INICIAIS

A estatística atualmente  passou a ser usada diariamente para explicar resultados de forma simples e dinâmica. O seu desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas estatísticas de obtenção e análise de informações permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. Apesar de ser uma ciência consideravelmente nova na área de pesquisa, já era utilizada pelos povos antigos e até na Bíblia existe citações dela. O uso dos dados estatísticos remonta aos censos realizados na antiga Babilônia, no Egito e posteriormente Império Romano, quando eram levantados dos dados acerca de assuntos relativos ao Estado, tais como nascimentos e mortes. E após a Idade Média a estatística foi utilizada também na Europa Ocidental, para coletar informações quanto às doenças que estavam surgindo na época. Na realidade, a palavra estatística deriva da palavra latina status, que significa “estado”.
Hoje em dia a maioria das informações são divulgadas pelos meios de comunicação atuais que provém de pesquisas e estudos estatísticos, como por exemplo, índices de emprego, desemprego etc. O IBGE (Instituto de Geografia e Estatística) é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país.
Mas é nas organizações que ela demonstra toda sua força. Gráficos e tabelas são apresentados na exposição de resultados de uma empresa. Dados numéricos são usados para aprimorar e aumentar a produção. Censos demográficos ajudam o Governo a entender melhor sua população e a organizar seus gastos com saúde e assistência social. Com a velocidade da informação a estatística passou a ser uma ferramenta essencialna produção e atuação do conhecimento.
A estatística é uma ferramenta multidisciplinar, pois está sendo utilizada em várias áreas como, por exemplo, na ciência, tecnologia, na área agrícola. E é uma área que está crescendo muito rápido porque as organizações cada vez mais estão se tornando depende desta nova ferramenta de inovação e conhecimento.
No mercado de trabalho, a estatística teve grandes atrativos por sua diversidade de atuação: Na indústria, na área de recursos humanos, Universidades e Instituições de Pesquisas, Área Demográfica, Área de Marketing e Analise de Mercado, Área Financeira e Mercado.
O profissional Estatístico tem suas responsabilidade e atribuições redigidas pela Lei número 4.739, de 15 de Julho de 1965, que criou a profissão, e pelo Decreto número 62.497 que regulamentou o seu exercício profissional. Sua formação acadêmica está fundamentada em conhecimentos de Matemática, Cálculo e Teoria das Probabilidades, Técnicas e Métodos Estatísticos, Computação, Métodos de Análise Estatística e Disciplinas Profissionalizantes.

Definições:

Estatística: É a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões.

Dados: Consistem em informações provenientes de observações, contagens, medidas ou respostas. Existem dois tipos de dados os qualitativos que consistem em atributos, classificações ou registros não numéricos e dados quantitativos que consistem em medidas ou contagens numéricas. Os dados também podem ter dois tipos de níveis, o nominal que é categorizado usando-se nomes, marcas ou qualidades. Nenhum cálculo matemático pode ser feito nesse nível. E o nível de media ordinal, neste nível os dados podem ser arranjados em ordem, mas as diferenças entre os registros de dados não são significativas. Ambos são qualitativos. Podemos também considerar os dados no nível intervalar de medida que são dados quantitativos, podem ser ordenados e é possível calcular diferenças significativas entre os registros de dados. O nível racional de medida éparecido aos do nível intervelar, porém com uma propriedade adicional de que um registro nulo é um zero inerente. No intervelar o registro zero não é inerente.

População: É o conjunto de todos os resultados coletados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse de administradores.

Amostra: É um subconjunto da população ou coleta. Existem seis tipos de amostra ou coleta: a aleatória que é aquela na qual todos os membros da população têm chances iguais de serem selecionados; a aleatória simples que é aquela na qual toda amostra possível de mesmo tamanho tem a mesma chance de ser selecionada; a tendenciosa que é aquela que não é representativa da população da qual foi extraída; a estratificada que consiste essencialmente em pré-determinar quantos elementos da amostra serão retirados de cada estrato; a amostra por agrupamento ocorre quando o recobrimento de toda a unidade amostral é impossível, escolhe-se casualmente sub-unidades amostrais e realiza-se medições nos elementos que compõem estas últimas; amostra sistemática é aquela na qual é atribuído um número a cada membro da população.

Estatística Descritiva: É o ramo direcionado e trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados.

Estatística Inferencial: É o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. A ferramenta básica no estudo da estatística é a probabilidade.


ANALISE SOBRE O ARTIGO APLICAÇÃO DE CONCEITOS DE CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO (CEP) EM UMA INDUSTRIA DE FUNDIÇÃO DO NORTE CATARINENSE.

Este artigo tem como objetivo mostrar um estudo de caso na Indústria de fundição no Estado de Santa Catarina. O conceito aplicado foi o Controle Estatístico de Processo (CEP). Este processo consiste em analisar a qualidade e a capacidade de produção da indústria, visando identificar particularidades e características do processo, assim como oportunidades de melhorias úteis aos operadores e responsáveis pelo monitoramento do processo na empresa como também de outras pessoas que trabalhem com processos similares.
O produto que foi utilizadopara o processo foi um terminado bloco de motor para caminhões a diesel, pois é medida sua qualidade através do seu grau de resistência à tração. Pelo fato destes blocos terem grandes dimensões foi se utilizado a coleta de amostras unitárias e sua inspeção se dá sempre com o primeiro bloco do lote que é produzido, pois sua dureza deve respeitar o valor crítico, caso contrário admite-se a existência de problemas. Os resultados dos testes são fornecidos empresa através do Núcleo de Normalização e Qualimetria (NNQ) da Universidade Federal de Santa Catarina. Para que se pudesse ter uma visão geral do comportamento estatístico destes dados foram realizados testes objetivando verificar a presença de normalidade na distribuição da série e também estimativas da média e do desvio padrão por 185 dias. Para este processo foi utilizados alguns gráficos como, por exemplo, o gráfico de controle tipo Shewhart que permite visualizar quando as amostras forem unitárias. A utilização deste gráfico é simples e também de fácil interpretação. Foram utilizados os gráficos, Histograma e Gráfico de Probabilidade da Normalidade para mostrar que a distribuição dos resultados seguem normalmente. O gráfico Correlograma tem como objetivo mostrar a medida de tração coletada no dia. Foram implementados gráficos alternativos com o objetivo de se detectar possíveis mudanças na média do processo mais indicados para as amostras unitárias (CUSUM) e o da média móvel exponencialmente ponderada (EWMA). E para se analisar a variabilidade do processo foi construído outro gráfico chamado de amplitude móvel.
Todas as análises através de cálculos e gráficos com base no processo tem como finalidade á qualidade da produção dos blocos para motores de caminhão. E pode-se concluir que a empresa trabalha com um processo estável, mas com algumas oscilações e variações em torno da média. A causa da variação provavelmente está ligada ao processo de fundição do ferro.
No artigo se finaliza com a conclusão dos autores deste controle do processo que o mesmoatendeu de forma razoável e satisfatória ás expectativas e a frustração por conta de se esperar encontrar um processo estatisticamente capaz de produzir blocos dentro das especificações desejadas. E sugere uma possibilidade de implementação deste controle estatístico em componentes químicos responsáveis pela liga do ferro fundido, com essa iniciativa talvez houvesse uma redução significativa da variabilidade do processo do bloco.


Aplicações da Estatística na Área da Administração:

Aplicação da estatística no ramo das empresas de Alimentos. Como o crescimento e interesse pela utilização da metodologia Seis Sigma aumentou a aplicação da abordagem estatística e de outras abordagens quantitativas com o intuito de melhorar não apenas a qualidade de produtos, serviços e processos, como também aumentar o desempenho organizacional e o processo de tomada de decisão.
A utilização da estatística na Administração Judiciária veio com o objetivo de melhorar o congestionamento da maioria dos órgãos judiciais. Na atualidade o maior problema era a morosidade dos processos por conta da forma que era realizada a prestação de serviços internamente. Com a modernização da administração judiciária, baseada em estatística de qualidade, seria a solução que se mostrava viável.
A capacitação dos magistrados em técnicas estatísticas adequadas de medição da produtividade individual e de indicadores de desempenho da instituição.

ETAPA 2

AMOSTRAGEM

O principal objetivo da amostragem é determinar meios e métodos para estudar as populações através de amostras. A utilização da amostragem ocorre geralmente, quando se quer avaliar as populações muito grandes ou infinitas. Podemos citar algumas vantagens, como:
- Redução no custo, pois sendo os dados obtidos apenas de uma fração da população, as - despesas são menores das oriundas do censo;
- Nas organizações os resultados são obtidos com maior rapidez;
- Em certos tipos de investigação, como pesquisas de mercado, este tipo de amostra oferece uma maior amplitude eflexibilidade;
- Oferece também uma maior exatidão no processo de seleção de funcionários quanto a sua qualidade e treinamento.
Existem dois tipos de amostragem, a probabilística e a não probabilística. Na probabilística podemos destacar a aleatória simples, sistemática, estratificada e conglomerados. Na não probabilística encontramos , intencional e a de cotas.
Para a pesagem do café utilizamos a amostragem simples onde foram pesados 100 pacotes de café de 500grs das marcas; Café Manaus, Do Norte e Café Maratá. O estabelecimento utilizado para a pesquisa foi o DB Supermercado do Grupo Carrefour  dia 25/08/2014, localizado na Av. Airão  – Manaus.


Pesagem do Café

Para realizar a pesagem foi escolhido 100 pacotes de café da Marca Manaus, sendo todos de 500g com embalagem a vácuo.

Abaixo segue amostragem da pesagem:

|1 |511 | | |51 |515 |
|2 |511 | | |52 |515 |
|3 |511 | | |53 |515 |
|4 |511 | | |54 |516 |
|5 |511 | | |55 |516 |
|6 |512 | | |56 |516 |
|7 |512 | | |57 |516 |
|8 |513 | | |58 |516 |
|9 |513 | | |59 |516 |
|10 |513 | | |60 |516 |
|11 |513 | | |61 |516 |
|12 |514 | | |62 |516 |
|13 |514 || |63 |516 |
|14 |514 | | |64 |516 |
|15 |514 | | |65 |516 |
|16 |514 | | |66 |516 |
|17 |514 | | |67 |517 |
|18 |514 | | |68 |517 |
|19 |514 | | |69 |517 |
|20 |514 | | |70 |518 |
|21 |514 | | |71 |518 |
|22 |514 | | |72 |518 |
|23 |514 | | |73 |518 |
|24 |514 | | |74 |518 |
|25 |514 | | |75 |518 |
|26 |514 | | |76 |518 |
|27 |514 | | |77 |518 |
|28 |514 | | |78 |518 |
|28 |514 | | |79 |518 |
|30 |514 | | |80 |518 |
|31 |514 | | |81 |518 |
|32 |514 | | |82 |518 |
|33 |515 | | |83 |518 |
|34 |515 | | |84 |518 |
|35 |515 | | |85 |518 |
|36 |515 | ||86 |518 |
|37 |515 | | |87 |518 |
|38 |515 | | |88 |518 |
|39 |515 | | |89 |518 |
|40 |515 | | |90 |518 |
|41 |515 | | |91 |518 |
|42 |515 | | |92 |518 |
|43 |515 | | |93 |519 |
|44 |515 | | |94 |519 |
|45 |515 | | |95 |520 |
|46 |515 | | |96 |520 |
|47 |515 | | |97 |520 |
|48 |515 | | |98 |520 |
|49 |515 | | |99 |520 |
|50 |515 | | |100 |520 |


ETAPA 3

Tabelas de frequência absoluta e relativa dos 100 pacotes de café de 500 gramas.































ETAPA 4

Variável Peso

Média = o peso médio é de 515,71

FÓRMULA EXCEL

=MÉDIA(B1:B100)



Mediana = o peso do meio 515

FÓRMULA EXCEL

=MEDIANA(B1:B100)



Moda = peso que aparece com maior frequência 518

FÓRMULA EXCEL

=MODA(B1:B100)



Variância = 4,9859

FORMULA EXCEL

=SOMA((B1:B100-MÉDIA(B1:B100))^2)/(CONT.NÚM(B1:B100)) ou

=VAR.P(B1:B100)



Desvio Padrão = dispersão dos dados ao redor da média 2,232912896

FORMULA

=SOMA((B1:B100-MÉDIA(B1:B100))^2)/(CONT.NÚM(B1:B100))^(1/2) ou

=DESVPAD.P(B1:B100)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (138.8 Kb)   docx (37.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com