TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO BANCO DO BRASIL

Por:   •  25/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  4.229 Palavras (17 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

ANALISE DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL DO BANCO DO BRASIL

Lucimara Ferrari Oyafuso (AEMS) ferrarilu2003@yahoo.com.br

Diego Gilberto Ferber Pineyrua (FUNEC) dferber15@hotmail.com

Barbara Regina Lopes Costa (FAE – Centro Universitário) babhy@terra.com.br

RESUMO

Este artigo contribui com os estudos realizados sobre o desenvolvimento sustentável, um dos pilares para o crescimento econômico e social. A sustentabilidade implica em uma ruptura com o atual padrão de desenvolvimento, por inter-relacionar justiça social, qualidade de vida e equilíbrio ambiental. Dentro desta perspectiva a instituição Banco do Brasil criou o programa Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) para capacitar e desenvolver produtores rurais a buscarem a sustentabilidade de seu negócio. Este estudo tem em vista identificar se os objetivos do DRS do Banco do Brasil estão sendo atingidos. Para a realização da pesquisa, de cunho descritivo, fundamentou-se em uma revisão da literatura, seguido de um levantamento de dados junto ao Banco do Brasil, para identificar os objetivos do programa especificamente para uma atividade de produção da pecuária leiteira, e por fim foi realizada uma entrevista com um produtor de laticínios participante do projeto, na cidade de Três Lagoas / MS. Foi constato que as ações estratégias de cada objetivo não estão sendo cumpridas em sua totalidade devido a burocracia existente nas relações com outras entidades e alguns outros objetivos deve-se ao fato do participante estar a menos de um ano no projeto, sendo que a meta é de cinco anos para atingir os objetivos determinados.  

Palavras-Chaves: Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Desenvolvimento Regional.

INTRODUÇÃO

Atualmente vive-se o medo da escassez dos recursos naturais, uma vez que a humanidade depende diretamente esses recursos para a sua sobrevivência. A sociedade moderna esta inserida em um contexto de consumo de bens e serviços que aumentam exponencialmente o processo de degradação do meio ambiente, por este fato o termo ‘sustentabilidade’ que é um conceito sistêmico, diretamente ligado à continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da natureza humana, vem se fazendo presente no cotidiano social.

Os princípios atuais de desenvolvimento sustentável foram abordados entre os anos 60 e 70 por Herman Daly e Barbara Ward, e descritos pelo relatório de Brundtland: “O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que atende as necessidades do presente sem comprometer a habilidade das gerações futuras de atender suas necessidades”. (MCINTOSH et al, 2001, p. 108).

O momento atual é caracterizado pela necessidade de mudanças e pela busca de novos caminhos que conduzam à manutenção deste crescimento acelerado, de forma a atender a população sem esgotar os recursos naturais ainda existentes. Sendo altamente desejável o desenvolvimento sustentável é um objetivo a ser alcançado a longo prazo e que depende de grandes mudanças nas formas atuais de produção e consumo de bens, o alcance das condições sustentáveis para o meio ambiente é de responsabilidade de produtores e consumidores (Manzini & Vezzolli, 2005). Segundo Buttel (1993), o desenvolvimento sustentável refere-se aos processos de mudanças sociopolíticas, socioeconômicas e institucionais, que visam assegurar a satisfação das necessidades básicas da população e a equidade social, tanto presente quanto futuro, promovendo oportunidades de bem estar econômico que, além do mais, sejam compatíveis com as circunstancias ecológicas no longo prazo.

É muito difícil separar a atividade de produção com a atividade de consumo, quando o único objetivo é a sustentabilidade, e a preocupação com este tema é evidenciado por muitas empresas de diferentes ramos de atividades, que se empenham em criar e executar projetos que proporcionem um melhor e mais consciente aproveitamento dos recursos. Como exemplo e objeto de estudo deste artigo o programa de Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) do Banco do Brasil, em Três Lagoas / MS, com a pecuária leiteira.

A palavra desenvolvimento tem um amplo significado, podendo ser o desenvolvimento do ser humano, de um país, de uma determinada região, de um projeto, de um produto, ou seja, pode ser empregada a vários temas e contextos. Por isso, se torna difícil chegar a uma real definição do que possa ser ‘desenvolvimento’, no entanto, o fato de não conseguir a chegar a tal definição não quer dizer que ela não exista ou que seja um conceito irrealizável (RIST, 2002). Segundo (FISCHER, 2002) o desenvolvimento é uma rede de conceitos que podem estar diretamente associados como, atualmente, aos adjetivos local, integrado e sustentável, e mais recentemente ao regional e territorial.

O modelo de crescimento econômico contemporâneo gerou desequilíbrios, se por um lado possibilitou fartura, riqueza, conforto e conveniência, pelo outro lado gerou a miséria, a degradação ambiental e a poluição. Perante esta constatação, tem-se a idéia de desenvolvimento sustentável, que busca conciliar o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental e o fim da pobreza. A problemática da sustentabilidade assume um papel no centro da reflexão sobre desenvolvimento, onde é necessário que estes dois objetivos sejam unidos para que se possa alcançar o desejado desenvolvimento sustentável.

Com esta perspectiva, o programa Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS) do Banco do Brasil é uma estratégia que tem como objetivo implementar uma nova forma de atuar junto às comunidades. Visa promover a geração de trabalho e renda de forma sustentável, inclusiva e participativa, considerando-se, nesse processo, as características locais, de natureza econômica, social, ambiental, institucional, política e cultural, captando parceiros que possam colaborar e viabilizar recursos para que o programa seja executado com minúcia. Desta forma, a organização assume obrigações de caráter moral, que pode contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade.

Diante do exposto, o problema de pesquisa a ser estudado é: o DRS do Banco do Brasil esta sendo um programa que gera uma melhor qualidade de vida para os participantes ou apenas uma ferramenta de melhoria da atividade produtiva?

O objetivo geral deste trabalho é identificar se os objetivos do Programa DRS do Banco do Brasil, em Três Lagoas / MS, estão sendo atingidos. E os objetivos específicos são:

- Descrever o projeto DRS.

- Analisar as ações estratégicas que estão sendo implantadas.

- Identificar os resultados atingidos com os participantes/beneficiários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (211.5 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com