TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DO PROJETO DE CONSTRUÇÃO DA PONTE MILLAU

Por:   •  5/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  2.094 Visualizações

Página 1 de 2

ANALISE DO PROJETO DE CONSTRUÇÃO DA PONTE MILLAU

A Ponte Millau construída no sul da França foi mais que uma solução para o transito local, se tornou uma obra conhecida mundialmente pela sua beleza e grandiosidade. Projetada pelo arquiteto inglês Norman Foster e pelo engenheiro francês Michel Verlogeux, considerada a mais alta ponte estaida do mundo, com 343 metros de altura.

Antes de sua construção o trafego de veículos entre Paris e Barcelona tinha de ser feito pelo vale do rio Tarn, causando assim grandes transtornos e congestionamentos na pequena cidade de Millau. Agora a ponte faz a ligação entre as cidades, diminuindo assim o tempo de viagem e o grande fluxo de automóveis.

O projeto surgiu em 1989, 12 anos antes do início das construções, e parecia um sonho impossível. As obras da Ponte Millau começaram em 10 de Outubro de 2001 e teve duração de 38 meses, sendo concluída em tempo recorde. Foi inaugurada no dia 14 de Dezembro de 2004 (entregue em menos de 4 anos) e aberta ao público no dia 16 de dezembro de 2004.

A Ponte Millau é um projeto ousado e moderno, de arquitetura única devido a construção do tabuleiro ter sido realizada em solo e depois deslocada de torre em torre. Esse deslocamento foi feito através de algumas máquinas chamadas de “Sliders” (deslizadoras em português) e contou com mais oito torres temporárias, construídas com aço, provendo sustentação adicional.

O projeto é conduzido por meio de uma série de tarefas interligadas. Os 7 pilares que compõem a ponte levam uma quantidade muito grande de concreto e a obra contou com uma fábrica de cimento no próprio local, o que economiza tempo. A construção dos passadiços em aço, ao invés de construir os acessos acima dos pilares, onde seria inviável devido a altura entre os pilares e o chão. Inserção dos passadiços acima dos pilares, onde foi necessário muita precisão e cálculos milimétricos para não haver divergências de espaço. Inserção de duas torres de aço acima de cada pilar, ambas sustentadas por cabos de aço e sistemas hidráulicos capazes de levantar 1000 toneladas.

Nos pilares foram utilizadas 200 mil toneladas de concreto e 19 mil toneladas de barras de aço. Para fabricação dos passadiços, foram necessárias 36 mil toneladas de aço. Na pista foram utilizadas 10 mil toneladas de asfalto. Além disso, para construção da parte estaiada da ponte, foram utilizadas 5 mil toneladas de aço. Aproximadamente 520 pessoas trabalharam na construção da ponte.

Enquanto os pilares eram construídos, a empresa EIFFEL fabricava os passadiços. Quando os pilares finalmente alcançaram a altura especificada, os passadiços já estavam prontos, sendo necessário apenas o transporte até o local da ponte e inserção sobre os pilares.

REFERENCIA:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com