TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DA PONTE MILLAU

Por:   •  2/7/2018  •  Resenha  •  430 Palavras (2 Páginas)  •  747 Visualizações

Página 1 de 2

ANALISE DA CONSTRUÇÃO DA PONTE MILLAU

A ponte Millau construída na França foi uma solução para o transito local na cidade, a obra se tornou mundialmente conhecida pela sua beleza e grandiosidade. Projetada pelo arquiteto Norman Foster e pelo engenheiro Michel Verlogeux, considerada a ponte estaida mais alta do mundo, com aproximadamente 343 metros de altura.

Antes da sua construção o trafego de veículos entre as cidades de Paris e Barcelona tinha de ser feito pelo vale do rio Tarn, causando um grande transtorno e congestionamentos na pequena cidade de Millau. Com a ligação que a ponte proporcionou entre as cidades, diminuiu o tempo de viagem e grande fluxo de automóveis na cidade de Millau.

O projeto surgiu em 1989, proximamente 12 anos antes do início das construções, e parecia um sonho impossível por conta das dificuldades do local a ser construída. As obras da ponte Millau começaram em outubro de 2001 e teve duração de 38 meses, sendo concluída em tempo recorde. Foi inaugurada e aberta ao público em dezembro de 2004 (entregue em menos de anos).

A ponte Millau é um projeto ousado e moderno, de arquitetura única devido a construção do tabuleiro ter sido realizada em solo e depois deslocada de torre em torre. Esse deslocamento foi feito através de algumas maquinas deslizadoras e contou com mais oito torres temporárias, construídas com aço, provendo sustentação adicional.

O projeto é conduzido por meio de uma série de tarefas interligadas. Os 7 pilares que compõem a ponte levam uma quantidade muito grande de concreto e a obra contou com uma fábrica de cimento no próprio local, o que economiza tempo. A construção dos passadiços em aço, ao invés de construir os acessos acima dos pilares, onde seria inviável devido à altura entre os pilares e o chão. Inserção dos passadiços a cima dos pilares, onde foi necessário muita precisão e cálculos milimétricos para não haver divergências de espaço. Inserção de duas torres de aço acima de cada pilar, ambas sustentadas por cabos de aço e sistemas hidráulicos capazes de levantar 1000 toneladas.

Nos pilares foram utilizadas cerca de 200 mil toneladas de concreto e cerca de 19 mil toneladas de barras de aço. Para fabricação dos passadiços, foram necessárias cerca de 36 mil toneladas de aço. Na pista foram utilizadas 10 mil toneladas de asfalto. Além disso, para construção da parte estaiada da ponte, construção da ponte.

Enquanto os pilares eram construi-los, a empresa EIFFEL fabricava os passadiços. Quando os pilares finalmente alcançaram a altura especificada, os passadiços já estavam prontos, sendo necessário apenas o transporte até o local da ponte e inserção sobre os pilares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com