TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE E DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  50.489 Palavras (202 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 202

[pic 1]

”CURSO GESTÃO FIANCEIRA”

4º semestre

ANÁLISE E DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

Professor : Claudio Cavalcanti

Katia Regina Kruger de Paula.......................................matric.:201309091498

Cotia

2015

  1. INVESTIGAÇÃO/PESQUISA DE INFORMAÇÕES (10 horas)

O aluno deverá realizar uma investigação/pesquisa para responder ao questionário previamente elaborado, amparado em bibliografia sobre as temáticas propostas ou sites da internet.

QUESTÕES:

  1. Qual o responsabilidade dos profissionais responsáveis pela elaboração e publicação das Demonstrações Financeiras?

DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS

De acordo com o artigo 176 da Lei nº 6.404/1976, com as alterações introduzidas pela Lei nº 1.638/2007, e a Lei nº 11.941/2009, ao fim de cada exercício social, a pessoa jurídica deverá elaborar, com base na escrituração comercial da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia e as mutações ocorridas no exercício:

a) balanço patrimonial;

b) demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

c) demonstração do resultado do exercício; e

d) demonstração dos fluxos de caixa; e

e) se companhia aberta, demonstração do valor adicionado.

A companhia fechada com patrimônio líquido, na data do balanço, inferior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais) não será obrigada à elaboração e publicação da demonstração dos fluxos de caixa.

RESPONSÁVEIS PELA ESCRITURAÇÃO

A escrituração da pessoa jurídica ficará sob a responsabilidade de profissional qualificado (Contador ou Técnico em Contabilidade), nos termos da legislação específica, que deverá assinar junto com os administradores, sócios-gerentes ou titular da empresa individual, as demonstrações financeiras obrigatórias, com a indicação do seu número de registro no Conselho Regional de Contabilidade (Arts. 1.177 e 1.178 do Código Civil, art. 268 do RIR/1999 e § 4º do art. 177 da Lei nº 6.404/1976).

Nas localidades em que não houver profissional habilitado, a escrituração contábil poderá ficar a cargo do próprio contribuinte ou de pessoa por ele designada. Ressalte-se, no entanto, que a designação de pessoa não habilitada profissionalmente não eximirá o contribuinte da responsabilidade pela escrituração (§ 1º do art. 268 do RIR/1999).

Desde que legalmente habilitado para o exercício da profissão como técnico em Contabilidade ou Contador, o titular da empresa individual, o sócio, acionista ou diretor da sociedade pode assinar as demonstrações financeiras da empresa e assumir a responsabilidade pela escrituração (§ 2º do art. 268 do RIR/1999).

RESPONSABILIDADE DOS PROFISSIONAIS

Os contabilistas, dentro do âmbito de sua atuação e no que se referir à parte técnica, serão responsabilizados, juntamente com os seus contribuintes, por qualquer falsidade dos documentos que assinarem e pelas irregularidades de escrituração praticadas no sentido de fraudar o Imposto de Renda (§ 1º do art. 819 do RIR/1999).

Estão dispensadas da exigência acima as pessoas jurídicas domiciliadas em localidades onde não houver profissional devidamente habilitado (art. 821 do RIR/1999).

Verificada a falsidade do balanço ou de qualquer outro documento de contabilidade, assim como da escrita dos contribuintes, o profissional que houver assinado tais documentos será declarado sem idoneidade para assinar quaisquer peças ou documentos contábeis sujeitos à apreciação dos órgãos da Secretaria da Receita Federal, por ato de Delegado ou Inspetor da Receita Federal, independentemente de ação criminal que no caso couber (Art. 820 do RIR/1999).

Fundamentos legais: os citados no texto.

  1. Qual a importância da análise e do analista das Demonstrações Financeiras  para fins de Mercado de Capitais?

A análise da demonstração financeira de empresas de qualquer ramo de atividade geralmente indica os pontos fracos e fortes do seu desempenho operacional e financeiro. A informação de uma análise financeira pode ser utilizada para melhorar o desempenho. Além disso, as análises das demonstrações financeiras podem ser usadas para prever como as decisões estratégicas, ou a expansão das atividades econômicas de uma empresa, são capazes de afetar os desempenhos financeiros futuros.

É fundamental, para o processo de análise de demonstrações financeiras, conhecer a empresa (mercado de atuação) e as características do setor de atividade. Além disso, é necessária a separação dos dados, combinando-os adequadamente, a fim de viabilizar sua interpretação, de acordo com o objetivo previamente estabelecido. As demonstrações financeiras que estão dentro das normas e princípios contábeis geralmente aceitos fornecem uma serie de dados sobre a empresa em determinado período. O analista financeiro se preocupa com as demonstrações financeira que, por sua vez, procuram transformar os dados em informações que possibilitem tirar conclusões sobre a empresa em análise.

Objetivos da Análise das Demonstrações Financeiras

As informações da análise das demonstrações financeiras são utilizadas, pelos gestores, para melhorar o desempenho operacional; pelos credores, para avaliar a probabilidade de receber a remuneração do capital emprestado; pelos acionistas, para projetar lucros, dividendos e os preços das ações no mercado. Se o objetivo do gestor é maximizar o valor da empresa, ele deve se aproveitar dos pontos fortes dela e, ao mesmo tempo, corrigir as fraquezas. A análise de demonstrações financeiras fornece informações para proporcionar condições, visando; (1) comparar o desempenho da empresa com o desempenho de outras do mesmo setor de atividades e (2) avaliar tendências nas operações ao longo do tempo. Os estudos de análise de demonstrações financeiras auxiliam o gestor a identificar deficiências, e então empreender ações para melhorar o desempenho da empresa.

Está sob as responsabilidades de um Analista de Controladoria Pleno realizar cumprimento de obrigações assessórias em geral, contabilidade gerencial e de gestão empresarial, responder pelo planejamento e controle, fazer análise das demonstrações contábeis e financeiras, fluxo de caixa, fazer elaboração de relatórios gerenciais, avaliação de desempenho, sistema de informação gerencial e orçamentos, responder pela controladoria, implantação de sistema integrado, revisão de normas e procedimentos internos, avaliação de riscos, controle de empréstimos BNDEs, adiantamentos diversos (fornecedores / obras e funcionários), fazer a revisão de controle das transferências, realizar baixas de ativos e conferência da parametrização atual do sistema, se responsabilizar pelo preparo de relatório trimestral para a companhia aberta conforme o regulamento CVM (balanço, DRE, DVA, fluxo de caixa, DMPL e nota explicativa), fazer a validação de publicação de demonstração financeira, a consolidação de reporte de controladoria no exterior, realizar o preparo de relatório ITR e DFP para a apresentação ao mercado, prestar atendimento a auditoria externa, ser responsável pelo processo de custo (fechamento de custos industriais), inventário e contagem de estoque, responder pela precificação final do produto, orçamento, budget e forecast, realizando a análise de investimento entre outras atividades. .....................................................................                 
Para que o profissional tenha um bom desempenho como 
Analista de Controladoria Pleno além da graduação é essencial que possua conhecimentos em regras e em reporte da CVM, possuir habilidades com cálculos e operação de planilhas em Excel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (314 Kb)   pdf (715.3 Kb)   docx (293.5 Kb)  
Continuar por mais 201 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com