TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA POLÍTICA DE BENEFÍCIOS

Por:   •  10/4/2017  •  Artigo  •  5.202 Palavras (21 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 21

1

ANÁLISE DA POLÍTICA DE BENEFÍCIOS DA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA X.

RESUMO: O presente artigo foi desenvolvido com o objetivo de analisar a política de benefícios oferecidos pela instituição financeira X e verificar se estes são fatores de atração e retenção de talentos na instituição. Trata-se de uma pesquisa exploratória, utilizando como embasamento teórico a pesquisa bibliográfica. Para levantamento dos dados quantitativos foram aplicados questionários autorespondidos com formulário estruturado aos colaboradores da organização. Os principais resultados encontrados permitem inferir que os benefícios oferecidos pela instituição financeira X atraem as pessoas e as motivam a permanecer na organização. Palavras-chave: Remuneração; Benefícios; Motivação. ABSTRACT This article was developed with the aim of analyzing the policy benefits offered by the financial institution X and verifies that these are factors of attraction and retention of talent in the institution. This is an exploratory, quantitative research, using the theoretical background to literature. For data collection 16 questionnaires to employees of the organization were applied. The main results allow us to conclude that the benefits offered by the financial institution X attract people and motivate them to remain in the organization. Keywords: Remuneration - Benefits - Motivation.

1 INTRODUÇÃO As organizações estão situadas em um ambiente mutável e competitivo, por isso precisam se adaptar constantemente e alocar seus recursos de maneira eficaz. Tais recursos: financeiros, tecnológicos, materiais e humanos são essenciais para a execução e manutenção das atividades da empresa. Porém, atualmente, a preocupação está concentrada na gestão de recursos humanos que merecem medidas e alternativas específicas. Os recursos humanos tornaram-se elementos primordiais para o alcance de resultados, uma vez que possuem conhecimentos, competências e habilidades necessárias para a realização de tarefas mais eficientes. Os gestores atraem esses profissionais por meio dos seus sistemas de remuneração, todavia, estes muitas vezes não são suficientes para suprir suas necessidades, retê-los e motivá-los. Ressalta-se que nem sempre aumentar o salário é a solução mais adequada e rentável. Como estratégia para solucionar esse problema, os gestores optam pela remuneração variável, que é definida como formas diferentes de recompensar e complementar o salário, oferecendo aos seus talentos vantagens e serviços adicionais, os planos de benefícios sociais. Eles complementam a remuneração e proporcionam bem-estar e qualidade de vida, tanto no ambiente interno quanto externo da organização. Além disso, ainda funcionam como uma estratégia de marketing e agregam valor ao programa de responsabilidade social empresarial ao atingir a comunidade ao seu redor. É precípuo que o gestor conheça alternativas para alinhar seus colaboradores aos objetivos e estratégias organizacionais, despertando sentimentos de satisfação e comprometimento para transformar a empresa em local agradável e produtivo. Diante desse contexto, o presente artigo propõe analisar a política de benefícios da instituição financeira X no município de Brasília de Minas- MG com o intuito de identificar os benefícios oferecidos pela instituição aos colaboradores, verificar a relação entre benefícios e atração de pessoas e, analisar se os benefícios são fatores que motivam os colaboradores a permanecerem na organização. Através desses objetivos propostos, despertou-se a seguinte inquietação: os benefícios oferecidos pela instituição financeira X são elementos de atração e retenção de pessoal?

2 REFERENCIAL TEÓRICO

Os seguintes tópicos estão destinados à fundamentação teórica do presente artigo e discorre acerca da gestão de pessoas, recompensas, remuneração, benefícios e motivação. 2.1 Gestão de pessoas As organizações são constituídas por pessoas e por isso são vistas como sistemas sociais, onde há interação entre os indivíduos e empresa. Essa interação é essencial para o bom relacionamento de ambos, sendo que um necessita do outro para alcançar o que se almeja. O alcance dos objetivos de maneira mais eficiente e eficaz difere em todas as organizações, entretanto, elas se concentram com maior ênfase naqueles recursos que lhe são mais problemáticos, difíceis e escassos. Talentos humanos são fundamentais para o sucesso organizacional, e retê-los está cada vez mais difícil, havendo uma verdadeira guerra para conquistar e manter talentos. (Chiavenato, 2009) Segundo Guirro,Jardinette e Gasparotte (2009) a administração de recursos humanos refere-se: As práticas e políticas necessárias para conduzir os aspectos relacionados às pessoas no trabalho de gerenciamento, especificamente a contratação, ao treinamento, a avaliação, a remuneração e ao oferecimento de um ambiente bom e seguro aos funcionários da empresa (GUIRRO; JARDINETTE; GASPAROTTE, 2009, p. 2).

O funcionamento das organizações depende das atividades desenvolvidas pelas pessoas, que se forem consideradas como tal significa dotá-las de personalidade, individualidade, valores, entre outras características próprias de cada ser.Já considerar pessoas como recursos é dotá-las de habilidades, conhecimentos e competências. Atualmente, as organizações têm se preocupado com ambas as interpretações, rompendo com a maneira tradicional de tratar as pessoas somente como recursos produtivos. Uma gestão adequada, do ponto de vista de recursos humanos, não é aquela que atrai e retêm aplicando os recursos humanos essenciais, e sim aquela que os mantêm na organização satisfeitos (CHIAVENATO, 1999). A administração de recursos humanos (ARH) surgiu como uma necessidade que as organizações tiveram com o seu crescimento e complexidade das tarefas organizacionais, tendo esta que adequar seus subsistemas da aplicação, da manutenção e do desenvolvimento das pessoas nas organizações, para envolver assim atividades de atrair, manter e melhorar a integração entre elas (CHIAVENATO, 1999; 2011). No contexto far-se-á o aprofundamento do subsistema de manutenção, considerando que “manter e reter talentos na organização requer a criação de um ambiente agradável, receptivo, saudável e seguro, remuneração interessante e benefícios sociais perfeitamente adequados às necessidades das pessoas” (CHIAVENATO, 2004, p.7). 2.2 Recompensas As pessoas trabalham por inúmeras razões e esperam de alguma forma serem recompensadas pelo esforço despendido. Assim, o processo de recompensar as pessoas apresenta-se como um fator de incentivo e motivação dos funcionários da organização. Esse processo atende

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.1 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com