TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE

Por:   •  23/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A SOCIEDADE E O MEIO AMBIENTE

Santo Antônio de Jesus

2014

[pic 2]

UNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS

Curso: BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE A SOCIEDADEE O MEIO AMBIENTE

[pic 3]

Santo Antônio de Jesus

2014


QUESTÃO 01 (valor 1,0)

O planeta está exigindo um novo ser humano, mais participante, atento e solidário, que consiga desfrutar de todo o progresso que conquistou, mas causando menos impacto ao sistema Terra.  Essa crise exige uma profunda discussão filosófica, uma reavaliação sobre o que somos nós, o que significa progressos e quais são as verdadeiras riquezas da humanidade. E você? Qual o seu papel como indivíduo e como profissional da área de serviço social em relação à questão ambiental?

R- O meu papel enquanto indivíduo acerca da preservação do meio ambiente é me conscientizar acerca das melhores maneiras de cuidar do meio ambiente e administrar seus recursos de forma sustentável, através de mudanças que viabilizem o uso racional da água, a economia de energia elétrica, a separação do material do lixo para serem coletados seletivamente, trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes compactas, utilizar menos veículos que consomem combustíveis e optar em caminhar, andar de bicicleta, reciclar e reutilizar artefatos, plantar árvores e refletir sobre o exagero do consumo injetado pelos meios de comunicação.

Como futura assistente social, posso exercer o papel de educadora ambiental, pois o Serviço Social, tem como uma de suas atribuições orientar os indivíduos em prol da melhoria da qualidade de vida das pessoas, do seu acesso aos direitos sociais e, neste caso, disseminar conhecimento e informações acerca de como os cidadãos podem melhor relacionarem-se com o espaço socioambiental, conservando os recursos naturais ainda disponíveis no meio ambiente.

QUESTÃO 02 (valor 1,0)

Este questão se propõe a discutir a questão do consumo e seus impactos sobre o meio ambiente. Para isso podem ser levantadas algumas questões: de que forma nossa conduta individual interfere no meio ambiente através do consumo? O que podemos fazer para minimizar os impactos?

Para fundamentar sua resposta, Indicamos uma reportagem do globo ecologia sobre este tema.

Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=IHYISvN_egk

Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=W2t1y5oq96A&feature=related

R- O consumo é necessário, porém deve ser realizado de forma responsável, pois a sociedade capitalista nos estimula a comprar tudo, o tempo todo, mesmo que não estejamos realmente necessitados. O que ocorre é que geramos um maior acúmulo de lixo, que muitas vezes contem materiais de difícil decomposição, causando desta forma, problemas ambientais como enchentes, poluição, doenças.

Cada um de nós, indivíduos, não podemos viver indiferentes à crise que o meio ambiente vem enfrentando, não podemos ser negligentes, mas devemos mudar de atitudes, construir novos hábitos que permitam evitar desperdícios, cobrar dos órgãos responsáveis medidas de redução do uso de matérias-primas naturais, devemos exigir a mudança de ação das empresas para que estas cumpram com as suas responsabilidades ambientais; devemos consumir produtos ecologicamente corretos, pois assim estaremos fazendo a nossa parte e estimulando outras pessoas a mudarem as suas mentalidades em prol do desenvolvimento sustentável.

 QUESTÃO 03 [pic 4]

A alternativa corretas é a propostas E. Você deverá analisar as alternativas INCORRETAS ( a, b, c,  d) explicando porque elas não atendem aos princípios da Educação Ambiental

R- Fica claro que a resposta correta e a letra   E   pois as demais não oferecem ações conservadoras para as áreas naturais, porque é a única que se refere a educação ambiental de acordo com os princípios acima mencionados, vez que aborda a difusão dos saberes e conhecimentos voltados para a conservação dos recursos naturais dispostos na área de aproveitamento da Hidroéletrica de Belo Monte. Por isso, as demais não estão corretas.

O foco da educação ambiental e propagar o conhecimento de tal forma a possibilitar a realização das ações de conservação do meio ambiente e desenvolver ações focando o uso racional dos recursos naturais.

QUESTÃO 04 QUESTÃO 04 (valor 1,5)

Leia os textos:

Texto 01

É certo que está chegando ao nível máximo da capacidade mundial de produção de alimentos, moradia e demais produtos. No ritmo em que a população continua crescendo os recursos naturais (água potável, terras cultiváveis e minerais) vão se esgotando. Assim chega-se à problemática de como será possível suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com