TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS O RESTAURANTE

Por:   •  14/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.458 Palavras (6 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 6

DIANA

ANÁLISE FINANCEIRA:

Ryori Restaurante e Choperia

foi entrevistada a micro empresa RYORI RESTAURANTE E CHOPERIA, com o objetivo de coletar informações sobre a administração financeira e gestão de custos da empresa, a fim de analisar, identificar e orientar sobre possíveis problemas.

TITULO

ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES COLETADAS

O RESTAURANTE

O Restaurante e Choperia Ryori é uma micro empresa, no setor de comércio alimentício, situada na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, ES. Está no mercado a menos de um ano, possui cinco funcionários, e por ser uma micro empresa, segue uma estrutura simples.

CUSTO DE OPURTUNIDADE

Foi realizado uma análise de custo de oportunidade e a empresa optou por trabalhar com comida japonesa, self-service ou a la carte.

Fluxo de caixa

A empresa trabalha com orçamento de caixa e previsão de flutuações. O fluxo de caixa é construído a partir de informações conhecidas e projetadas, resultando numa demonstração visual de todas as entradas e saídas de recursos financeiros distribuídos. O orçamento é feito através de um sistema bem simples de computador. Também é feito um acompanhamento mensal e diário do fluxo de caixa projetado.

Os custos, as despesas

Os custos, as despesas e os resultados verificados em períodos anteriores servem de primeira base para o orçamento, pois essas verificações dão uma ideia de como está o andamento da empresa, se estão evoluindo ou retrocedendo, mas também são levadas em conta as questões pertinentes a validade, visto que muitas coisas podem mudar com a politica e até mesmo com a concorrência, ou aumento da inflação por exemplo, deixando assim todos os fechamentos de um outro período inválidos para servir de exemplo

ANDERSON

O Faturamento

O faturamento gira em torno dos 50 mil. Porém, a empresa ainda não obtém lucro significativo, pois, por ser nova no mercado ainda está se pagando.

Sistema de Custeio de Absorção

Outro aspecto, é que a empresa trabalha com o sistema de custeio de absorção que traduz de uma forma simplificada de apuração os valores efetivamente gastos no processo produtivo, isto é,  o sistema que apura o valor dos custos dos bens ou serviços, tomando como base todos os custos da produção incluindo os custos diretos, indiretos, fixos e variáveis.  

Custos Fixos da Empresa:

•        Aluguel

•        Água / luz / telefone

•        Pró-labore

•        Salários + encargos

•        Despesas com marketing

•        Contador

custos variáveis

Isso sem contar o salário do proprietário, que também precisa se sustentar e manter o restaurante aberto, além dos custos variáveis, que são:

•                       Matéria-prima

•                       Gás, para manter o fogo aceso

•                       Embalagem, nos casos de pratos para viagem

•                       Impostos sobre as vendas

•                       Comissões ou gorjetas

•                       Entregas, que incluem motoboy e combustível

•                       Despesas financeiras, como pagamento de taxas de cartões de                            crédito e de débito

•                       Manutenção de equipamentos

MARTA ( 1 / 2)

Perdas e desperdícios

Perdas e desperdícios precisam ser considerados, pois apesar da atenção ao prazo de validade, alguma coisa sempre vai estragar. Ao final do mês a receita é dividida nessa ordem: Fornecedores - Impostos - Despesas fixas e o que sobrou é o - Lucro.

Mercado finaceiro

Dentre os tributos recolhidos pela empresa estão IPTU, IPVA, IPI e PIS. Mas a empresa tem um contador que mediante elisão fiscal, trabalha com o objetivo de diminuir a incidência dos impostos em suas mercadorias, principalmente na compra de matéria-prima e sua transformação, evitando-se assim altos impostos.

A empresa faz comparativos mês a mês com relação a produção e lucratividade. Por ser uma empresa pequena no mercado e ainda com pouco lucro para abrir o capital, não participa no Mercado Financeiro e de Capitais. Também, ainda não possui uma estratégia de investimento. Investe apenas um percentual do faturamento em ações de marketing.

A principal ferramenta para melhorar sua competitividade é o controle de custos, sendo uma importante ferramenta de inovação presente na gestão estratégica.

NOEDSON

IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS

detalhes do orçamento é insuficiente

Através da entrevista realizada, pode se notar que o nível de detalhes do orçamento é insuficiente para orientar as ações gerenciais, algumas coisas passam despercebidas e sem que seja feita a projeção no orçamento, o que causa dúvida em questão ao faturamento.

        Também, o marketing não é muito utilizado. A empresa não costuma fazer investimentos. Apesar de trabalhar com contas bancárias, não costuma utilizar de financiamentos para implantação de melhorias.

Desperdícios

Como a empresa também trabalha com a modalidade de atendimento self-service ou “buffet”, por quilo ou por preço fixo, a importância dos desperdícios é indiscutível, uma vez que o número de clientes diários é muito relativo. Desta forma, a quantidade de comida é difícil de ser planejada, podendo sobrar pouco, exigindo habilidades rápidas de reposição pela falta, ou também pode ocorrer muita sobra. Com isso, os desperdícios geram um valor muito elevado, afetando consideravelmente os custos finais e a sobrevivência da empresa, uma vez que não podem ser repassados aos clientes e nem elevar excessivamente o custo da refeição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com