TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE BALANÇOS PATRIMONIAIS E DEMONSTRAÇÕES DE RESULTADO DE EXERCÍCIO, ASSIM COMO INTERPRETAÇÃO DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO DE UMA ORGANIZAÇÃO

Por:   •  7/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.707 Palavras (15 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 15

1 INTRODUÇÃO

Nos dias de hoje, uma das preocupações dos administradores refere-se à alta carga tributária que incide sobre os produtos, uma vez que os tributos resultam no aumento dos custos e, consequentemente, diminuem a margem de lucro.

A Legislação Tributária se torna cada vez mais extensa e complexa devido às mudanças e criações de novas Leis e Decretos. Diante disto, através de seus administradores, as empresas buscam traçar planos para conseguir preservar os seus objetivos específicos, estabelecendo maneiras de alcançá-los.

A gestão de qualquer empresa é um processo complexo, que exige do seu gestor, conhecimentos em áreas diversas. Entre estas, podemos citar os conhecimentos de contabilidade, matemática financeira e planejamento estratégico como determinantes para a continuidade e melhoria nas operações.

Assim, abordaremos neste trabalho a importância e as maneiras de análise patrimonial, assim como o Planejamento Tributário e a Matemática Financeira, utilizando destes recursos para diminuir os custos finais de um determinado produto, aumento também a competitividade, como um instrumento de preparação para a recepção de mudanças que possam surgir e também como uma tentativa de antecipá-las.

Ademais, abordaremos os benefícios que podem ser alcançados ao final da execução do planejamento, dentre eles: a redução na carga tributária e a otimização de seus resultados. Falaremos dos aspectos relacionados ao controle patrimonial e relatórios de contabilidade, à análise de investimentos, além de cálculos de matemática financeira fundamentais para os gestores. Analisaremos como este conjunto de matérias e informações influi nos resultados de uma empresa, quais os principais aspectos e cuidados a se tomar.

2 CONTABILIDADE APLICADA Á ADMINISTRAÇÃO

2.1 OBRIGATORIEDADE DE PUBLICAÇÕES

Conforme proposto no trabalho apresentado, constatamos que a Companhia de Bebidas das Américas – Ambev é uma empresa de capital aberto brasileira, produtora de bens de consumo, denominada Sociedade Anomima. Assim, legalmente falando, atualmente no Brasil, as regras sobre a publicação de balanços contábeis que trata da regulamentação das S.A. (Sociedades Anônimas), também chamadas de Sociedades por Ações. A Lei nº. 6.404, de 15 de dezembro de 1976, em seu artigo 176 da lei diz que, ao fim de cada exercício social, é a que segue:

“a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia”:

I - balanço patrimonial;

II - demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados;

III - demonstração do resultado do exercício; e

IV - demonstração das origens e aplicações de recursos.”

Portanto, diante do exigível em lei, a Ambev tem obrigatoriedade de publicar suas demonstrações contábeis ao final de cada exercício social, em cumprimento ao determinado, por se tratar de uma Sociedade Anônima.

2.2 BALANÇO PATRIMONIAL E DEMONSTRAÇÕES DE RESULTADOS

O conceito de Balanço Patrimonial se constitui na demonstração contábil que se destina a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, em uma determinada data, a posição patrimonial e financeira da empresa.

No balanço patrimonial, as contas são classificadas de acordo com os elementos do patrimônio e agrupadas com a finalidade de facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.

O Balanço Patrimonial é constituído pelo Ativo, que compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros, originados de eventos ocorridos; pelo Passivo, que compreende as origens de recursos representados pelas obrigações para com terceiros, resultantes de eventos ocorridos que exigirão ativos para a sua liquidação, e; pelo Patrimônio Líquido, que compreende os recursos próprios da empresa, e seu valor é a diferença positiva entre o valor do Ativo e o valor do Passivo.

Neste sentido, o artigo 187 da Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, instituiu ainda a Demonstração do Resultado do Exercício.

“A Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses.”

De acordo com a legislação pertinente, as empresas deverão, na Demonstração do Resultado do Exercício, discriminar: a receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos; a receita líquida referente a vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto; as despesas com as vendas, as despesas financeiras, deduzidas das receitas, as despesas gerais e administrativas, e outras despesas operacionais; o lucro ou prejuízo operacional, as outras receitas e as outras despesas; o resultado do exercício antes do Imposto de Renda e a provisão para o imposto; as participações de debêntures, empregados, administradores e partes beneficiárias, mesmo na forma de instrumentos financeiros, e de instituições ou fundos de assistência ou previdência de empregados, que não se caracterizem como despesa; o lucro ou prejuízo líquido do exercício e o seu montante por ação do capital social.

Enfim, podemos concluir que o Balanço Patrimonial apresenta de forma detalhada toda a movimentação financeira da empresa, item a item, e a Demonstração de Resultado apresenta resumidamente o resultado final das informações obtidas no balanço patrimonial, ou seja, se houve lucro ou prejuízo no exercício social analisado.

2.3 ANÁLISE DO BALANÇO PATRIMONIAL

2.3.1 Análise Vertical

Segundo PADOVEZE, 1996, p. 118, a análise vertical se caracteriza como:

“É a análise da estrutura da demonstração de resultados e do balanço patrimonial, buscando evidenciar as participações dos elementos patrimoniais e de resultado dentro do total.”

A ideia da análise vertical busca estabelecer um item como base e, a partir deste ponto, verificar quanto cada um dos demais itens representa em relação ao escolhido para análise. Com base no balanço patrimonial apresentado na proposta de trabalho, referente à empresa Ambev, apresentamos abaixo sua análise vertical, vejamos:

Balanço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (231.1 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com