TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Balanços Patrimoniais e nas Demonstrações de Resultado do Exercício

Por:   •  15/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 3

Análise da Empresa

Este trabalho tem por objetivo analisar e avaliar os resultados financeiros da Arezzo&CO, empresa de capital aberto que é hoje uma das marcas mais reconhecidas no ramo do varejo de calçados femininos fashion da América Latina. Este estudo foi embasado nos Balanços Patrimoniais e nas Demonstrações de Resultado do Exercício referente ao período de 2016 a 2018, publicados no site da Bolsa de valores.

Além disso, para melhor interpretação da real situação financeira da limitada, comparamos seus dados com duas concorrentes do mesmo ramo, a Grendene e Alpargatas, pois dessa forma leva-se em consideração o cenário do ramo em que a mesma está inserida.

Os primeiros parâmetros analisados foram os Índices de Liquidez, os mesmos mostram qual é a capacidade de pagamento, a solvência e a saúde financeira da empresa. Sabendo disso, ao observarmos o Capital Circulante Liquido podemos afirmar que as três empresas não apresentam dificuldades para pagar suas dívidas no período estudado, mas a margem positiva, ou seja, a diferença entre o ativo circulante e o passivo circulante, é a da Arezzo.CO. Os outros índices de Liquidez respaldam esta afirmação, pois todos mostram que a empresa é capaz de honrar com seus compromissos e deveres no curto prazo.

Seguindo com a interpretação dos dados, os Índices de Estrutura de Capital evidenciam a situação patrimonial das empresas. O quociente de endividamento da Arezzo&CO no ano de 2017 teve um aumento considerável, aproximadamente 10%, se comparado a 2016. Entretanto, no ano de 2018 esse valor diminuiu, mostrando que o aumento do endividamento não era uma tendência, mas apenas um período crítico. A Alpargatas apesar de ter uma porcentagem maior de endividamento, também conseguiu diminuir o mesmo, e a Grendene, no mesmo período, conseguiu manter seu endividamento baixo, se comparado as demais, e o mesmo se manteve relativamente estável.

Levando em consideração a qualidade da dívida, ou melhor dizendo sua representação em curto prazo, a Grendene apresentou o maior percentual de dívidas a pagar a curto prazo, e isto é ruim, visto que ela precisou desmonetizar seu caixa de forma rápida. Em contra partida, apesar da Arezzo&CO possuir mais dívidas, a qualidade da mesma é um pouco melhor, pois seu percentual é quase 20% menor.

Fechando a análise dos Índices de Estrutura de Capital, conclui-se que dentre as empresas estudadas, a Grendene é a mais estável, pois ela opera com a menor taxa de capital e terceiros, isso permite que se a dívida a curto prazo for muito nociva, ela consiga buscar soluções no aumento da taxa de capital de terceiros. Na sequência se encontra a Arezzo&CO, que apesar de possuir maior participação de terceiros do que a Grendene, a empresa conseguiu diminuir essa taxa entre 2017 e 2018.

Para concluir a interpretação dos dados levantados, o Índice de Lucratividade e Rentabilidade que representa qual foi a rentabilidade dos capitais investidos nas empresas e a lucratividade das operações realizadas, ou seja, os lucros obtidos após ser descontados os gastos de produção e operacionais. Sabendo que a margem liquida indiretamente desconta todos esses gastos, realizar a interpretação da mesma em um cenário generalizado, como o deste trabalho, é mais significativo.

Dessa forma, percebe-se que a margem líquida de todas as empresas tiveram uma queda,mesmo que seja pequena, o que pode representar um maior gasto com atividades operacionais, além de impostos e gastos com produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com