TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS 5º SEMESTRE

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.540 Palavras (11 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP                                 ADMINISTRAÇÃO[pic 1]

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS

5º SEMESTRE

SANTO ÂNGELO

Abril/ 2015

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo proporcionar uma compreensão da análise de investimentos nas organizações.

No decorrer do trabalho teremos alguns modelos e ferramentas matemáticas para a análise de investimentos.

As organizações em geral precisam manter o sistema de análise de investimentos e sua contabilidade coordenado e integrado com os demais sistemas para produzir informações e tomar as decisões ideais acerca de seu patrimônio, ou seja, para fazer valer a pena o negocio.

Um dos focos é transmitir uma visão crítica sobre a estruturação da analise e utilização das ferramentas, para assim entendermos essas utilidades, limites e possíveis falhas de cada ferramenta, para que possamos aprender a agir de forma correta nas futuras tomadas de decisões.

ETAPA 01

TIPOS DE INVESTIMENTOS

        Tanto para economia quanto para as organizações os investimentos tem uma importância fundamental, pois a economia só aumenta com o fluxo continuo dos investimentos. Assim, faz-se necessário aumentar a produção das fábricas e empresas em geral.

        Segundo Olivo “... a própria sobrevivência das organizações a longo prazo esta condicionada ao volume de investimentos realizado por elas.” Os investimentos dividem-se em três grandes categorias:

Investimentos públicos – estes são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades públicas a fim de gerar bem estar social. Os investimentos públicos em geral não tem por objetivo gerar retornos monetários mas sim retornos sociais. Exemplos hospitais, escolas, saneamento básico entre outros.

Investimentos privados são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Estes investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de quaisquer pais capitalista. Algum exemplo fabrica, serviços particulares, shopping, dentre outros.

Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelos governos ou entidades publicas, e, em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Estes têm como objetivo gerar tanto bem estar para a sociedade como retorno monetário. Alguns exemplos são banco do Brasil e a Petrobras.

        Os investimentos são de suma importância, pois a organização necessita investir. O mercado oferece uma ampla variedade de investimentos para as organizações. Sendo que o administrador deve analisar os investimentos de forma racional, tentando escolher as melhores opções.

        Investimento é o valor que você retira do caixa para investimento inicial ou para pagamento de despesas de manutenção das atividades empresariais, com o objetivo de gerar resultados positivos (lucro) no futuro.

            Quando você realiza um investimento, deseja receber o máximo de retorno que ele pode oferecer. Você já viu o conceito de taxa interna de retorno anteriormente, mas é bom você saber que ela pode ser calculada através da fórmula:

TIR =   Lucro x 12 (meses) x 100
Investimento


           A Análise de Alternativas de Financiamento e Investimento conta com um conjunto de técnicas da Engenharia Econômica que permite a comparação entre alternativas diferentes, de forma científica. Ao permitir que as diferenças sejam explicitadas de forma quantitativa, o conjunto dessas técnicas constitui uma ferramenta da maior utilidade no processo de tomada de decisões de qualquer empresa, independente de porte ou ramo de atividade. 

Veja algumas definições:

TMA: Taxa Mínima de Atratividade, este representa o retorno mínimo exigido em porcentagem para o investidor concordar em realizar o projeto;

VPL: Valor Presente Líquido, este é um método alternativo ao do payback, visando corrigir as principais deficiências apresentadas por este. O VPL calcula o valor presente do fluxo de caixa do investimento.

TIR: Taxa Interna de Retorno, este é um método similar ao VPL, ou seja, utiliza a mesma lógica de calculo, apresenta os resultados em porcentagem e não em valores monetários.

        Pensando nos avanços tecnológicos a escolha de uma loja virtual no ramo de roupas de trabalho na área da saúde, foi o tipo de negocio escolhido.

LOJA ONLINE: www.jalecosdahora.com.br

Nome fantasia: Jalecos da Hora

Razão Social: jalecos da Hora & Art Total Ltda

Endereço: Av. Santa Maria, 2000, Bairro Centro, Santo Ângelo, RS.

- A loja disponibilizara jalecos de oxford e algodão.

-  Masculinos e femininos,

- Tamanhos PP, P, M, G  e GG.

- Valor R$ 60,00 a unidade + frete por conta do cliente.

ETAPA 2

FLUXO DE CAIXA

        As técnicas de analise de investimento se baseiam no conceito de fluxo de caixa, o qual é diferente em relação ao conceito de lucro que é contábil.

        O fluxo de caixa de investimento deverá ser um fluxo de caixa projetado, ou seja, uma estimativa de ganhos ou perdas, uma estimativa de ganhos ou perdas futuras de uma possibilidade futura se este ainda não foi implantado, sendo então uma possibilidade futura.

        A analise de investimento esta diretamente ligada a realizar uma avaliação ao fluxo de caixa do projeto, determinando assim, se o investimento é viável ou não. Já o lucro contábil, só se contabilizam valores já ocorridos. Resumindo então a analise de investimento trata do futuro, já o lucro contábil do passado.

        De acordo com o PLT de analises de Investimento “todas as principais técnicas de analise de investimentos se baseiam no conceito de fluxo de caixa”.

        Independentemente do ramo de atividade da organização, porte ou setor, o fluxo de caixa deve ser utilizado na analise de investimentos.

        Segundo Santi Filho “é possível que uma empresa apresente lucro liquido e um bom retorno sobre investimentos e ainda assim vá a falência. O péssimo fluxo de caixa é o que fracassam”.

        O fluxo de caixa trata-se de uma estimatva futura,,,, assim, cabe a analise de verificar se o investimento ou projeto é viável ou não. As estimativas podem ser alteradas de acordo com o desenvolvimento do projeto, tomando as previsões de fluxos futuros ainda mais próximo a situação real do mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (150.9 Kb)   docx (31.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com