TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO FILME - LARANJA MECÂNICA SOB O FOCO DA TEORIA BEHAVIORISTA

Por:   •  3/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  2.216 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DO FILME “LARANJA MECÂNICA” SOB O FOCO DA TEORIA BEHAVIORISTA.

  1. INTRODUÇÃO

O tratamento utilizado no filme com bases nas teorias comportamentais tem como fundamento o Behaviorismo, que consiste em condicionar o paciente para rejeitar todo comportamento considerado anormal. Alex tem o tratamento através de um programa de condicionamento, realizado através de sugestões visuais, onde ele assistia a cenas de violência sem poder piscar os olhos, que se mantinham abertos à força. Após o término do tratamento, quando pensou ou se deparou com algum ato violento, o seu organismo reagiu com crises de pânico, vômito e tontura. Assim, os princípios psicológicos behavioristas de condicionamento introduzem em Alex o mal-estar físico ligado a qualquer comportamento violento. E como na caixa de Skinner, Alex vincula o seu sofrimento físico a atos de violência introduzidos através de vídeos que ele assistiu muitas vezes, sem poder fechar os olhos, como já foi dito. Esse tipo de condicionamento, relacionando um efeito (o mal-estar de Alex) a uma causa (a própria violência), se faz presente através da teoria comportamental. Seu comportamento é moldado de acordo com os propósitos dos que estavam à frente do tratamento.

  1. DESENVOLVIMENTO

  • Condicionamento operante

        A fim de evitar seus comportamentos agressivos e também diminuir sua        sentença, Alex foi posto à prova em um experimento, que consistia em assistir filmes com todos os tipos de violência junto com a aplicação de medicamentos para que causassem desconforto.

  • Reforço positivo

        Um exemplo é quando Alex se mostrou interessado na bíblia, com isso ele tinha o apoio e a atenção do Padre.

  • Reforço negativo

        Para se livrar de punições como a náusea, Alex evitava qualquer tipo de violência. Evitava também a música de Beethoven.

  • Reforço secundário

O leite com drogas “moloko” os estimulavam a ser ainda mais violentos.

  • Reforço generalizado

        Quando Alex vai buscar seu disco de vinil e encontra duas garotas, ele dá atenção a elas as convidando para ir na casa dele ouvir músicas mas na verdade ele quer satisfazer seu desejo sexual.

  • Variáveis ambientais que condicionam o comportamento

        Alex vivia em uma época que haviam várias gangues na cidade e que cometiam crimes. Ele aliou esse ambiente com sua sede por violência para cometer ultra violência com seus companheiros.

  • Punição

        Ao se deparar com diversos tipos de violência, Alex sente fortes náuseas o incapacitando de cometer atos violentos, o tornando submisso. Isso ocorre várias vezes ao longo do filme, um exemplo é quando seus ex parceiros de crime o encontram e o espancam sem que ele reaja.

  • Extinção

        Com a perda gradual da resposta e sem um reforço, os comportamentos violentos perdem a função punidora, deixando Alex se engajar em atos violentos sem os desconfortos provocados pela náusea.

  1. CONCLUSÃO

        Violência. Doença. Tratamento. Alex, o protagonista do filme, retrata um típico “Bao Bay” de sua época. Com um currículo repleto de ciúmes e atrocidades contra a vida humana.

        Após ser preso por assassinatos foi condenado a 14 anos de prisão, dos quais cumpriu aproximadamente 3, isto pelo fato de se submeter a um novo tratamento que além de prometer a cura sara seu comportamento marginal ainda o livraria do restante de sua pena. O tratamento Ludovico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (89.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com