TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do filme Laranja Mecânica com Base no Behaviorismo

Por:   •  23/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  858 Visualizações

Página 1 de 3

ANÁLISE DO FILME LARANJA MECÂNICA


Resenha do filme.

O filme se passa em um cenário sombrio, diferente do considerado normal, com cores fortes, decorações futuristas e muitos objetos e locais sexualizados. E possível observar uma desigualdade social, onde famílias como a de Alex moravam em locais destruídos, com muita sujeira e pouco espaço, enquanto as famílias mais ricas vivem em mansões espaçosas, com obras de arte, musicas e livros, onde as mulheres eram extravagantes com as roupas e maquiagens e os homens usavam roupas discretas e sem cores fortes.

Alex o personagem principal lidera uma gangue que saia a noite usando substancias alucinógenas e praticava espancamentos, estupros, pequenos roubos, brigas com outras gangues dentre outros. Tudo de forma sarcástica e para divertimento da gangue.

Em um dos assaltos que Alex comanda ele mata acidentalmente uma mulher, quando tenta fugir seus “companheiros” fazem com que ele não consiga fugir e que seja preso por assassinato. Na prisão Alex decide se juntar ao padre, tentando mostrar uma boa conduta e para fugir das tentativas de assedio e de violência dos outros prisioneiros.

Quando Alex descobre sobre um novo método que fazia com que as pessoas saíssem rápido das prisões, ele se coloca como voluntario para esse novo método experimental chamado de “Método Ludovico”.

Neste experimento Alex ingere uma substancia a qual provoca grande desconforto quando submetido a cenas de violência e sexo. Antes de cada imagem que ele iria assistir ele era submetido a esta substancia e não podia fechar os olhos, quando era mostrado as imagens de violência ou sexo.

Quando Alex e colocado de volta a sociedade todos que ele prejudicou se vigam dele porque ele não pode mais reagir a violência devido ao grande desconforto que sente. Após ele parar no hospital e ser submetido a uma cirurgia ele passa a não ter mais o desconforto quando comete atos violentos nem sexualizados.

Analise com base no Behaviorismo radical.

Alex foi submetido a um método decondicionamento, que consistia em um enorme desconforto físico quando associado à violência e sexualidade.

Alex foi submetido a diversas sessões em que assistia vídeos de atos

Neste condicionamento podem ser observados os seguintes aspectos: violentos, onde era forçado a assistir por que não poderia fechar os olhos, neste condicionamento a violência e os atos sexuais eramassociados a um grande mal estar físico, que apenas encerrava quando o ato violento acabava.

Estimulo- violência ou ato sexual

Resposta- mal estar físico

Consequência- Toda vez que Alex era submetido a um ato de violência isso lhe causaria um mal estar físico. Com isso ele deixa de praticar qualquer ato violento.

Entretanto esse condicionamento não mudou sua vontade de praticar esses atos apenas lhe impedia de pratica-los devido o desconforto que essa ação causaria. O método não funcionou porque a sociedade que ele se encontrava também não foi modificada Alex ficou vulnerável aos atos de violência que praticavam com ele, porque ele não poderia reagir devido a seu desconforto que era insuportável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com