TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO MERCADO – SUPERMERCADO IDEAL

Por:   •  24/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.333 Palavras (10 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

superior DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

JAQUELINE DOS SANTOS SILVA

KATYELEN CRISTINA ALVES COSTA

KELY DIVINA ETERNA RODRIGUES DA SILVA

LINDOMAR SILVA SANTANA

Lurya Paulla Rodrigues de Bessa Oliveira

MARTA MORGANA DOS SANTOS

NAIARA VIEIRA LEAL

ANÁLISE DO MERCADO – SUPERMERCADO IDEAL[pic 2][pic 3]

[pic 4]

Morrinhos

2015

JAQUELINE DOS SANTOS SILVA

KATYELEN CRISTINA ALVES COSTA

KELY DIVINA ETERNA RODRIGUES DA SILVA

LINDOMAR SILVA SANTANA

Lurya Paulla Rodrigues de Bessa Oliveira

MARTA MORGANA DOS SANTOS

NAIARA VIEIRA LEAL

ANÁLISE DO MERCADO – SUPERMERCADO IDEAL[pic 5][pic 6]

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Bacharelado em Administração de Empresas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para obtenção de notas nas disciplinas Microeconomia e Macroeconomia, Métodos Quantitativos, Ética, Política e Sociedade e Seminário – 2º semestre.

                                 

Morrinhos

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.        ...................................................................................................        4

2 DESENVOLVIMENTO        ..5

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        13


  1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é elaborar um estudo de caso e fundamentar uma discussão abordando temas estudados nas disciplinas do semestre em uma empresa da área supermercadista, localizada em Morrinhos – Goiás, onde serão abordadas questões importantes sobre a Análise de Mercado a qual a empresa está inserida.

Para o desenvolvimento deste trabalho foi utilizado o método teórico empírico com pesquisa de campo, realizada através de observações e entrevistas formulado a partir dos problemas levantados na fase inicial.

O Supermercado Ideal (nome fantasia) iniciou suas atividades em 2002, oferecendo a seus clientes uma pequena variedade de produtos alimentícios e bebidas. Possui uma única loja instalada no Bairro Vila Santos Dumont na cidade de Morrinhos – Goiás, estrategicamente localizada em uma área de grande concentração populacional e até então carente deste tipo de comércio. Desde então a empresa vem se modernizando e se consolidando cada vez mais em seu segmento, oferecendo a seus clientes uma grande oferta de produtos.

O supermercado Ideal conta hoje com 12 funcionários divididos em dois turnos de trabalho e uma ampla e moderna estrutura, situação bem diferente da encontrada quando da abertura da empresa, na qual apenas o proprietário e sua esposa trabalhavam e geriam o pequeno comércio.

Com uma atuação profissional que tem como foco o bom atendimento, o menor preço, maior variedade e a satisfação do cliente, o Supermercado Ideal é hoje líder de mercado no segmento de médio e grande porte em sua região, atendendo moradores de aproximadamente seis bairros vizinhos, vendo cada cliente não apenas como comprador de seus produtos, mas criando uma relação de parceria e relacionamento.

  1. DESENVOLVIMENTO

Para darmos início de fato ao estudo da Análise de Mercado realizada junto ao Supermercado Ideal é necessário que se faça entender dois termos bastante utilizados nos estudos, a microeconomia e macroeconomia.

MICROECONOMIA trata do comportamento das empresas, famílias, Indivíduos. Lida com a oferta de um determinado bem ou serviço em relação às preferências dos consumidores (demanda). Estuda os monopólios, oligopólios, monopsônios e concorrência perfeita. Também é denominada como Teoria dos Preços.

MACROECONOMIA estuda o funcionamento da economia de um país de uma forma mais abrangente. Este estudo abrange o nível geral de preços, emprego e desemprego, renda, produto nacional, investimentos, taxa de câmbio, balanço de pagamento, inflação, poupança e consumo, estoque de moeda, políticas fiscais, monetárias, cambiais entre outros fatores. Diferenciando microeconomia de macroeconomia, pode-se dizer que a microeconomia preocupa-se com o particular, com o individual, enquanto que a macroeconomia preocupa-se com o todo de modo geral.

Inicialmente o Supermercado Ideal oferecia a seus clientes apenas produtos de primeira necessidade, mais com o passar dos anos, seu proprietário viu a necessidade de aumentar a oferta de produtos para atrair uma clientela cada vez mais exigente de novos produtos e principalmente produtos de qualidade. Atualmente o Supermercado Ideal atua no segmento de vendas no varejo de alimentos, bebidas, produtos de limpeza e higiene pessoal, papelaria, verduraria, frios, carnes, depósito de gás GLP (gás liquefeito de petróleo) e demais produtos de consumo.

Porém, uma verdadeira mudança teve que ser realizada no modelo de gestão e administração da empresa para que ela saísse de um simples mercadinho do bairro para um supermercado reconhecido em uma extensa área da cidade. Seu proprietário após concluir um curso de administração de empresas viu a real necessidade de mudança na forma de gerir seu comércio, foram realizados cursos de capacitação profissional oferecido ao proprietário pelo Sebrae até informatização total da empresa, desde entrada e saída de mercadorias até o sistema de leitura de código de barras dos produtos.

Outro dado importante para o crescimento da empresa foi à análise dos clientes por parte de seu proprietário, o qual evidenciou a faixa etária, horário de maior fluxo de vendas e quais produtos eram mais consumidos.

Com base nestes dados estatísticos o proprietário observou que seus maiores clientes durante os dias da semana são jovens e mulheres geralmente casadas e sempre no início do mês são homens, chefes da casa que fazem suas compras mensais. O horário de maior fluxo fica próximo ao horário do almoço ou após as 18 horas e que os produtos mais consumidos são os de primeira necessidade como alimentos, higiene e bebidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (131.8 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com