TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO REFERENCIAL E CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DO ESTOQUE EM UMA EMPRESA SUPERMERCADISTA

Por:   •  12/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.702 Palavras (15 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 15

INSTITUTO ENSINAR BRASIL FACULDADES UNIFICADAS DE TEÓFILO OTONI[pic 1]

Alisson Patrik Rodrigues

Angélica Costa

Dioclécio Ferreira

Lorena Teles

Maranne Soares

ANÁLISE DO REFERENCIAL E CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DO ESTOQUE EM UMA EMPRESA SUPERMERCADISTA

TEÓFILO OTONI – MG

2015

INSTITUTO ENSINAR BRASIL FACULDADES UNIFICADAS DE TEÓFILO OTONI[pic 2]

Alisson Patrik Rodrigues

Angélica Costa

Dioclécio Ferreira

Lorena Teles

Maranne Soares

ANÁLISE DO REFERENCIAL E CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DO ESTOQUE EM UMA EMPRESA SUPERMERCADISTA

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de Administração das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, para estudo da Gestão Estratégica de Custos, orientada pela Prof. Marília Rodrigues.

TEÓFILO OTONI – MG

2015

OBJETIVO GERAL

Compreender a gestão de custos em um supermercado de Ouro Verde para sustentar sua competitividade através do controle dos seus custos e estoque, buscando a melhoria destes para resultados eficazes na empresa.

OBJETIVO ESPECÍFICO

-Determinar a importância do sistema de custeio nessas empresas.

- Observar quais ferramentas são utilizadas.

- Como fazem o controle da entrada e saída do estoque.

-Buscar analisar esse controle para reduzir os custos desnecessários destas.         

- Analisar e determinar as atividades que possam contribuir para a melhoria do desempenho da empresa no futuro.

TEMA

Análise dos métodos de custeio e critérios para a avaliação do estoque em uma empresa supermercadista.

PROBLEMA

Como usar a Gestão de Custos para que a empresa possa controlar e diminuir seus custos, para que seu empreendimento tenha mais lucro?

RESUMO

O seguinte trabalho tem como objetivo compreender a gestão de custos e seus métodos através do referencial teórico e como funciona sua aplicabilidade dentro de um estabelecimento supermercadista localizado na cidade de Ouro Verde. Mas para o levantamento de informações de como funcionaria o sistema de gestão de custos, aplicamos para o gestor do empreendimento um questionário contendo perguntas relacionadas ao conhecimento do mesmo sobre a gestão de custos e estoque. E por fim, apresentando soluções e melhorias que poderiam está sendo ser feitas para resultados mais eficazes na empresa.

Palavras Chaves: Supermercadista, Gestão de Custos, Estoque.

 

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 MARCO TEÓRICO        

2.1 MÉTODOS DE CUSTEIO        

2.1.1 CUSTEIO VARIÁVEL        

2.1.2 CUSTEIO POR ABSORÇÃO        

3 CRITÉRIOS PARA A AVALIAÇÃO DO ESTOQUE        

3.1 PEPS        

3.2 UEPS        

3.3 MÉDIA PONDERADA        

4 METODOLOGIA        

4.1 RESULTADOS DA PESQUISA        

4.2 SOLUÇÕES PARA O PROBLEMA        

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

REFERÊNCIAS        

ANEXO l        

1 INTRODUÇÃO

Desde que a revolução industrial deu início à era empresarial, muitas empresas se importavam em obter seu lucro, mediante ao que comprava e ao que vendia. Não se existia métodos para se obter o controle dos custos, e muitas vezes, o que se achava que era “lucro”, muitas vezes não era.

Mas com o passar do tempo, estudiosos começaram a desenvolver estratégias e métodos para dar a devida importância que os custos agregam à uma empresa, contudo, se bem administrados e controlados, esses métodos auxiliam para que o empreendimento alcance o lucro desejado.

Atualmente, com a concorrência absurda que ocorre, muitas empresas se veem falidas por não saber gerenciar corretamente os métodos que foram aplicados, e que hoje se faz necessário dentro de uma organização. Pois, o que trará lucro para a empresa não será mais o preço elevado, mas sim uma gestão para que o preço saia ideal, através da diminuição do custo.

A gestão de custos entra como uma base primordial à esse desejo pelo alcance do lucro. Ela auxilia direta e indiretamente na diminuição do custo, controle de estoques, tal como a definição do preço ideal, entre outros.

Uma gestão de custos bem gerenciada auxilia a empresa a obter o lucro desejado, assim como criar uma credibilidade com o seu publico alvo, através do preço bem aplicado.

2 MARCO TEÓRICO

2.1 MÉTODOS DE CUSTEIO

Para Moura (2005), existem basicamente dois métodos de custeio, absorção e variável. Métodos de custeio é a forma como as empresas agregam ao preço de venda seus custos de fabricação. O principal objetivo é a separação de custos variáveis e custos fixos e definir qual seu peso dentro do preço de venda do produto.

2.1.1 CUSTEIO VARIÁVEL

De acordo com Sá (2009), somente os gastos variáveis são apurados no custo das vendas. Uma das características do custeio variável é o maior controle sobre os gastos fixos, pois se mantém isolados dos custos das vendas.

Segundo MEGLIORINI custeio variável “É o método de custeio que consiste em apropriar aos produtos somente os custos variáveis, sejam diretos ou indiretos.” (MEGLIORINI, 2007, p.113).

MEGLIORINI afirma que, se utilizarmos duas unidades de matéria-prima para produzir uma unidade de produto, utilizaremos quatro unidades de matéria-prima para produzir duas unidades de produto, pois no método de custeio variável, o custo varia de acordo com a produção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (204.4 Kb)   docx (958.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com