TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE E PROPOSTA DE LAYOUTDE UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL DA ZONA LESTE DE SÃO PAULO. ESTUDO DE CASO

Por:   •  4/10/2016  •  Artigo  •  2.033 Palavras (9 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 9

ANÁLISE E PROPOSTA DE LAYOUTDE UM ESCRITÓRIO CONTÁBIL DA ZONA LESTE DE SÃO PAULO. ESTUDO DE CASO

RESUMO

O atual mercado de prestação de serviços está cada vez mais propenso à concorrência. Neste cenário uma estratégia que visa produtividade eficaz e eficiente é essencial. Com isso o planejamento do arranjo físico vem tomando há algum tempo uma maior importância e responsabilidade por este ganho de rendimento. Sendo assim este artigo aborta como o conceito de layout adaptado para o modo de produção é de suma importância para que uma empresa atinja seus objetivos. Neste estudo de caso o escritório contábil Real conta com alguns problemas relacionados ao seu layout com isso busca-se a minimização de distancias, dentre outros aspectos que não são atingidos por conta de características errôneas da planta e para isso será feita uma analise do arranjo físico atual e uma proposta de um novo, em conjunto com o sistema 5 S, e assim com esta proposta irá ser objetivado uma melhora nesta situação garantindo assim uma integração maior entre os setores, melhor  fluxo em geral, maior organização e  maximizar o uso dos fatores produtivos.

Palavras-Chave: Arranjo Físico, Minimização de Distancias, 5S

        

ABSTRACT

The current market for the provision of services is increasingly prone to competition. In this scenario a strategy for effective and efficient productivity is essential. With this plan the physical arrangement has been taking some time greater importance and responsibility for this yield gain . So this article aborts as concept layout adapted to the mode of production is of paramount importance for a company to achieve its objectives. In this case study the accounting office Real has some problems related to your layout with this search to minimize distances , among other aspects that are not met because of erroneous features of the plant and that an analysis of the physical arrangement will be made current and proposed a new , jointly with the 5 S system , and so this proposal will be objectified an improvement in this situation thus ensuring greater integration between sectors , better flow in general, greater organization and maximize the use of factors production .

Keywords: Physical arrangement, Minimizing Distances, 5S


INTRODUÇÃO

 Com a evolução do mercado o arranjo físico é muito importante para o futuro das empresas por se tratar de estruturar todos os fatores produtivos das instalações. Cada vez mais o planejamento é essencial para uma tomada de decisão e essa atitude refletira diretamente na produtividade. Conforme a estratégia competitiva operacional da companhia um arranjo físico pode-se adequar para a priorização de um aspecto produtivo e eliminar outro que não sejam tão importantes e isso é tudo pensado na analise

 Em concordância com MARQUES (pg. 235,2009):

“O arranjo físico adequado proporciona para a empresa maior economia e produtividade, com base na boa disposição dos instrumentos de trabalho e por meio da utilização otimizada dos equipamentos de trabalho e do fator humano alocado no sistema.”

 Segundo Corrêa & Corrêa (pg. 399, 2012) “O arranjo físico de uma operação é a maneira segundo a qual se encontram dispostos fisicamente os recursos que ocupam espaço dentro da instalação de uma operação.”

 Arranjo físico é importante para produção ou serviço de uma empresa, assim cada espaço é utilizado de forma eficiente na alocação dos recursos e equipamentos da organização.

O trabalho apresenta um estudo de caso da empresa Escritório Contábil Real, na qual se encontra com vários entraves físicos e com isso a uma perda de produtividade. A má organização dos equipamentos e dos materiais são as causas primordiais dos problemas em questão. Vale ressaltar que há espaços vagos e mal utilizados em todo o ambiente além de material parado ha certo tempo.

Com o cenário destacado será buscado dirimir essas falhas, para isso é necessário analisar o layout atual e com a ajuda do programa 5S minimizar as deficiências operacionais, assegurando um bom fluxo de materiais em toda a cadeia produtiva, o fácil acesso aos recursos e maquinas além de um melhor uso do espaço disponível e melhor organização.

 Em concordância com Slack, et al. (pg. 183, 2009):

“Extensão do fluxo. O fluxo de materiais, informações ou clientes deve ser canalizado pelo arranjo físico, de modo a atender aos objetivos da operação. Em muitas operações, isso significa minimizar as distâncias percorridas pelos recursos transformados.”

 O fluxo depende do arranjo físico da empresa para que haja movimentação de recursos produtivos e clientes, sendo assim maior eficiências nas operações de processos.

 Segundo Slack et al. (pg. 193, 2009) “ Acessibilidade. Todas as máquinas, instalações e equipamentos devem apresentar um nível de acessibilidade suficiente para limpeza e manutenção adequadas.”

 O uso estratégico do espaço interno e externo é muito importante para que tenha uma acessibilidade na empresa, com issohaverá fluxocorreto nos processos de operação.

 Maquinas e equipamentos em espaços adequados são essenciais para sua utilização diária e suas manutenções rotineiras, sendo assim a empresa não perde produtividade no seu serviço.

 Em concordância com Slack, et al. (pg. 184, 2009):

“Uso do espaço. Todos os arranjos físicos devem permitir uso adequado de espaço disponível da operação (incluindo altura, assim como área de chão). Isso geralmente significa minimizar o espaço utilizado para uso específico, mas algumas vezes pode significar criaruma impressão de espaço luxuoso, como no lobby de entrada de um hotel de alta classe.”

 Para o uso do espaço deve-se ter um planejamento do arranjo físico da empresa, para todas as áreas, assim incluindo vários detalhes para obter mais zonas possíveis para serem utilizadas.

 Todos os espaços utilizados são um ganho para a empresa em produtividade e eficiência, sendo essencial para a produção do serviço e o sucesso no mercado aonde atua.

 O 5S ou Programa 5S como também é conhecido, é ponto de partida para a implantação de um sistema de qualidade total. Ele pode ser considerado um sistema organizador, mobilizador e transformador de pessoas e organizações (Paladini,2000).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (242.6 Kb)   docx (73.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com