TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ECONÔMICA-FINANCEIRA

Por:   •  5/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  8.643 Palavras (35 Páginas)  •  128 Visualizações

Página 1 de 35

ANÁLISE ECONÔMICA-FINANCEIRA

Trabalho de Graduação Interdisciplinar apresentado a Faculdade de Tecnologia Carlos Drummond de Andrade, como parte dos requisitos para obtenção parcial do grau de Tecnólogo em Gestão Financeira sob a orientação do Prof. Eudes Araújo Martins.

SÃO PAULO

2015

RESUMO

Este trabalho faz uma análise econômica financeira da empresa Bombril S/A. O objetivo do estudo consiste em analisar e apresentar os indicadores financeiros que possa auxiliar o gestor na tomada de decisão, e demonstrar por meio das análises vertical e horizontal, das análises dos índices de endividamento, liquidez e rentabilidade a situação financeira da empresa, medindo a capacidade de pagamento a curto e longo prazo e a necessidade ou não de capital de giro.

Para realização do trabalho utilizou-se a análise das principais demonstrações sendo, Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Exercício fornecida pela empresa, tendo como referência os exercícios de 2012 a 2014.

Palavras chave: Análise vertical e horizontal, Índices Endividamento, Liquidez e Rentabilidade e Necessidade de Capital de Giro.

ABSTRACT

This work is a financial economic analysis of the company Bombril S/A. The objective of the study is to analyze and present financial measures which may assist the manager in decision making , and demonstrate through vertical and horizontal analyzes, analyzes of debt ratios , liquidity and profitability of the company 's financial position , measuring the ability to pay short and long term and the need or otherwise of working capital.

To carry out the work we used the analysis of the main demonstrations being, Balance Sheet and the Income Statement provided by the company by reference to the years 2012 to 2014.

Keywords: vertical and horizontal analysis, Debt Indices, Liquidity and Profitability and Working Capital Needs.

1 SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 5

2 EMPRESA 7

3 MISSÃO, VISÃO E VALORES 8

4 HISTÓRIA 9

5 O MERCADO E A CONCORRÊNCIA 31

6 ANÁLISE MICRO ECONÔMICA 33

7 ANÁLISE VERTICAL E HORIZONTAL 34

8 ÍNDICES ESTRUTURA DE CAPITAIS, LIQUIDEZ E RENTABILIDADE 37

9 NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO 43

10 CICLO OPERACIONAL FINANCEIRO 44

11 CAPITAL DE GITO PRÓPRIO 45

12 SALDO LUÍQUIDO DE CAIXA 45

13 PARECER GERENCIAL 46

INTRODUÇÃO

Este trabalho visa analisar a situação econômica financeira da Bombril S/A.

A Bombril S/A é uma empresa que durante décadas dominou o mercado brasileiro, e que passou nos últimos anos por sucessão de problemas que a levaram a uma série de prejuízos e perda de espaço no mercado para suas concorrentes.

Nosso objetivo neste trabalho é estudar a situação econômica financeira da empresa, que com 67 anos de mercado, esteve nos últimos anos sofrendo algumas divergências, que a levaram a ser administrada judicialmente no período de julho de 2003 e julho de 2006.

A solidez e sucesso financeiro de uma empresa é mensurada muitas vezes pelo nome que a empresa tem no mercado, pela aceitação do produto que ela vende, e até mesmo pela sua aparência. É muito fácil medir o sucesso da empresa de forma emocional, porém, a empresa tem que ter bons gestores sérios e bem intencionados, capazes de manter uma empresa que atenda às necessidades dos clientes, ou seja, que crie uma empresa competitiva, qualitativa e principalmente lucrativa, preservando a qualidade de seus produtos.

Neste contexto são muitas coisas que interferem nas tomadas de decisão, pelos quais os gestores têm que estar sempre atentos aos fatores tecnológicos, mercadológicos, políticos, nas independências ou dependências de capitais de terceiro, e outros fatores que possam interferir no sucesso da empresa.

Para diagnosticar a situação de uma empresa é preciso se ter organização, comparar e interpretar os componentes do patrimônio da mesma.

A análise das demonstrações pode ser entendida, como um conjunto de técnicas que visa demonstrar a situação financeira da empresa em determinado momento.

A correta interpretação dos indicadores proporciona ao gestor condições seguras para tomada de decisão.

Este trabalho abordará os indicadores de endividamento, liquidez, rentabilidade, prazos médios, necessidade capital de giro, visando obter a situação econômica e financeira da empresa. Estes indicadores estará gerando um parecer para orientar os tomadores de decisões.

2 EMPRESA

A Bombril S/A é uma empresa brasileira do setor de higiene e limpeza doméstica, cujo principal produto é uma lã de aço, que é utilizada como produto de limpeza, específico para panelas.

Com o lema "Mil e uma utilidades", se referindo às diversas finalidades que uma pessoa pode utilizar a lã de aço Bombril, e propagandas com o mesmo ator representando vários personagens diferentes, a empresa chegou a conquistar cerca de 90% do mercado de lã de aço no país.

A empresa foi fundada em 14 de janeiro de 1948, no bairro do Brooklin, em São Paulo, por Roberto Sampaio Ferreira, sob o nome de Abrasivos Bombril Ltda. Depois de um período turbulento, com o controle da italiana Cirio, de propriedade do polêmico empresário italiano Sergio Cragnotti, e de ter passado três anos sob administração judicial, a Bombril retorna às mãos de um executivo brasileiro.

Em 7 de julho de 2006, Ronaldo Sampaio Ferreira, filho do fundador da empresa, assume o controle da Bombril. Segundo a revista Exame, a Bombril prepara uma investida no mercado de sabões em pó, no qual vai concorrer com as gigantes Unilever e Procter & Gamble.

Sede:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.1 Kb)   pdf (118.5 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com