TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE ESTRATÉGICA PARA UM PROVEDOR DE ACESSO A INTERNET

Por:   •  16/10/2018  •  Artigo  •  4.022 Palavras (17 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 17

1 INTRODUÇÃO

Hoje vivemos em um mundo globalizado, um dos maiores fenômenos de expansão de informação é através da internet, o que interliga computadores de todo o mundo e assim também as pessoas. A internet tem contribuído para o acesso rápido e objetivo de informações e noticias porem ao mesmo tempo, revolucionado o comportamento e os hábitos dos usuários.

Por isso as empresas Provedores de Internet vêm ganhado importância e valor de mercado com a importante função de disponibilizar, internet de qualidade aos usuários finais, porem as pequenas Empresas de Prestação de Serviços para a Internet (EPSI) têm sido afetadas no mercado competitivo por falta de projetos e de estratégicas para o mercado em que atuam. A formação de estratégias em pequenas empresas demonstra que essas companhias não usam um processo formal e estruturado para o desenvolvimento da atividade de planejamento estratégico. Esses trabalhos mostram que as pequenas empresas tendem a utilizar uma abordagem oportunista e informal no processo de formulação de estratégias.

Existem várias opções de se conectar a internet: fax modem, para conexão discada através de uma linha telefônica (ainda, uma das formas mais utilizadas), ou utilizando um modem ADSL (Assymmetric Digital Subscriber Line / Linha Digital Assimétrica para Assinante). Por isso e fundamental a formulação estratégica para o sucesso das empresas, essas estratégicas são fundamentais para que as empresas possam aprender e garantir sua sobrevivência e crescimento no mercado de Provedores de Internet, porem ainda existem muitas empresas que utiliza os modelos tradicionais, por isso precisam elaborar um plano de estratégicas para competir no mercado da alta tecnologia que vem surgindo .

O objetivo do trabalho é criar um quadro para empresa Netvip Telecomunicações Ltda, mais completo sobre essas questões, outros aspectos do pensamento estratégico foram analisados, tais como:

  • As razões que inibem o uso de um processo formal para concepção de estratégias;
  • As ferramentas tradicionais de apoio à formação de estratégias mais prováveis de serem adotadas pelas prestadoras de serviços para a internet e os elementos que influenciam estratégias de sucesso no segmento de prestação de serviços para a Internet.

Este trabalho busca respostas nessa questão e pretende a aprofundar no entendimento sobre o processo alternativo de gestão estratégica utilizada pela empresa.

O que podemos observar hoje é que as pequenas empresas não empregam, os métodos e as ferramentas concebidas durante os estudos acadêmicos os quais são importantíssimos para apoiar o processo de desenvolvimento de estratégias para que a empresa possa crescer e esta preparada no mercado competitivo, e essas ferramentas são fundamentais quanto para pequenas ou grandes empresas.

        A estratégia elaborada para a Empresa Netvip Telecomunicações Ltda focará no seu crescimento, utilizando atividades, as quais podemos ressaltar: propaganda , criação de novos produtos e serviços , expansão da abrangência geográfica  e expansão dos serviços com isso buscar manter sua posição competitiva, adotando uma política de preço flexível, investimentos  em novas tecnologias e focar em  melhorias de qualidade dos serviços, aplicam programas de redução de custos e aumentando a sua capacidade operacional.

2 OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é buscar identificar as melhores formas de planejamento estratégico para que a Empresa Netvip Telecomunicaçoes Ltda possa continuar crescendo no mercado de provedor de internet e assim buscar melhores formas para estar no ranque da competitividade na área em que atua.   Pois esse mercado de prestadoras de serviços de internet vem enfrentando no decorrer dos anos muita competividade podendo assim expandir sua atuação bem como os serviços prestados aos clientes.

Este trabalho tem natureza descritiva e exploratória. A metodologia utilizada foi fundamentada a partir do referencial teórico e a discussão principal foi baseada em um estudo de caso, pois foram levantadas informações sobre o assunto em pauta dentro do contexto do setor de provedores de internet.

A metodologia abordada baseou-se nos dados documentais, da empresa Netvip Telecomunicações Ltda, com dados quantitativo e qualitativo, com o objetivo de identificar as vendas, atividades desenvolvidas durante as negociações e analisar e questionar a relação da empresa durante as vendas e o atendimento de manutenção de seus clientes.

Este trabalho será desenvolvido para que Empresa Netvip Telecomunicações Ltda busque melhores forma de supri as necessidade de seus clientes e busque atender com, pontualidade, velocidade e desempenho envolvendo a confiabilidade junto aos seus clientes.

Será através das informações coletadas durante a pesquisa de campos, que chegaremos às conclusões e recomendações a respeito da gestão estratégica dos serviços prestados, com referência para a elaboração do planejamento estruturado direcionado ao proprietário da empresa, como também conversas semiestruturadas, para identificar pontos interessantes para a construção da matriz SWOT e a ferramenta BSC.

3 DESENVOLVIMENTO

O acesso à internet se tornou uma necessidade na vida do ser humano por isso, cresceu muito a demanda de prestadores de serviços de internet, que acarretou em uma maior competitividade e exigência por parte dos clientes.

A Empresa Netvip Telecomunicaçoes Ltda já esta atuando neste mercado desde ano 1995 esta localizada a AV. Olegário Maciel 21 Sala 306 Centro de Monte Carmelo é uma empresa de médio porte emprega em media 20 funcionários em regime permanente, no passado, a empresa empregava somente 10 pessoas em regime permanente. Atualmente a empresa presta os seguintes serviços:

  • Instalação e configuração de rede cabeada
  • Manutenção em computadores e equipamentos de informática em geral
  • Configuração de rede sem fio
  • Montagem e manutenção de torres
  • Criação de sites
  • Acesso remoto para câmeras de segurança
  • Internet em zona rural
  • Venda de equipamentos de informática

Fizemos a apresentação da empresa Netvip Telecomunicações Ltda., pois é oportuno todo o seu contexto histórico, antes de apresentar a formulação da análise SWOT e da elaboração da gestão estratégica,

O objetivo deste trabalho é analisar o ambiente da empresa quanto externo e interno, para podemos analisar e identificar os pontos fortes e fracos, e assim poder realizar uma análise ambiental mais profunda para determinar ações que poderão ser tomadas para melhorar os posicionamentos de mercado da prestadora Netvip Telecomunicações Ltda como ferramenta utilizará a Matriz SWOT e BSC para analisar: benefícios, barreiras da empresa. Por ser um mecanismo que possibilita a realização de uma analise do ambiente interno e externo, chegarmos mais rápido a conclusão real da verdadeira situação da empresa no mercado em que atua, servindo também como base para o planejamento estratégico da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.9 Kb)   pdf (421.4 Kb)   docx (599.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com