TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE GLOBAL DA COMPANHIA

Por:   •  9/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  5.301 Palavras (22 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 22

NTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho é o de realizar o estudo das atividades e situações de trabalho do Supermercado Mar&Sol, um supermercado de médio porte, localizado na Rua Moreira César, no bairro de Icaraí, na cidade de Niterói.

O trabalho teve início com a obtenção de informações relativas ao funcionamento do supermercado e das situações cotidianas de trabalho, bem como da população de trabalhadores do mesmo. No dia 27 de março de 2009, o grupo realizou a primeira visita ao supermercado. Esta etapa foi de fundamental importância para a compreensão adequada das devidas atividades e situações de trabalho existentes no supermercado. Etapa que, se abordada de maneira ineficiente, poderá levar o grupo à formulação de hipóteses equivocadas, e conseqüentemente a um falso diagnóstico para a demanda ergonômica.

O primeiro contato no supermercado foi diretamente com um dos donos e também gerente, o Sr. Moura. Ao explicarmos a proposta de trabalho, ele se mostrou bastante solícito e interessado, ficando apenas de confirmar com os demais donos a autorização para a realização do trabalho.

Neste dia, o grupo obteve informações sobre o funcionamento do supermercado e as primeiras impressões que o gerente tinha sobre o mesmo. Conhecemos as instalações e tivemos um primeiro contato com os funcionários informalmente.

Nesta primeira visita, feita às 4 horas da tarde, pudemos contar 15 pessoas trabalhando, entre caixas, setores de açougue, de padaria e de produtos de limpeza. Nos caixas, observamos apenas mulheres trabalhando, enquanto que tanto no setor de açougue quanto na padaria,

observamos somente homens.

Pudemos ver também alguns funcionários carregando caixas de produtos entre os corredores, agachando-se e esticando-se para alcançar as prateleiras. Pretendemos estudar melhor os movimentos e condições de trabalho destes últimos, para verificar possíveis problemas ortopédicos decorrentes destas práticas.

Na segunda visita feita pelo grupo, no dia 30 de março, conversamos com o Sr. Moura a respeito de informações gerais da empresa e sobre a demanda. Também foi deixado com ele um questionário para ser distribuído entre os funcionários, com o objetivo de se fazer uma pesquisa sobre a população de trabalhadores do supermercado. O modelo do questionário aplicado se encontra no Anexo 1, ao final do relatório.

DEMANDA ERGONÔMICA

Uma demanda, de natureza gerencial, foi citada pelo próprio gerente do supermercado que ainda acrescentou temer perder clientes devido ao médio porte do estabelecimento. A demanda mencionada foi:

• Aumento excessivo do número de vendas devido ao fechamento de um supermercado próximo, que gerou um volume de vendas bastante elevado, principalmente nos horários de maior movimento no supermercado.

Adicionalmente, uma outra demanda foi gerada a partir dos questionários utilizados na avaliação da população de trabalhadores. A demanda foi a seguinte:

• Reclamações de dores musculares durante e após a realização das atividades.

Acreditamos que esta demanda esteja correlacionada a outros fatores, e através de mais visitas e posteriores análises poderemos chegar a conclusões mais detalhadas.

ANÁLISE GLOBAL DA EMPRESA

História e Crescimento da

Empresa

O supermercado Mar&Sol surgiu da união de dois sócios, na compra de um supermercado já existente no local, mas que se encontrava fechado. Nenhum dos dois sócios havia trabalhado neste ramo anteriormente. No ano de 2005, apresentou um crescimento bastante rápido, em virtude do fechamento de um supermercado concorrente, localizado próximo (rede Império da Banha). No entanto, nos dois anos seguintes, o supermercado experimentou queda em suas vendas devido à inauguração de um supermercado de grande porte (rede Prezunic), localizado também na Rua Moreira César, possuindo mais recursos. Segue abaixo o gráfico que ilustra o histórico de seu crescimento desde a abertura.

Figura 1: Evolução de Crescimento do Supermercado.

Localização

Como dito anteriormente, o supermercado está localizado na cidade de Niterói, em Icaraí, numas das ruas mais movimentadas do bairro, com grande fluxo de veículos durante todo o dia. Os acessos ao bairro, principalmente nos horários de pico, são muito congestionados, o que acarreta uma série de dificuldades para o comércio local, no que diz respeito ao carregamento e descarregamento de mercadorias, acesso de clientes que possuam veículo próprio, entre outros.

Segmento de Mercado e Consumidores

O segmento de mercado da empresa é a venda no varejo de vários tipos de produtos, abrangendo o setor alimentício em geral (carnes, horti-fruti, laticínios, cereais, pães, entre outros), além de produtos de limpeza, higiene pessoal e utilidades domésticas.

O supermercado não possui estacionamento próprio, e os consumidores são essencialmente pessoas

que moram bem próximo ao mercado. De acordo com informações do gerente, são empregadas domésticas e donas de casa as principais freqüentadoras do mercado, que o em procuram em busca de produtos que estejam faltando em suas residências, e na maior parte das vezes são produtos do setor de limpeza.

Concorrência

O outro supermercado de maior porte que o Mar&Sol, localizado na mesma rua, é o único que lhe faz concorrência direta. Ele possui estacionamento próprio e espaço interno bem mais amplo, vendendo uma variedade bem maior de mercadorias. A Figura 2 abaixo apresenta o gráfico da posição de mercado, relacionando os dois supermercados citados, além do terceiro que fechou.

Figura 2: Estimativa da Posição de Mercado.

Volume de Vendas

O volume de vendas diário do supermercado é maior na parte da manhã, entre 9:00 e 11:00 horas, horário preferido pelas donas de casa e empregadas domésticas. Na parte da tarde, há uma redução, por conta do horário de almoço, aumentando novamente a partir de 18:00 horas, coincidindo com o horário de saída do trabalho da maioria das pessoas, permanecendo até próximo das 20:30 hs.

O setor que mais vende é o de produtos de limpeza, conforme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.5 Kb)   pdf (92.7 Kb)   docx (32.6 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com