TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SISTEMAS INFORMAÇÕES

Por:   •  8/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  954 Palavras (4 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 4

Prova de Grau I – Análise de Sistemas de Informação

        Edemar Couto Junior

        Matrícula: 201820484

Introdução

        O tema “Inovação Tecnologia” é, desde a primeira Revolução Industrial, intimamente ligada ao impacto social e empregos que ela atinge. É necessário “arar o solo” antes de continuarmos a debater, sem culpa, as reduções de Head Count que a tecnologia nos proporciona.

        Inovações não são demandas políticas, são demandas da sociedade. Visto isto, não foram poucas vezes na história que novas tecnologias “atropelaram” tentativas sem sucesso de bloqueio. A sociedade se movimento e se adapta a cada nova tecnologia lançada. Antigos empregos desaparecem e em contrapartida novas vagas requisitando novas habilidades nascem.

        Durante este trabalho vou dissertar sobre os pontos propostos e correlacioná-los com a empresa que trabalho. Optei por organizar pelos tópicos sugeridos pela professora, me nortear muito pelas minhas experiências, e assim ter uma apresentação de informações mais sistêmicas.

Importância da tecnologia na gestão moderna & Como as tecnologias podem revolucionar processos organizacionais?

        Em um mundo globalizado o seu concorrente pode estar do outro lado do globo, mas, por ser mais competitivo, domina um Share de mercado maior que o seu. O mercado de hoje não admite competidores que não tenham a gestão e controle de custos efetivas das suas companhias.

        Visto isto, a tecnologia entra para que as empresas sejam mais produtivas, tenham seus números atualizados automaticamente e possam assim tomar decisões mais rápidas. Exemplo disto é a utilização de uma ferramenta da Microsoft chamada PowerBi. Na empresa que eu trabalho, temos todos os indicadores e números estratégicos disponíveis para rápido acesso a qualquer dispositivo. Isto facilita a obtenção de números em uma negociação, tomada de decisão ou planejamento estratégico. Não temos mais estagiários fazendo planilhas de indicadores.

        Com a inserção de Startups no mercado, houve a criação de processos que atendessem as suas necessidades. Grandes estudos de projetos, longas alçadas de aprovações e reuniões excessivas para tomada de decisões não comportavam a sua essência. Se demorassem um tempo muito longo para lançar uma solução, podem ser engolidos por uma tecnologia nova. Exemplo disto é a Metodologia Scrum. Em linhas gerais esta metodologia aplicada a projetos trabalha com equipes horizontais com Sprints de entregas. Estas têm a duração de no máximo um mês e assim permite-se uma entrega sistemática e periódica aos seus clientes. Para melhor entendimento eles fazem a analogia da fabricação de um carro. Quando o seu cliente solicita um veículo, ele deseja ir de A até B. Ao invés de sua equipe criar um projeto super extenso, contemplando todas as especificações, por que não entregar na primeira Sprint um Skate? Na segunda, com o projeto mais maduro, pode-se entregar um patinete e assim por diante. Esta metodologia traz o mindset de entregas rápidas e equipes coesas em com os seus resultados.  

[pic 1]

Como as empresas estão “lidando” com as facilidades que as tecnologias oportunizam aos empregados?

        Utilizando a empresa que trabalho (Gerdau) como exemplo, é muito notório que profissionais habituados a realizar trabalhos repetitivos e não procuram modos novos e mais inteligentes de realizar suas atividades devem ficar para trás em poucos anos.

        Estudos indicam que uma habilidade básica para o futuro será a programação/codificação. Como os robôs tem tomado boa parte de atividades administrativas, entende-se que os novos profissionais deverão ser “curadores” de dados nas empresas. Deverão ter noções básicas de programação e serão responsáveis pela administração dos dados utilizados pelos robôs.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (130.4 Kb)   docx (42 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com