TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP2 PROJETO CURRICULAR ARTICULADOR

Por:   •  14/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO

DÂMARIS COSTA ANDRADE

 MATRÍCULA 2036638

PROJETO CURRICULAR ARTICULADOR

DUQUE DE CAXIAS

2019

A influência da liderança no mercado de trabalho

Introdução

De acordo com o dicionário, liderança é “a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos”. Por isso, os líderes são fundamentais no ambiente organizacional e figuras indispensáveis para qualquer área do mercado de trabalho. A ausência de um líder e/ou sua má liderança impactam negativamente qualquer estrutura organizacional. Dessa forma, todos os setores de uma empresa são reflexo de seus líderes, evidenciando o peso e a reponsabilidade que essa função carrega em si.

A influência da liderança no mercado de trabalho

É fato, como já dito, que os líderes influenciam a ação dos seus liderados e todo o ambiente ao seu redor. É importante, contudo, enfatizar a diferença entre liderar e simplesmente comandar. Liderar é apontar o objetivo comum e trabalhar conjuntamente para o alcance dele; já comandar é se restringir a dar uma ordem e exigir que os liderados a acatem. Na liderança, o líder se preocupa em dar o suporte necessário ao nível operacional, os conduzindo, orientando e corrigindo as falhas para eficiência do trabalho. O comando está associado a um estilo militarizado de ordem, ou seja, por meio do poder adquirido com a hierarquia dá-se uma ordem e cabe aos seus subalternos obedecê-la sem questionamento e sem acordo algum.

Existem algumas características que auxiliam o líder exercer sua função com eficiência e que, consequentemente, influencia o ambiente. Por exemplo:

Equilíbrio emocional: Sem dúvida uma característica sem a qual nenhum líder se estabelece. O equilíbrio emocional é o controle sobre as próprias emoções e reações. Capacidade de responder à situação de forma racional, com inteligência e paciência, não se permitindo abalar, evitando atitudes precipitadas que podem piorar as circunstâncias.

Flexibilidade: Habilidade de ceder quando necessário, ouvir críticas, ouvir a opinião das pessoas, ações que visam o melhor resultado para todos. Contudo, flexibilidade não é a ausência de opinião do líder ou enfraquecimento da autoridade, pelo contrário, a flexibilidade é o bom uso da autoridade: delegar funções e distribuir autoridade entre seus liderados avaliando o que é pertinente e o que não.

Autoconfiança: Ter segurança nas decisões por meio da avaliação e estudo das mesmas e passar essa segurança a sua equipe e colaboradores. Um líder inseguro perde o apoio, o respeito e a admiração de seus liderados, tornando quase impossível uma boa gestão.

Comunicação e comunicabilidade: A capacidade de se fazer entendido, de passar a mensagem correta da forma correta, sem que haja erros de interpretação. Se expressar por meio da linguagem não-verbal: sejam atitudes, gestos, ideias etc. A falta ou erro de comunicação prejudicam todo o desempenho de uma organização, todos são afetados pelo seu bom ou mau uso.

Persuasão: Um bom líder influencia o ambiente ao seu redor. Sejam as pessoas ou nos negócios, a persuasão é necessária para que suas ideias e metas sejam alcançadas da forma desejada. É praticada por meio do exemplo, do aconselhamento, de acordos, do ensino, de conversas em que o líder se importe em ouvir o que as pessoas têm a dizer e de penalizações, se necessário; é a capacidade de negociação com um fim específico.

Incentivo: Dar oportunidades, investir na equipe e liderados, promover palestras motivacionais, reconhecer o bom trabalho do grupo ou indivíduo, recompensas pecuniárias ou por meio de folgas e preparar novos líderes são algumas iniciativas que devem ser tomadas e que valorizam a figura do gestor, aumentando o nível de satisfação dos funcionários e colaboradores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (114.5 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com