TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APARELHOS DE TELEFONIA MÓVEL E SEUS COMPONENTES NA LOGÍSTICA REVERSA

Por:   •  18/5/2020  •  Monografia  •  5.319 Palavras (22 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 22

INSTITUTO BRASILEIRO DE GESTÃO E MARKETING - IBGM[pic 1]

CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM

LOGÍSTICA

EDUARDO NAPOLEÃO DE LIMA

ERIKSON DE SOUZA

HENRIQUE PEREIRA DE FREITAS JÚNIOR

APARELHOS DE TELEFONIA MÓVEL E SEUS COMPONENTES NA LOGÍSTICA REVERSA

RECIFE/2016

EDUARDO NAPOLEÃO DE LIMA[pic 2]

ERIKSON DE SOUZA

HENRIQUE PEREIRA DE FREITAS JÚNIOR

APARELHOS DE TELEFONIA MÓVEL E SEUS COMPONENTES NA LOGÍSTICA REVERSA

Artigo apresentado ao Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing – Faculdade IBGM, como requisito parcial para obtenção do título de tecnólogo em Logística. 

Professor Orientador: Esp. Diogo Leonel Alves de Sá.

RECIFE/2016

EDUARDO NAPOLEÃO DE LIMA[pic 3][pic 4]

ERIKSON DE SOUZA

HENRIQUE PEREIRA DE FREITAS JÚNIOR

APARELHOS DE TELEFONIA MÓVEL E SEUS COMPONENTES NA LOGÍSTICA REVERSA

Artigo aprovado como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Logística, pelo IBGM – Instituto Brasileiro de Gestão & Marketing, por uma comissão examinadora formada pelos seguintes professores:

                  

______________________________________________________________

Prof.º Esp. Diogo Leonel Alves de Sá

Professor(a) Orientador(a)

______________________________________________________________

Prof.ª Esp. Ana Claúdia Souza Lins

Professor(a) Examinador(a)

______________________________________________________________

Prof.º Esp. Roberto Meira de Vasconcellos

Professor(a) Examinador(a) 

Recife, ___/___/____

NOTA:_______________          

[pic 5]

Dedicamos esse trabalho a nossos pais.

AGRADECIMENTOS[pic 6]

Agradeço à Deus pela oportunidade de concluirmos nosso objetivo, mesmo com inúmeras dificuldades, Ele nos mostra que com Ele podemos tudo, e sem Ele não somos nada!

Ao nosso orientador, Professor Diego Leonel, por estar sempre disponível para nos aconselhar, e dedicar o pouco tempo que lhe restava, devido ao seu cotidiano e vida pessoal, com a intenção de nos mostrar o melhor caminho, com técnica e muita paciência.

Aos professores, familiares e amigos, que sempre nos apoiaram nessa caminha, em especial a professora Ana Claúdia, que com sua frase de enorme proporção na turma “Vocês pode, vão fazer e fazer bem feito!”, nos mostrou o quanto somos capazes, e que o longe é logo ali, basta querer.


APARELHOS DE TELEFONIA MÓVEL E [pic 7]

SEUS COMPONENTES NA LOGÍSTICA REVERSA

Eduardo Napoleão de Lima, Aluno, IBGM

Erikson de Souza, Aluno, IBGM

Henrique Pereira de Freitas Júnior, Aluno, IBGM

Orientador Prof. Diogo Leonel Alves, Professor, IBGM

Instituto Brasileiro de Gestão e Marketing

napoedulima@hotmail.com

Resumo:

O presente trabalho tem como objetivo identificar o cenário referente a logística reversa, mais especificamente em relação ao descarte de aparelhos de celulares. Devido ao avanço contínuo do desenvolvimento tecnológico, e o crescente consumismo, aumentou-se a quantidade de aparelhos celulares e a constante troca por modelos mais novos e avançados, gerando com isso resíduos e celulares obsoletos a serem descartados ou apenas guardados de forma incorreta. A logística reversa pode contribuir tanto em aspectos ambientais quanto econômicos. O método utilizado foi uma pesquisa bibliográfica, com coleta de dados e estudo realizado sobre outros trabalhos sobre o mercado de telefonia celular. Ficou observado que a questão que envolve o descarte correto está minimamente representada em relação a produção ao número considerável de aparelhos celulares vendidos, apesar da existência de uma lei que trata do assunto.

Palavras-chave: Logística Reversa, Telemóveis, Descarte, Impactos Ambientais.

1  INTRODUÇÃO 

Na atualidade, os avanços da tecnologia, tem proporcionado às pessoas, um grande progresso em diversos setores da sociedade, entre eles, um dos principais é a evolução dos meios de comunicação, que tanto se modernizaram, quanto tornaram-se mais acessíveis à população, passando de um item supérfluo para indispensável.

Nas últimas décadas, houve um aumento significante nos usuários de telefonia móvel, isso interferiu tanto nos meios de comunicação, quanto no comportamento social. Por outro lado, este avanço tecnológico resultou, num aumento de lixo eletrônico, que antes não existia. Como placas, monitores, fios, baterias, e esta constante nova gerou uma grande quantidade de descarte, ao qual a cidade não estava preparada para comportar.

Os produtos eletrônicos, geram descartes que trazem não apenas o entulho corriqueiro dos centros urbanos, já que na sua composição, também fazem parte o metal, vidro e plástico, mas principalmente, esses descartes, causam problemas ambientais, pois na sua fabricação, são utilizados metais pesados, como chumbo, mercúrio, arsênio, berílio, e estes podem causar problemas, tanto ao sistema nervoso, quanto afetar fígado, ossos, rins.

Por este motivo, os aparelhos celulares que eram descartados sem nenhum tratamento específico, tornaram-se um problema tecnológico, social e ambiental incalculável. Após uma análise do problema, os gestores visaram um planejamento ao qual houvesse uma forma de amenizar ou resolver esse problema constante e emergente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.2 Kb)   pdf (203.9 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com