TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DAS CORRENTES ÉTICAS NA PRÁTICA DA SUPERVISÃO PEDAGÓGIACA

Por:   •  13/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.657 Palavras (11 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE DE CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO E PSICOLOGIA

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

Disciplina: Ética e Supervisão Educacional

Regime: Pós Laboral

Docente: Doutora Atália Mondlane

Estudante: Silva Joaquim Houana

APLICAÇÃO DAS CORRENTES ÉTICAS NA PRÁTICA DA SUPERVISÃO PEDAGÓGIACA

Resumo

Os princípios éticos predominam em cada vez mais o relacionamento entre indivíduos, seja na vida social em diferentes lugares, como no ramo educativo, Neste contexto, o supervisor educacional como realizador das mediações entre as exigências das políticas públicas e as práticas pedagógicas dos professores, torna um desafio enfocar a ética nos espaços escolares e incorporá-la no processo de ensino-aprendizagem que se realiza em cada uma das áreas do conhecimento. Pode-se inferir que no trabalho do supervisor predomina a concepção de ética como respeito ao colega, isto indica que prevalece o uso de concepções e metodologias centradas na ética contextual. Portanto se acredita que a ética pode ser mais bem explorada e trabalhada no âmbito escolar.

Palavras-Chave: Ética. Correntes éticas. Modelos da supervisão escolar. Supervisão Escolar.

  1. Introdução

O presente artigo, insere-se no âmbito de estudo da disciplina de Ética e Supervisão Educacional leccionada no curso de Administração e Gestão da Educação na Universidade Pedagógico. A realização deste trabalho é de estrema importância para a minha aprendizagem, pois é uma oportunidade para escrever e opinar sobre as correntes éticas na prática da supervisão educacional numa perspectiva académica crítica. No trabalho do supervisor, destaca a necessidade de se trabalhar as questões éticas aos demais conteúdos do currículo escolar, e isso exige preparação profissional dos professores para o exercício de um trabalho colectivo em que o ensino deve ser centrado no estudante. Esta concepção de educação pressupõe princípios construtivistas em que o estudante é incentivado a reconstruir os conhecimentos trabalhados pela escola. Assim sendo, a educação introduziu no cotidiano escolar, termos como competências, habilidades, valores éticos, sociais, culturais.

Nesta perspectiva, compete ao supervisor educacional realizar as mediações, acompanhar o processo ensino-aprendizagem, coordenar a elaboração do currículo, interpretar os parâmetros legais, promover a integração de estudos e práticas. O trabalho da supervisão apoia se nas diversas correntes éticas para explicar as formas pela qual a supervisão pode ser desempenhada nos parâmetros éticos. É nesta perspectiva que surge este trabalho que cujo objectivo, ira analisar e desenvolver os seguintes temas:

  • Formas sobre a prática da supervisão na área ética, aplicado ao contexto Moçambicano,
  • Ética profissional sobre supervisão escolar para a melhoria da prática educativa do professor e por fim,
  • As teorias ou correntes éticas da prática da supervisão.

Quanto a estrutura, o trabalho divide se em três capítulos, onde o primeiro apresenta os factos introdutórios, objectivos e metodologia. O segundo apresenta a fundamentação teórica, resultantes da pesquisa bibliográfica. O terceiro capítulo, que constitui o último, apresenta a conclusão e as referências bibliográficas

Este estudo irá apresentar de forma descritiva e analítica as bases teóricas obtidas de diversas obras publicadas de forma impressa e electrónica que abordam sobre as correntes éticas na prática da supervisão pedagógica. Gil (1999:26), afirma que método é o caminho para se chegar a determinado fim. Conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adoptados para se atingir o conhecimento.

2. Revisão da literatura

Como esta referenciado na introdução, o trabalho ira desenvolver três subtítulo e para uma melhor percepção, é importante, primeiro que se defina os conceitos de ética e Supervisão pedagógica.

A MINED (2003:15). Define a Supervisão Pedagógica como sendo uma actuação de monitorização sistemática da prática pedagógica, sobretudo, através de procedimentos de reflexão e de experimentação.

De acordo com NERICE (1990:28), a Supervisão Pedagógica é o serviço de assessoramento de todas as actividades que tenham influência no processo de ensino e aprendizagem, visando o seu melhor planeamento, coordenação e execução; para que mais eficientemente sejam atendidas as necessidades e aspirações do educando e da comunidade, bem como mais plenamente sejam efectivos os objectivos gerais da educação e os objectivos da Escola.

Na perspectiva das definições da MINED e NERICE, entende-se que a supervisão está directamente ligada ao acompanhamento das actividades que norteiam o processo de ensino-aprendizagem e o principal foco das actividades de supervisão pedagógica é o professor e a sua acção educativa.

A supervisão pedagógica é um processo prático, com fundamento teórico, de acompanhamento de outrem ou do sujeito a si próprio, com o propósito de análise e avaliação do processo de ensino e aprendizagem em contexto real de educação. A visão do Nerice vem suportar a necessidade do estabelecimento de uma supervisão que aprofunda a situação real dos professores respondendo todos os seus desafios.

De acordo com LAISSONE et al., (2017:6), a ética pode ser definida como a teoria acerca do comportamento moral dos homens em sociedade, ou seja, ela trata dos fundamentos e da natureza das nossas atitudes, e se manifesta efectivamente na conduta do homem livre. Por isso, o mundo do ethos é composto por dois lados: a colectividade (intersubjectividade) e a subjectividade (individualidade). Existem condicionantes internos (carácter) e externos (costumes) que determinam a conduta do indivíduo. Portanto, o que se está a dizer é que a prática do bem e da justiça envolve o respeito às leis da pólis (heteronomia) e a intenção individual de cada sujeito em fazer o bem (autonomia).

Indistintamente, ética "é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade" (ENGELHARDT, 1998:72). Desta forma é concebida como uma ciência, e como tal, tem objecto próprio, leis próprias e métodos próprios. Assim, o objecto da ética é a moral que se torna reconhecida como um dos aspectos do comportamento humano. A expressão deriva da palavra romana mores, que assume o sentido de costumes, ou seja conjunto de normas adquiridas pelo hábito reiterado de sua prática.

 2.1        Formas ou modelos sobre a prática da supervisão na área ética aplicaveis no contexto Moçambicano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (178.6 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com