TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE MARKETING NAS MICRO EMPRESAS DE SANTARÉM - PA

Por:   •  15/10/2020  •  Artigo  •  7.578 Palavras (31 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 31

APLICAÇÃO DAS FERRANTAS DE MARKETING NAS MICROEMPRESAS DE SANTARÉM-PA.

MOITA, Izabelle da Silva[1]

MOTA, William Santos da[2]

     OLIVEIRA,Adriana³

RESUMO

Este estudo objetivou identificar e analisar a aplicação das ferramentas de marketing utilizadas pelas microempresas de Santarém-PA, visando saber como as mesmas podem melhor explorar as ferramentas do marketing nas atividades rotineiras, para à personalização e fidelização dos clientes. O levantamento, realizado no ano 2016, tem caráter descritivo. Foram entrevistadas 30 Microempresas. Os resultados da pesquisa apontam para descobertas do tipo: a maioria dos empresários tem uma ideia equivocada do que seja atendimento diferenciado, quando afirma que não o praticam por não “discriminarem” seus clientes ou acreditam que apenas oferecer brindes ou descontos de preços seja uma estratégia de diferenciação. De modo geral, as estratégias de Marketing constituem uma discussão bastante embrionária em empresas destes portes. Ao analisar como as microempresas de Santarém –PA trabalham o marketing e os itens do composto mercadológico: Produto, Praça, Preço e Promoção, para diagnosticar a realidade do cotidiano das mesmas, onde concluiu-se que as microempresas de Santarém-PA desconhecem a importância e o conceito do marketing e o valor de suas ferramentas para a sobrevivência e crescimento no mercado. Para trabalha-lo não são necessários gastos exorbitantes e sim, planejamento, sendo aconselhável destinar 5% do faturamento para investimentos na área.

Palavras-chave: Pesquisa. Microempresas. Aplicação Marketing. Santarém.

1 INTRODUÇÃO

Atualmente, o mercado é altamente competitivo e os clientes são cada vez mais exigentes, desta forma, o marketing pode desempenhar um importante papel, contribuindo às empresas que possuem escassez de recursos, representando um importante papel.

A importância das Micro e Pequenas Empresas – MPE’s como agentes econômicos formais é incontestável. Segundo OLIVEIRA e OLIVEIRA (2006), as microempresas tiveram uma significativa expansão de 46,5%, enquanto as empresas de médio e grande porte, de apenas 10,6%. De acordo com os autores, ao término desta pesquisa realizada pelo SEBRAE/Nacional, em 2001, as microempresas representavam 99,2% das empresas brasileiras em operação. Além de serem maioria absoluta, as micro e pequenas empresas empregam mais. A pesquisa mostra que as microempresas foram responsáveis por 83,9% dos novos postos de trabalho disponibilizados, considerando todos os setores. Apesar de sua significância, as micro e pequenas empresas apresentam um alto índice de mortalidade, ocasionado muitas vezes, pela ausência de cuidados básicos na administração. Um exemplo é a falta de planejamento inicial, que acarreta diversas dificuldades, como o desconhecimento do público alvo e a escolha do ponto errado.

Para que dificuldades como essas sejam evitadas é ideal que se faça, desde o início, ainda na etapa do planejamento do negócio, um bom planejamento de marketing. Para que todas as áreas de uma empresa tenham um correto direcionamento é de suma importância que o marketing esteja inserido no cotidiano das empresas. Segundo KOTLER (2006) “[...] finanças, operações, contabilidade e outras funções de negócios não terão sentido se não houver uma demanda para produtos e serviços suficiente para que a empresa obtenha lucro”.

De acordo com MAXIMIANO (2006), para que as organizações consigam atingir seus objetivos primários, satisfazer os desejos do seu público-alvo, é necessário estar bem administrada. É a administração e suas funções organizacionais que proporciona às organizações as condições para a utilização correta de seus recursos e aumenta a probabilidade de se atingir seus objetivos. As funções organizacionais, por sua vez, são partes componentes da complexa estrutura organizacional, nas quais são responsáveis pelos processos e atividades que acontecem dentro do seu ambiente. Para FURLAN (1997), as funções organizacionais são componentes de processos que ocorrem dentro de uma empresas, e seu intuito é o de gerenciar os recursos empregados na realização do negócio. Atualmente, o mercado é altamente competitivo e os clientes são cada vez mais exigentes. Com um grande número de empresas disponíveis, os consumidores optam pela que melhor satisfaça seus desejos e necessidades. Entretanto, as empresa de pequeno porte têm menor gama de recursos e, consequentemente, maior dificuldade em satisfazer seus clientes, tendo assim que prover de cuidados para continuar no mercado sem que haja disparidade em relação às grandes organizações. Em função deste fator, o Marketing pode desempenhar um importante papel, contribuindo àquelas empresas quem possuem escassez de recursos financeiros, representando um valioso instrumento para otimização dos resultados.

Diante da importância de saber como as microempresas de Santarém-PA trabalham o marketing e frente à dificuldade devido à escassez de estudos acerca do tema, fez-se uma pesquisa a fim de analisar a maneira de como a micro e pequenas empresas de Santarém-PA entendem o marketing em suas ações. Antes da elaboração do roteiro de entrevista, foram listadas as questões a serem investigadas, são elas :

1: Identificar a pessoa e a empresa entrevistada;

2: Definir micro e pequenas empresas, tomando como critério o faturamento anual da empresa e a quantidade de funcionários;

3: Como são trabalhados os itens do composto de marketing, os 4P’s, cada um em separado:

- Qual o diferencial da empresa;

- Qual o diferencial do produto/serviço oferecido;

- Como é a politica de preços;

- Como seus produtos/serviços chegam aos consumidores;

- Como são feitas as decisões de promoção;

- Quem são seus clientes;

- Qual é seu posicionamento frente ao mercado;

- Se e quanto do faturamento é investido em comunicação ou marketing;

O questionário utilizado na coleta de dados foi adaptado a partir das referencias do trabalho de Luiz Donas disponível em FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS – FATECS CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO: PUBLICIDADE E PROPAGANDA Brasília/DF, junho de 2009.

1  A ADMISTRAÇÃO DE MARKETING, SUA PRÁTICA NAS MPE’S E AS FERRAMENTAS DO SEU MIX

A empresa deve definir uma estratégia para atingir os objetivos de forma mais eficiente considerando posicionamento central e de preço, proposta total de valor, distribuição e estratégia de comunicação que, segundo KOTLER (1999, p.215) devem responder ao cliente, as perguntas: “O que você tem a me oferecer? Por que eu deveria compra com você?”.

O marketing mais do que outra função do negócio lida com os clientes e, para KOTLER (1999, p.3):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (51.9 Kb)   pdf (249.5 Kb)   docx (33.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com