TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NAS PEQUENAS E MICRO EMPRESAS

Por:   •  7/4/2016  •  Artigo  •  6.218 Palavras (25 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 25

A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NAS PEQUENAS E MICRO EMPRESAS

Renan Pires Bezerra [1]

Flávio Antônio Ribeiro[2]

RESUMO

Este artigo refere-se à utilização do fluxo de caixa como notável instrumento de auxílio ao controle de entradas e saídas de recursos financeiros bem como a gestão financeira das empresas. Sua função é esclarecer as técnicas administrativas de monitoramento, avaliação e supervisão que as micro e pequenas empresas adotam como ferramenta estratégica de controle gerencial para tomada de decisão. Assim sendo, utilizou-se a revisão bibliográfica a respeito do tema apresentado, destacando então, a necessidade de uma eficaz administração financeira e uma visão sistemática acerca das razões econômico-financeiras da empresa. Nos dias de hoje, o não adequado planejamento financeiro por parte das micro e pequenas empresas, levam as mesmas a terem dificuldades para se manterem no mercado. Ademais, com base em outros estudos do SEBRAE, a falta de uma firme gestão de fluxo de caixa leva a falência do negócio, muitas vezes logo nos primeiros anos de existência. Nesse sentido, o fluxo de caixa torna-se uma interessante ferramenta que viabiliza o planejamento dos recursos financeiros e também serve como base para as decisões de curto e longo prazo.

Palavras-chave: Fluxo de Caixa. Gestão Financeira. Microempresas. Empresas de Pequeno Porte. Tomada de Decisões.

  1. INTRODUÇÃO

  1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

No mercado, em geral, observa-se um crescimento representativo das empresas de pequeno porte no país, beneficiadas pelos incentivos promovidos pelos programas de governo, através de incentivos fiscais e outros incentivos de ordem social e econômica, considerando que estas empresas são responsáveis por uma gama relevante de empregabilidade à população economicamente ativa. Consequentemente, movimenta a economia e gera retorno através da arrecadação de mais impostos ao erário público.

Por outro lado, o pequeno empreendedor normalmente quando constitui sua empresa, dispõe de pouco recurso financeiro, além de uma estrutura enxuta e indisponibilidade de sistemas, pessoal e ferramentas adequadas para gerir seu negócio. Muitas vezes enfrenta problemas de saúde financeira, que afetam sua continuidade operacional, considerando estatísticas e levantamentos divulgados por órgãos e entidades competentes.

Segundo Silva (2012, prefácio), “as empresas vêm buscando ferramentas adequadas para projetar e implementar uma estratégia vencedora, em atendimento à exigência de um mercado cada vez mais competitivo, mutável e globalizado. A administração do caixa faz parte dessa estratégia, pois ela se faz presente em todas as organizações, tanto nas empresas com dificuldades financeiras, quanto nas empresas bem capitalizadas”.

Ainda Silva (2012, p. 29) descreve que o fluxo de caixa “é o principal instrumento da gestão financeira que planeja, controla e analisa as receitas, as despesas e os investimentos, considerando determinado período projetado”.

Também podemos denotar que o caixa é uma representação gráfica e sucessiva de ingressos e desembolsos de capital, o que proporciona a execução de um eficaz plano de programações financeiras e operacionais, disposta para certo período cronológico.

A importância do fluxo de caixa é descrita por diversos autores. Dentre eles, Frezatti (1997, p. 27), aborda que a “geração de caixa é algo fundamental na organização, em seu estágio inicial, em seu desenvolvimento e mesmo no momento de sua extinção. Toda a teoria de finanças leva em conta isto. Afinal, as decisões empresariais buscam, de alguma forma, demonstrar a geração de caixa que possa trazer, seja um projeto de investimento isolado, tendo seu mérito avaliado, ou um caso de fusões e aquisições”. Já para GITMAN (2010, p. 95) “Os fluxos de caixa, tidos como o sangue que corre pelas veias da empresa, são o foco principal do gestor financeiro, seja na gestão das finanças rotineiras, seja no planejamento e tomada de decisões.”

Assim, para o melhor controle financeiro, o fluxo de caixa é uma ferramenta vital, pois segundo Araújo (2012, p. 11) “uma adequada administração dos fluxos de caixa pressupõe a obtenção de resultados positivos para a empresa. A capacidade de geração de recursos de caixa promove, entre outros benefícios, a menor necessidade de financiamento dos investimentos em giro, reduzindo seus custos financeiros”.

O mercado se tornou mais exigente, não dando espaço a aquelas empresas que não buscam um constante aperfeiçoamento do seu negócio, equilíbrio financeiro e controle na qualidade empregada em seus produtos.

  1. SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA

Nesse sentido, a utilização do fluxo de caixa, objeto do artigo, possibilita para as empresas, uma administração financeira mais precisa, maior domínio e manutenção de processos e contribui fortemente para a tomada de decisão dos gestores. Portanto, a situação problemática que esse trabalho procura focar se apresenta na seguinte questão: considerando os estudos e pesquisas analisados neste trabalho, a utilização do fluxo de caixa de forma sistemática e adequada pelas empresas, em especial a MPEs (Micro e Pequena Empresas), pode melhorar a sobrevivência das empresas, considerando a importância das mesmas no cenário econômico nacional?

  1. OBJETIVO GERAL

Por conseguinte, focando a situação problemática, o objetivo geral dessa pesquisa é demonstrar a relevância que o fluxo de caixa tem na melhoria de gestão financeira nas micro e pequenas empresas, propiciando sua utilização no monitoramento, avaliação e controle gerencial para tomada de decisão e maior eficácia da administração financeira destas empresas. Considera-se as obras literárias e os estudos analisados na pesquisa bibliográfica, quanto às taxas de sobrevivência das MPEs (Micro e Pequena Empresas) e motivos que levam as empresas a fecharem, bem como algumas pesquisas realizadas, através de artigos analisados, junto aos empreendedores e micro empresários quanto a utilização do fluxo de caixa como instrumento na eficiência e eficácia da gestão financeira de seus negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.1 Kb)   pdf (425 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com