TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE QUALIDADE

Por:   •  10/12/2019  •  Artigo  •  3.415 Palavras (14 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 14

Aplicação de Ferramentas da Qualidade em uma Empresa Têxtil

 

 

 Gabriela Valter Santin

Paloma Polo Paganhin

Vanessa Serafini

Victor Romão Soares

 

Resumo:

O presente artigo relata como foi implementado ferramentas de controle e estatísticas da qualidade em uma atividade empresarial no setor de corte da empresa GG Uniformes, em que foi possível coletar informações quantitativas e qualitativas dessa atividade, podendo analisar de forma mais precisa os principais contratempos nas etapas desse setor.        

Palavras chave: QUALIDADE, FERRAMENTAS, CONTROLE

 

 

Application of Quality Tools in a Textile Company

This article reports on how control tools and quality statistics were implemented in a business activity in the cutting sector of the company GG Uniformes, in which it was possible to collect quantitative and qualitative information of this activity and to analyze more precisely the main setbacks in the stages of this sector.

Keywords: QUALITY, TOOLS, CONTROL

 

1. INTRODUÇÃO

A utilização de ferramentas da qualidade no cenário Industrial e Mercantil atual se torna indispensável, visto que o nível de competitividade entre as empresas e a exigência dos clientes aumentaram exponencialmente nos últimos anos, a utilização dessas ferramentas possibilitam otimizar e aperfeiçoar qualquer tipo de processo se utilizadas corretamente.

“A busca constante em atender e suprir as necessidades dos clientes faz com que as empresas tenham que encontrar alternativas em seus processos produtivos com objetivos claros de melhoria contínua e por consequência de redução de custos”  (MELLO; ARAUJO; CUNHA, 2019).

Junto com o crescimento da competitividade e exigência dos clientes, os estudos sobre ferramentas da qualidade também se ampliaram. De acordo com o autor Miguel (2012) se dividiram em dois campos: Ferramentas Estatísticas da Qualidade e Ferramentas de Controle da Qualidade. A primeira busca aplicar metodologias matemáticas para buscar possíveis invariáveis e fazer o controle do processo de produção, enquanto a segunda a complementa, pois esta visa mensurar, definir, analisar e propor soluções aos problemas encontrados.

Sabendo disso, o presente trabalho tratará sobre a aplicação de ferramentas da qualidade, tanto estatísticas quanto de controle, no setor de corte da empresa têxtil GG Uniformes, buscando assim, reduzir o número de falhas na operação.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

        Para que a análise de qualidade seja elaborada com êxito, é necessário utilizar ferramentas que deem suporte a esta construção. As ferramentas utilizadas no presente estudo são abordadas a seguir (2.1 Gráfico de Pareto; 2.2 Histograma; 2.3 FMEA).

2.1 Gráfico de Pareto

        O gráfico de Pareto é um gráfico de barras que demonstra a variedade de causas por ordem de relevância (VIEIRA, p.19). Também conhecido como 80/20, onde remete-se que 80% dos problemas são ocasionados por 20% das causas. Esse método  facilita que o analista do projeto possa iniciar a correção através da sequência de prioridades.

        Para o construção desta ferramenta é necessário, primeiramente,  a escolha do tipo de defeito que deseja-se analisar, para então determinar um tempo hábil na coleta de dados. Com o auxílio de uma folha de verificação é levantado os dados, que são selecionados em categorias e feito sua contagem por ordem decrescente. Desta forma, calcula-se a frequência relativa (percentual destas frequências), frequências acumuladas (soma da frequência mais a frequência anterior) e a frequência acumulada relativa (percentual da frequência acumulada).

        O desenho deste gráfico é dado por um eixo horizontal, onde ficam as categorias, e um eixo vertical, em que do lado esquerdo ficam as frequências e do lado direito o guia das porcentagens da frequência relativa acumulada, que servirá de base para desenvolver a linha de crescimento de cada causa.

2.2 Histograma

        “O histograma é uma ferramenta que fornece o quão frequente um determinado valor ou uma classe de valores ocorre em um grupo de dados. (Miguel, p.141) ”. Criado por um gráfico de barras, essa ferramenta mostra a distribuição dos dados, analisando sua centralidade e estudando a dispersão do processo.

        A montagem deste método é realizada pela coleta de dados, que são ordenados sequencialmente dentro da sua amplitude. Realiza-se  então a contagem dos elementos, que iriam comportam cada uma das classes, definidas por intervalos diferentes de mesmo tamanho.  Assim, se desenvolve um diagrama de barra considerando as frequências de cada categoria.

2.3 FMEA

        Dita como a análise do método e efeito da falha, vinda do inglês failure mode effects analysis, essa ferramenta proporciona a análise de “falhas que já aconteceram ou que ainda podem acontecer para eliminar, ou pelo menos reduzir, sua ocorrência” (Lélis, p. 117). Desta forma, para um único modo de falha pode-se encontrar diversos efeitos, tanto sobre o produto como do processo.

        Essa ferramenta é desenvolvida por um formulário que considera os fatores do item, componentes, função, falhas possíveis, controle atual e os índices de ocorrência (probabilidade de acontecer a falha), gravidade (efeito que a falha  tem sobre a insatisfação do cliente), detecção (chance de detectar ou não a falha) e risco, que é a multiplicação dos índices de ocorrência, gravidade e detecção.

3. METODOLOGIA          

A empresa na qual o estudo foi redigido é uma companhia têxtil do meio oeste catarinense. Sendo referência em uniformes profissionais e atendendo o mercado nacional, a empresa abrange setores industriais, comerciais, hospitalares, universidades e até construtoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (413.3 Kb)   docx (756.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com