TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICAÇÃO DO CICLO PDCA NA EMPRESA MAGNUM CONFECÇÕES

Por:   •  22/8/2018  •  Artigo  •  4.334 Palavras (18 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 18

EDUCACIONAL DA MATA SUL – AEMASUL

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DOS PALMARES – FACIP

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

APLICAÇÃO DO CICLO PDCA NA EMPRESA MAGNUM CONFECÇÕES

Edilson Santos da Silva[1]

Magno Marques Silva[2]

Diego Romero Moreira Lopes[3]

RESUMO: A Micro Empresa Magnum Confecções é uma empresa de comércio varejista, que necessita melhorias em seus processos organizacionais. Diante desse quadro é sugerido a aplicação do Ciclo PDCA, ferramenta da qualidade que consiste numa execução de quatro etapas em um ciclo continuo. Assim objetivado o melhoramento da pequena organização e para a efetivação desse melhoramento foram feitas pesquisas na internet para o conhecimento da ferramenta além de expor pensamento de autores a cerca da ferramenta. Como a proposta é uma sugestão de aplicação para o melhoramento, está pesquisa está apenas no campo das ideias sendo assim não tento um resultado a si mostrar.

Palavras-chave: Gestão, Melhoramento, sugestão.

ABSTRACT: The Micro Company Magnum Confecções is a retail trade company that needs improvements in its organizational processes. In view of this, it is suggested to apply the PDCA Cycle, a quality tool that consists of a four-step execution in a continuous cycle. Thus aimed at improving the small organization and to make this improvement effective, Internet research was done for the knowledge of the tool, besides exposing the authors' thinking about the tool. Since the proposal is a suggestion of application for improvement, this research is only in the field of ideas and thus I do not try a result to show.

Keywords: Management, Improvement, suggestion.

INTRODUÇÃO

O presente artigo acadêmico apresenta a aplicação do Ciclo PDCA numa Micro e Pequena Empresa de Varejo a Magnum Confecções. Através deste trabalho de intervenção é objetivado o melhoramento nos processo administrativos através da sugestão desta ferramenta da qualidade.

Será demonstrado todo o conceito sobre o Ciclo PDCA através da teoria e explicação dos desenvolvedores da ferramenta e sua forma de aplicação nas organizações e em seguida a sugestão de aplicação sobre a realidade da empresa escolhida. É também mostrado um breve histórico sobre a empresa, onde ela atua, data de inauguração, como surgiu e produtos vendidos.

1. A MAGNUM CONFECCÇÕES

1.1. HISTÓRICO

A empresa Magnum Confecções iniciou suas atividades em 1° de julho de 2008. Fundada por Geraldina Marques da Conceição, é uma empresa que atua no comércio varejista revendendo produtos como vestuário do público infantil a adulto, produtos de decoração como arranjos de flores e cortinas, produtos para cama, mesa e banho além de vender produtos de perfumaria e cosméticos.

1.2. ATIVIDADES

Atualmente a empresa atua na cidade de Campestre/AL onde atende consumidores de cidades vizinhas e de engenhos próximos. A Magnum Confecções teve iniciou após anos de atividade informal em meio a feiras livres na própria cidade em que hoje atua e em feiras na cidade de Xexéu/PE e neste período de informalidade só havia uma atividade exercida a revenda de vestuário, mas após crescimentos ano após ano foram sendo acrescentadas mais atividades e assim nos dias de hoje a empresa possui como atividade principal a revenda de vestuário que consiste em calças masculinas e femininas, camisas masculinas, blusas femininas além de peças intimas para ambos os gêneros e acessórios esses produtos de infantil a adulto.

Como atividades secundárias são: comércio varejista em armarinho que são fantasias de carnavais, comércio varejista em cama mesa e banho.

1.3. PÚBLICO ALVO

        A empresa Magnum Confecções tinha em seu iniciou o público alvo de mulheres e crianças, hoje se estende a homens também da cidade, cidades vizinhas e engenhos próximos das classes de menor poder aquisitivo a classe de nível médio da localidade. São pessoas que procuram produtos com preços acessíveis e pessoas que procuram produtos de melhor qualidade.

1.4. FORMAS DE COMPRA

        As formas de pagamento dos produtos hoje se dão de 3 maneiras: pagamentos à vista em dinheiro ou débito, cartão de crédito das bandeiras Mastercard, Visa, Maestro e Elo além de mais uma é o pagamento a prazo (o fiado) em que o cliente adquiri o produto e após 30 dias vem ao estabelecimento efetivar o pagamento tudo registrado em um caderno, pois a empresa não possui um cadastro de clientes em sistema de informação.

2. CICLO PDCA

Marshall Junior et al. apud Souza e Demétrio (2012, p. 2) descreve o método PDCA da seguinte forma: “o ciclo PDCA é um método gerencial para a promoção da melhoria contínua e reflete, em suas quatro fases, a base da filosofia do melhoramento contínuo”.

O Ciclo PDCA é uma ferramenta da qualidade usada na Gestão da Qualidade e de Processos. Tendo o foco na missão da resolução de problemas que por ventura venham a surgirem na organização empresarial, manter sempre a eficiência e eficácia e com o objetivo de oferecer um melhor produto ou serviço de qualidade ao clientes. Ela não só tem o intuito de manter a empresa competitiva no mercado, bem como manter a eficiência de melhorias continuasque estão sendo oferecidas buscando a satisfação dos clientes e fidelização, pois eles são o eixo principal da organização.

        É uma palavra de origem inglesa resumida em quatro siglas Plan – Do – Check – Action. Plan significa fazer, Do significa fazer,Check significa checar e Action agir.

O que é planejar? Como fazer (Plan): Para Rodrigues, apud OLIVEIRA (2002), a conceituação da função planejamento nas empresas não é tarefa das mais fáceis, muito em função de sua amplitude e abrangência.Para Chiavenato (2004, p. 152) “O planejamento é a primeira das funções administrativas e é a que determina antecipadamente quais são os objetivos a serem atingidos e como alcançá-los.” Planejar é um projeto principio, ou seja, onde começa tudo, pe a etapa em que analisam - se e identificam – se os problemas que existem na organização e precisam ser resolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (416.6 Kb)   docx (204.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com