TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM NUVEM E REDES SOCIAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Por:   •  16/9/2019  •  Resenha  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 5

WALTER PINTO DE OLIVEIRA

APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM NUVEM E REDES SOCIAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO

LAVRAS – MG

2018

Introdução

A educação vem passando por fortes mudanças, principalmente, nas questões sobre informação e comunicação, a busca pelo conhecimento não ocorre mais apenas por meio de livros ou em salas de aula. Os estudantes conseguem buscar informações e conhecimento através da Internet.  Diante deste cenário, Rego (1996, p. 41) explana as ideias de Vygotsky, quando este reflete que “as características tipicamente humanas resultam da interação dialética do homem e seu meio sociocultural”.

O estudante busca transformar o seu meio para suprir suas necessidades, e tais mudanças fazem parte da sociedade atual. Nestes cenário a educação tem papel fundamental na formação das pessoas, e esta tem por finalidade formar cidadãos para viver na sociedade atual, onde se deve perceber a necessidade e acompanhar tais mudanças. Onde estudantes se comunicam e aprendem, também, através dos recursos que a Internet proporciona.

Navegar, jogar, manter relacionamentos on-line e, até mesmo, estudar por meio da Internet são atividades que fazem parte do cotidiano. Com a expansão tecnológica se permitiu um desenvolvimento de muitas áreas do conhecimento, e levando a toda a sociedade uma mudança de comportamento e das relações sociais (Scheller, Viali, Lahm, 2012, p. 2).

A internet se transformou em dos mais poderosos meios de comunicação, sendo de alcance global. Cresce de forma rápida e continua atingindo praticamente todos os cantos do planeta. Na educação, o uso da internet representa atualmente o maior potencial de aplicação das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC). A internet pode ser vista como grande repositório de informação, onde é possível encontrar assuntos sobre praticamente todas as áreas do conhecimento. Além disso, a internet dispõe dos mais modernos recursos para a manipulação da informação. Essas características contribuem para que tanto alunos quanto professores concordem que a internet seja um dos meios mais explorados educacionalmente (BENTON, 2001).

Cabe ao professor levar aos seus alunos através da instigação e da curiosidade um nível de problematização para uma melhor qualificação dos processos de ensino e aprendizagem. Por outro lado percebe-se a necessidade do aluno ter o domínio do uso de tai tecnologias para integrá-las as suas atividades diárias, despertando o interesse pelo aprender, com o intuito de torná-lo mais significativo. Tais mudanças não cabem somente ao professor ou da inserção das TDIC’s em sala de aula, necessitam do apoio dos estudantes “curiosos e motivados facilitam enormemente o processo, estimulam as melhores qualidades do professor, tornam-se interlocutores lúcidos e parceiros de caminhada do professor-educador” (Moran, 2000, p. 17).

Entretanto é importante ressaltar o potencial de utilização da internet, pois não só pode como deve ser utilizada no processo de construção de conhecimento e revolucionar as abordagens educacionais tradicionais. Sendo utilizada também para complementar ou subsidiar os processos de transmissão de informação que ainda persistem na grande maioria das escolas.

No livro de HEIDE; STILBORNE (2000) as autoras afirmam que a internet pode ser usada como instrumento de auxílio ao aluno para a pesquisa e no desenvolvimento de projetos, na comunicação, na divulgação de trabalhos, no aprendizado direto através da Educação à Distância (EAD), entre outros.

Este trabalho pretende discutir abordagens pedagógicas por meio das interações de alunos e professores, construir saberes e interferir de forma positiva, através das TDIC’s como potencial para colaboração e construção de diferentes caminhos até o aprendizado. O objetivo é demonstrar que não só TDIC’s levam conhecimento por se só, não sendo garantia para o aprendizado do aluno. Cabe ao professor saber explorar tais potenciais oferecidos e criar situações para o desenvolvimento do alunos. Compreendendo a informação favorecendo a valorização da ideia de que aprender é uma ação social, beneficiada pela troca de informação, interação e experiência entre todos os participantes de processo.

 

Metodologia

Visando alcançar os objetivos propostos, opta-se por processos de investigação de abordagens quantitativa e qualitativa como estratégia de pesquisa. Considerando-se ambas as abordagens como válidas e apropriadas para proporcionar resultados complementares entre si, “podendo o estudo quantitativo gerar questões para serem aprofundadas qualitativamente, e vice-versa” (Minayo e Sanches, 1993).

Como métodos para coleta de dados, pretende-se utilizar análise de documentos, questionário e a observação participante. A análise de documentos, segundo Alves Mazzotti (2002), pode ser combinada com outras técnicas de coleta, visando checar ou complementar os dados obtidos por outros meios. Segundo a autora, “considerasse documento qualquer registro escrito que possa ser usado como fonte de informação” (Mazzotti, 2002).

Cronograma

10/09/2018 - Fim da disciplina de Metodologia da Pesquisa. Data final para a definição do tema do TCC

Mês 09/2018 - Planejamento de experimentos e revisão bibliográfica

Meses 10/2018 e 11/2018 - Realização de experimentos

Meses 12/2018 e 01/2019 - Avaliação de resultados e escrita do artigo.

Mês 02/2019 - Envio do trabalho à banca

02/03/2019 - Defesa do TCC

Referencial Teórico e Referências Bibliográficas

ALCARÁ A.; TOMAÉL M.; CHIARA I Di . Das redes sociais à inovação. Revista Ciência da Informação Brasília, v. 34, n. 2, p. 93-104, maio/ago. 2005. Disponível em: . Acesso em: 30 de agosto de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (232.1 Kb)   docx (162.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com