TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM E REDES SOCIAIS E COMUNICAÇÃO.

Por:   •  24/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  777 Palavras (4 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO CAMPO LIMPO

CURSO HISTÓRIA

DISCPLINAS NORTEADORAS – PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO E TEORIAS DA APRENDIZAGEM E REDES SOCIAIS E COMUNICAÇÃO.

ALESSANDRA APARECIDA ALVES DA SILVA

RA: 1221382917

DESAFIO PROFISSIONAL

 Terapia Assistida por Animais Como Estratégia Para Minimizar os Problemas Comportamentais e de Aprendizagem

 TUTORA: JOECIMARA MIQUELINO ALVES PETRY

SÃO PAULO-SP

2015

INTRODUÇÃO

Neste desafio profissional foi trabalhado o tema Terapia Assistida por Animais, que possibilita trazer uma melhor forma de aprendizagem e de comportamentos de determinados alunos, a Terapia Assistida por Animais tem o objetivo de ensino que utiliza o cão e outros animais como instrumento facilitador em suas respectivas áreas de atuação. Os cães podem atuar como facilitadores, eles ajudam a evitar o bullying, faltas escolares e problemas de comportamentos, além de promover a leitura e o desenvolvimento das habilidades sociais, ensina sobre responsabilidade, reforça a autoestima, e como apoio em casos de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) dislexia.

OBJETIVO DO DESAFIO PROFISSIONAL

Refletir sobre as estratégias pedagógicas para a melhoria da aprendizagem e comportamento dos alunos a partir da Terapia Assistida por Animais.

DESENVOLVIMENTO

O projeto terapia assistida por animais foi implantado em uma sala de aula de crianças com idades entre 8 e 9 anos, que fazem parte do 3ª ano do ensino fundamental, que tendem a ter mau comportamento e falta de entusiasmo pelas atividades escolares. O estudo teve por objetivo auxiliar no aprendizado e comportamento dos alunos, procurando promover uma maior integração entre educadores e familiares das crianças.

A terapia utilizou como estratégia inserir um cão da raça labrador retriever, por ser um cão muito amoroso e divertido. No dia a dia das crianças, atuando como facilitador no ensino e na relação interpessoal dos alunos, aumentando a auto-estima, reforçando a responsabilidade e o entusiasmo pelo estudo e relacionando matérias escolares com a vivência do cão.

         Em conjunto com a escola, relacionamos os familiares nas atividades, para uma melhor interação familiar e profissional.

DESCRIÇÃO DA TURMA

Escola Particular Viver e Aprender

Ano: 3° ano

Número de Alunos: 15

Meninas: 06

Meninos: 09

MAPEAMENTO DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS COMPORTAMENTAIS INDIVIDUAIS:

Por ser uma turma de poucos alunos, pode se observar que é uma sala tranqüila, com alunos alfabetizados mais com alguns alunos com dificuldades no aprendizado.

Sendo que são destacados dois alunos com problemas comportamentais e os dois com dificuldade de aprendizagem.

 Aluno 1: Dificuldade de Aprendizagem:

 Mateus Castro – 09 anos

Mora com sua mãe e mais dois irmãos, um de quinze anos e outro de 02 anos, Mateus é um garoto inteligente, e desinibido, mas possui dificuldade no aprendizado, devido a um transtorno diagnosticado como dislexia.

Muitas vezes Mateus, acaba entrando em confusões com outros alunos, por sofrer de dislexia. A terapia assistida por animais para esse aluno contribuiu para melhoras nas capacidades motoras, sensorial e cognitiva auxiliando no ensino aprendizagem.

 Aluno 2: Dificuldade de Aprendizagem:

 Daniel Brito – 09 anos

Mora com seus pais e um irmão de 5 anos  Daniel é um garoto bem destraído , e muito tímido, e possui dificuldade no aprendizado,  também devido a um transtorno diagnosticado como dislexia.

Esse transtorno tem sido a causa de muita depressão para Daniel, pois ele procurava se isolar em todas as aulas. Com a terapia assistida por animais o desempenho de Daniel foi gradativamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (148.9 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com