TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS 2° SEMESTRE - ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

Por:   •  12/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  742 Palavras (3 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 3

2.2.2 Identificação da Estrutura Organizacional da empresa/organização

Definição: “Estrutura organizacional é um meio de que se serve a organização para atingir eficientemente seus objetivos” (CHIAVENATO; IDALBERTO, 2011, p.177). Sendo assim é a ferramenta administrativa utilizada para a análise, gerenciamento e agrupamento das atividades e recursos procurando obter objetivos já estabelecidos.

Baseado na analise da teoria proposta, cada organização tem uma estrutura organizacional de acordo com sua capacidade empresarial. E que a Clinica Infantil do Tatuapé LTDA, fundada no dia 27 de maio de 1988 pelo Sr. Cesar Rosalino, localizada na Praça Coronel Sandoval de Figueiredo n° 48, CEP 03.308-040, no bairro do Tatuapé, Cidade São Paulo, apresenta uma organização formal, caracterizada pela sujeição a leis, normas e procedimentos estabelecidos, presentes em sua criação e em todas as relações da empresa, ou seja, entre seus membros, cargos e departamentos representados pela hierarquia descrita no organograma.

 De acordo com Chiavenato (2011, p. 178), “a característica mais importante da organização formal é o racionalismo”. Sendo assim a empresa, apresenta-se de forma ordenada e lógica, implantando a padronização de acordo com as exigências dos clientes e normas determinada reguladoras dos procedimentos necessários para serviço prestado. Utilizando-se pouco das relações informais entre órgãos da empresa, ou seja, as que não estão descritas no organograma.

Dentre as tradicionais estruturas organizacionais a teoria neoclássica destaca-se três: Organização linear, organização funcional e organização linha-staff.

A organização Linear é a forma mais antiga, onde se tem uma hierarquia de autoridade, estrutura piramidal, onde cada órgão executa atividades especificas e bem definidas, a decisão é exclusiva do chefe do setor, que tem autoridade máxima sobre seu setor de comando e subordinados, e é muito comum adotar-se em empresas pequenas que não há diversidade.

 Segundo chiavenato (2011, p. 178) “organização linear significa que existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e seus subordinados”. Sendo assim, analisando a estrutura organizacional da Clinica Infantil do Tatuapé LTDA, conclui-se que, a estrutura utilizada no momento e a linear. Caracterizada pela supervisão direta e subordinação a direção pode ser observada em todos os setores da organização, evidentes no comportamento, bem como no organograma da empresa.

A estrutura funcional tem um chefe para cada órgão, e autoridade dividida de acordo com o conhecimento e especialização de cada um. De acordo com Chiavenato (2011, p.181) na autoridade funcional “Nenhum superior tem autoridade total sobre os subordinados, mas autoridade parcial e relativa, decorrente da sua especialidade. Nota-se que, ao contrário da estrutura apresentada na clinica, não há centralização na tomada de decisões, que na verdade são tomadas pelos órgãos que possuem maior capacitação e especialidade sobre o assunto em questão.

Diferente também da estrutura Linear Staff, que segundo Chiavenato (2011, p.183) é descrita por alguns autores como “Organização do tipo hierárquico-consultivo”, sendo formada através da união das estruturas linear com a funcional, com o predomínio da linear. E que, portanto apresenta características das duas organizações, onde se apresentam os órgãos com a função de assessorar e aconselhar os executivos, quanto aos serviços, consultoria, planejamento e controle. Pode observar que a estrutura organizacional da clinica é centralizada, apresentando hierarquia e comando, onde a direção toma as decisões finais relativo aos processos dos departamentos, investimentos, compras e clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (109.9 Kb)   docx (745.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com